Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PS5 Pro | Kit de desenvolvimento já estaria nas mãos de estúdios

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Outubro de 2022 às 12h15

Link copiado!

Kerde Severin/Unsplash
Kerde Severin/Unsplash
Tudo sobre Sony

Novos rumores sugerem que desenvolvedores em todo o mundo receberam neste mês os kits de desenvolvimento do suposto PS5 Pro e de uma versão aprimorada do Xbox Series X. Ainda sem detalhes mais específicos, esses consoles são esperados como atualizações de meio de geração, assumindo o mesmo papel do PS4 Pro e Xbox One X para sua época, dando maior longevidade às máquinas.

As informações, publicadas em um fórum dedicada à série GTA, são do leaker Tez2, conhecido por vazamentos geralmente precisos relacionados à Rockstar, e indicam que a maioria dos estúdios de games AAA — os títulos de maior orçamento — já teriam recebido as versões para desenvolvedores dos consoles, ou devem receber esses dispositivos até o início do ano que vem. Perguntado se esta seria uma previsão ou se seriam detalhes concretos, o informante indicou ser o segundo caso ao afirmar ter certeza.

Caso esses modelos atualizados do PS5 e Xbox Series X realmente existam, não seria uma surpresa vermos as produtoras de games recebendo os dispositivos neste momento, mesmo que ainda leve um tempo para que as máquinas cheguem aos consumidores — a expectativa é que isso ocorra em 2024. As equipes precisam de tempo para poder se familiarizar com o hardware, otimizando projetos que já estejam em estágio avançado de desenvolvimento, e preparando novos jogos que consigam extrair o potencial dos aparelhos.

Continua após a publicidade

Segundo fontes do portal Insider Gaming, um dos primeiros a encontrar os relatos de Tez2, o kit do PS5 em específico não seria o do modelo esperado para estrear em 2023. Dito isso, em virtude da alta confidencialidade envolvida, não foi possível confirmar as especificações do aparelho.

Como a Sony espera atingir a marca de 30,5 milhões de unidades do PlayStation 5 padrão produzidas para o ano fiscal de 2023, o site acredita que a variante a chegar ao mercado no ano que vem seja a suposta edição com leitor de disco removível, encontrada em patentes.

TCL já havia sugerido estreia do PS5 Pro

Continua após a publicidade

Vale lembrar que os rumores sobre o suposto PS5 Pro e a versão turbinada do Xbox Series X circulam desde o início do ano, quando a TCL anunciou em um evento fechado para investidores que espera que a "geração 9,5" dos consoles, composta pelo PS5 Pro e novos modelos de Xbox Series, seja anunciada em um período entre 2023 e 2024.

Não foi possível confirmar se a fabricante possuía informações privilegiadas, mas considerando que a marca tem forte presença no mercado de TVs, há grandes chances de que esse seja o caso. Ainda segundo a gigante, esses dispositivos seriam capazes de rodar games em 4K a 60 ou 120 fps, e possibilitariam a exibição de conteúdo em 8K a 60 ou 120 fps, apresentando potência próxima à ainda não anunciada placa de vídeo Radeon RX 7700 XT.

Também não se sabe exatamente quais melhorias o suposto PlayStation 5 Pro e o Xbox Series X aprimorado trariam, mas espera-se que vejamos saltos de desempenho similares aos oferecidos pelo PS4 Pro e Xbox One X, com prováveis uso da nova microarquitetura RDNA 3 da AMD e avanços no processamento de Ray Tracing, um dos pontos fracos dos consoles em relação ao PC.

Continua após a publicidade

Fonte: Insider Gaming