Publicidade

Computex 2024 | Qualcomm recria comercial do Mac para os Snapdragon X

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

Em sua apresentação na abertura da Computex 2024, a Qualcomm divulgou um novo comercial curioso para a família de chips Snapdragon X. A breve propaganda resgata um projeto clássico da Apple do início dos anos 2000, com algumas razões para comprar um Mac. O lançamento do vídeo chega como mais um reforço da empresa em sua promessa de confrontar a Maçã e entregar dispositivos Windows mais potentes e eficientes.

Entre os anos de 2006 e 2009, a Apple veiculou uma série de comerciais em que destacava os motivos pelos quais os usuários deveriam comprar um Mac. Conhecida por "Get a Mac" ("Compre um Mac", em tradução livre), a coletânea colocava lado a lado dois atores que representavam um PC Windows e um computador da Maçã, com estilos bem diferentes. A proposta era deixar claro como as máquinas da gigante eram melhores, mais versáteis e até mais "descoladas".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fazendo referência a essa era, a Qualcomm divulgou na Computex um comercial com o ator Justin Long, que representava o Mac nas propagandas da Apple. No curta, Long é visto mexendo em um MacBook e sendo inundado de notificações, entre mensagens de incompatibilidade, alertas de notícias, problemas de bateria e erros de periféricos.

A câmera mostra então a tela do aparelho, em que o ator pesquisa "Onde posso encontrar um PC equipado com Snapdragon?", afirmando em seguida aos espectadores "O que foi? As coisas mudam". A mensagem foi seguida então do encerramento da conferência, com o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, reforçando que "sim, as coisas mudam".

Além de ser uma "provocação" bem-humorada contra a Apple, o comercial é mais um de uma série de sinais que a dona da linha Snapdragon e a Microsoft têm divulgado para buscar convencer o público que o projeto do Windows On ARM, agora apoiado pelos Snapdragon X Elite e X Plus, terá sucesso após diversas tentativas falhas. É cedo para afirmar que este é mesmo o caso, mas é inegável que há um ânimo visível não apenas entre as duas companhias, como ainda entre as fabricantes de notebooks.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que as propagandas "Get a Mac" foram resgatadas — em 2021, pouco antes do lançamento da 11ª geração Tiger Lake, a Intel convocou Justin Long para a série de comerciais "Go PC", destacando as vantagens do Windows. O material foi uma resposta à Apple, que havia anunciado a troca das CPUs da Intel pela linha Apple Silicon poucos meses antes, veiculando anúncios similares.

Com modelos de marcas como Acer, ASUS, Dell, Lenovo e Samsung, os processadores Snapdragon X chegam às lojas em 18 de junho, prometendo desempenho e eficiência energética superior aos recentes Macs com chip Apple M3. Suas principais vantagens estariam na maior contagem de núcleos da CPU e no desempenho de IA. Ao que tudo indica, a batalha entre PC e Mac deve voltar a ficar acirrada nos próximos anos.