Publicidade

Computex 2024 | Ryzen AI 300 chegam com 50 TOPS de IA e núcleos Zen 5

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Junho de 2024 às 00h00

Link copiado!

Felipe Vidal/Canaltech
Felipe Vidal/Canaltech
Tudo sobre AMD

Após muitos rumores, a AMD finalmente confirmou o lançamento dos novos Ryzen AI 300 nesta segunda-feira (3) na Computex 2024. Os novos processadores são baseados na arquitetura Zen 5 e destinados a equipar notebooks potentes com mais de 100 TOPS de IA, além de uma nova placa de vídeo integrada melhorada com RDNA 3.5.

Mostrando muito foco em inteligência artificial, os novos Ryzen AI 300 chegam em configurações na qual somente a NPU tem 50 TOPS (Trilhões de Operações Por Segundo) por conta da microarquitetura XDNA 2. Combinada com o processamento geral da máquina, os laptops podem superar a barreira dos 100 TOPS e chegam como uma das opções mais fortes disponíveis no mercado, superando os modelos Snapdragon X Elite dos novos Copilot+PCs.

Partindo para especificações gerais, a implementação máxima desses chips fica com o Ryzen AI 9 HX 370, que acompanha até 12 núcleos híbridos e frequência de 5,1 Ghz. Apesar de ter uma contagem de núcleos relativamente pequena em comparação a outros topos de linha, a novidade dos núcleos Zen 5 deve minimizar a questão quantitativa, uma vez que a AMD fala em um salto de performance de 98% em produtividade no Blender contra o Apple M3.

Continua após a publicidade

Isso também reverbera na questão das placas gráficas integradas. Para os Ryzen AI 300, o time vermelho anunciou a microarquitetura RDNA 3.5, que chega com melhorias de até 16 Unidades Computacionais. Em termos de performance, a fabricante afirma que as novas iGPUs conseguem 36% mais desempenho médio em games que o Intel Core Ultra 185H.

Mesmo que seja focada em notebooks potentes, a nova geração dos Ryzen mira também nos modelos mais finos e leves. Esse destaque se dá por conta da eficiência energética proporcionada pela arquitetura Zen 5, que opera com um TDP (Thermal Design Power) máximo de 54 W.

Os primeiros notebooks com processadores AMD Ryzen AI 300 serão lançados a partir de julho em mais de 100 modelos diferentes.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O Canaltech viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.