Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oppenheimer | Ganhador do Oscar finalmente chega ao streaming

Por| Editado por Durval Ramos | 08 de Abril de 2024 às 10h02

Link copiado!

Divulgação/Universal Pictures
Divulgação/Universal Pictures

A espera finalmente acabou. Oppenheimer, título vencedor do Oscar 2024, premiado em sete categorias, incluindo a de Melhor Filme, acaba de chegar ao serviço de streaming. O longa-metragem dirigido por Christopher Nolan (Interestelar), que conta a história do “pai da bomba atômica”, Julius Robert Oppenheimer, desembarcou no Amazon Prime Video neste domingo (7).

Lançado em julho do ano passado, no mesmo dia em que Barbie chegou às telonas — coincidência que deu origem ao fenômeno Barbenheimer, responsável por levar milhares de pessoas para os cinemas para ver os dois filmes —, o título estreou com enorme expectativa, não apenas pela aclamada direção de Nolan e por se tratar da biografia de uma figura tão controversa, mas também pelo elenco de peso da produção.

Continua após a publicidade

Além de Cillian Murphy (Peaky Blinders) no papel-título — atuação que rendeu ao irlandês o Oscar de Melhor Ator —, o filme conta ainda com Emily Blunt (Um Lugar Silencioso) no papel de Kitty, a esposa do personagem, Florence Pugh (Duna 2) como Jean Tatlock, sua amante, Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) como o empresário Lewis Strauss (vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) e Matt Damon (Perdido em Marte) na pele do oficial Leslie Groves.

Oppenheimer mostra a criação da bomba atômica

Baseada na biografia American Prometheus, escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin e vencedora do Prêmio Pulitzer, a produção segue os passos de J. Robert Oppenheimer em seus anos chefiando o Projeto Manhattan — programa de pesquisa dos EUA que produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora volte no tempo para mostrar suas influências políticas, seu crescimento na comunidade acadêmica e científica e seu turbulento romance com Jean Tatlock, o filme se concentra princialmente no processo de criação da bomba atômica e nas consequências (morais e políticas) que ela trouxe para o mundo e para vida do próprio Oppenheimer.

Com trechos em preto e branco que mostram um flashforward da audiência a que o físico foi submetido em 1954, destinada a revogar sua autorização de segurança e prejudicar sua imagem pública, o filme de debruça os estudos e testes que levaram ao desenvolvimento da arma nuclear. Processo ocorrido, principalmente, durante os anos de 1942 e 1945, no Laboratório Nacional de Los Alamos.

Filme foi estrela do Oscar 2024

Além dos já citados prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Cillian Murphy) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Oppenheimer levou ainda outras quatro estatuetas para casa no Oscar 2024: Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Trilha Sonora (Ludwig Göransson), Melhor Fotografia (Hoyte van Hoytema) e Melhor Montagem (Jennifer Lame).

Continua após a publicidade

Indiscutivelmente um dos filmes mais falados do ano passado, ele foi ainda vencedor de seis Globo de Ouro, entrou para a lista dos dez melhores filmes de 2023 do American Film Institute e faturou mais de US$ 960 milhões em bilheteria em todo o mundo.

Para quem ficou curioso, Oppenheimer está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.