Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O céu não é o limite | Elon Musk no Brasil, fotos estranhas de Marte e+

Por| Editado por Rafael Rigues | 21 de Maio de 2022 às 20h00

Link copiado!

Twitter/Fábio Faria/NASA/Joel Kowsky/Pixabay
Twitter/Fábio Faria/NASA/Joel Kowsky/Pixabay

Semana agitada para a exploração espacial, ainda mais após uma visita surpresa de Elon Musk ao Brasil. As notícias são boas: a Boeing finalmente conseguiu acoplar o Starliner à Estação Espacial Internacional e os planos de enviar astronautas a Marte parecem ir muito bem para a NASA. Do outro lado do mundo, a China revelou um pouco de seu robusto programa lunar.

Confira o resumo imperdível das notícias da semana!

Elon Musk no Brasil

Continua após a publicidade

Na manhã de sexta-feira (20), Elon Musk, fundador da SpaceX, visitou o Brasil a convite do ministro das comunicações Fábio Faria. O encontro para discutir a conectividade e proteção da Amazônia com o governo ocorreu no hotel Fasano Boa Vista, localizado no interior do estado de São Paulo.

A visita do empresário não é seu primeiro encontro com membros do governo brasileiro. No ano passado, Musk e Farias discutiram sobre o programa Wi-Fi Brasil, o acesso à internet em locais remotos do país. No Twitter, o bilionário comentou estar "super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia!".

Boeing lança espaçonave Starliner

Continua após a publicidade

A Boeing realizou nesta quinta-feira (19) um novo teste orbital do CST-100 Starliner, o novo foguete a ser usado para levar astronautas da NASA ao espaço, assim como já fazem os foguetes da SpaceX. Desde a falha no primeiro teste, em dezembro de 2019, a empresa trabalhou arduamente para corrigir problemas e contratempos.

Embora o Starliner tenha enfrentado algumas falhas de propulsão, o veículo espacial foi lançado e a cápsula de tripulação (sem ninguém a bordo, por se tratar de um teste) acoplou na Estação Espacial Internacional (ISS) às 21h28 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20).

Nosso universo pode estar sobreposto a um "irmão gêmeo"

Continua após a publicidade

Parece ideia de "cientista maluco", e os próprios autores do novo artigo sobre multiversos não estão muito otimistas sobre as possibilidades do que propuseram. No entanto, o estudo foi publicado mesmo assim, e descreve uma coincidência bastante curiosa. É que, ao sobrepor duas folhas de grafeno, eles observaram certos padrões que ajudam a resolver um grande problema da física atual: a catástrofe do vácuo.

O tal problema é uma previsão da teoria física extremamente incompatível com as observações mais modernas do universo. Os padrões observados nas folhas de grafeno mostraram que, caso nosso universo esteja sobreposto deste mesmo modo com outro universo semelhante, a "catástrofe do vácuo" desaparece. Quer saber mais? Clica no link acima, que explicamos direitinho.

A Terra ficará muito mais distante do Sol? Entenda a corrente do "zap"

Continua após a publicidade

Está circulando (outra vez!) uma antiga "fake news" sobre o afélio. A mensagem, espalhada pelo WhatsApp, diz que a Terra ficará muito mais longe do Sol, o que fará as temperaturas despencarem. Por isso, precisamos tomar suplementos e vitaminas "para que nossa imunidade seja forte". Acontece que o afélio é um fenômeno que acontece todos os anos e não afasta a Terra o suficiente do Sol para causar mudanças drásticas no clima.

Felizmente, a órbita terrestre é quase um círculo perfeito. Portanto, no ponto orbital mais afastado de nossa estrela, nosso planeta se desloca apenas cerca de 2,6 milhões de km da distância média Terra-Sol. Isso é bem pouquinho mesmo, representando uma variação de menos de 2% no total! As mudanças sazonais do clima (como o frio que chega no inverno) acontecem por outro fenômeno: a precessão dos equinócios, causada pela inclinação do eixo da Terra.

Astronauta fotografa o eclipse lunar a partir da estação espacial; confira!

Continua após a publicidade

O eclipse lunar total aconteceu na madrugada desta segunda-feira (16) — e foi incrível, por sinal. Claro que muitas fotos do evento foram registradas em vários lugares do mundo, mas uma delas foi diferente de todas as demais: a astronauta Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia (ESA), fotografou o eclipse a bordo da ISS.

Claro que as fotografias feitas na Terra não ficam para trás. Confira as melhores fotos do eclipse lunar que encontramos pelas redes sociais.

Novos detalhes sobre a primeira missão tripulada a Marte

Continua após a publicidade

A NASA forneceu alguns detalhes de como poderá ser a primeira missão tripulada a Marte, revelando que dois astronautas passariam 30 dias na superfície do planeta. A própria espaçonave que os levará até lá funcionaria também como um habitat orbital. Antes mesmo de pousarem na superfície, um módulo de aterrissagem de 25 toneladas levaria os suprimentos, energia e sistemas de mobilidade para a missão.

Enquanto a dupla de exploradores planetários permanecer no Planeta Vermelho, outros dois astronautas deverão permanecer na espaçonave em órbita. Os exploradores em solo ficarão a bordo de um rover pressurizado servirá como moradia e laboratório de pesquisas científicas. Ali, a dupla deve passar alguns dias para se acostumar com as condições marcianas antes de iniciarem os trabalhos. Confira mais detalhes dos planos da NASA no link acima!

Pentágono debate relatos de OVNIs pela primeira vez nos últimos 50 anos

Continua após a publicidade

Pela primeira vez em 50 anos, o Congresso norte-americano realizou uma audiência pública para discutir os relatos de OVNIs (sigla para “objetos voadores não identificados”). Mas calma: por enquanto, nada de ETs! De acordo com o comitê, não há nenhuma evidência de que algum deles seja de origem extraterrestre.

O debate foi realizado para esclarecer sobre o aumento de relatos, que, para o vice-diretor de inteligência naval dos EUA, se deve à popularização de tecnologias como quadricópteros e drones, mencionando também a “desordem aérea” com lançamentos de balões. Também foram mencionados "quase acidentes" com esses objetos, mas não houve nenhuma colisão. No link acima, você confere alguns dos casos citados.

China revela parte de seu programa de exploração lunar tripulada

Continua após a publicidade

A China, que costuma ser bastante discreta em seus planos de exploração espacial, revelou parte do seu programa lunar — que, aliás, parece bem robusto. Eles divulgaram imagens de seus futuros veículos e habitats lunares, incluindo rovers e bases para taikonautas (astronautas chineses) passarem algum tempo na superfície da Lua. Há até mesmo módulos infláveis nas laterais e uma espaçonave que lembra o futuro módulo russo Orel.

Embora pareçam apenas conceitos artísticos, os planos estão avançando, com alguns testes de material que usará usado como parede do módulo lunar. Se entregar o que promete, o programa lunar chinês será no mínimo emplogante de acompanhar.

Leia também: