Publicidade

É FALSO que a Terra ficará "muito mais distante" do Sol! Entenda o que é afélio

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Maio de 2022 às 18h15

Link copiado!

NASA
NASA

Um texto alarmante sobre o “fenômeno aphelion” (ou afélio, dependendo do remetente) está circulando em redes sociais. Ele afirma que a Terra estará muito mais distante do Sol do que o habitual e, com isso, a temperatura cairá drasticamente, afetando nosso sistema imunológico. Bem, podem ficar tranquilos, pois não há nada incomum neste fenômeno e não há por que se preocupar.

A órbita da Terra ao redor do Sol não é exatamente circular, mas elíptica. Isso implica que nosso planeta se aproximará e se afastará do Sol pelo menos uma vez a cada ano. Esses eventos são chamados pelos astrônomos de periélio e afélio.

Durante o periélio (que significa “perto do Sol”), a Terra está no ponto de sua órbita no qual mais se aproxima da nossa estrela. Já no afélio (que significa "longe do Sol") ocorre o inverso, nosso planeta chega à distância máxima do Sol.

Continua após a publicidade

Mas será que essas distâncias são o suficiente para afetar o clima na Terra? De acordo com a NASA, a resposta simples é: não! Portanto, não precisamos nos preocupar com mais frio ou mais calor durante esses eventos.

É que, apesar de nosso planeta ter uma órbita elíptica, ela ainda é quase um círculo perfeito. Por isso, afélio e periélio não representam distâncias dramáticas o suficiente para interferir no clima sazonal, aquele causado pelas estações do ano e outros fatores como distribuição de terra e água no planeta. 

O que diz a "corrente" sobre o afélio

Continua após a publicidade

A mensagem alarmista, que circula pelas redes sociais em vários idiomas desde 2018, é a seguinte:

A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto. Teremos um clima frio mais do que o clima frio anterior, o que afetará a gripe, tosse, falta de ar, etc. Portanto, vamos todos aumentar a imunidade bebendo ou tomando muitas vitaminas e/ou suplementos para que nossa imunidade seja forte. A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90.000.000 km. O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais. Assim, o ar fica mais frio e o impacto no corpo não é bom porque ele não está acostumado com essa temperatura. Por esse motivo, manter nossas condições de saúde para nos mantermos saudáveis ​​com tais condições climáticas... Não deixe que isso seja uma desculpa para a próxima fase do Corona. NOTA: Por favor, compartilhe esta informação

Distância entre o Sol e a Terra no afélio

Segundo o texto, o afélio aumentará a distância entre a Terra e o Sol para 152 milhões de quilômetros. Isso está correto. Entretanto, a mensagem afirma erroneamente que a distância “normal” é de apenas 90 milhões de km.

Continua após a publicidade

A distância média entre nosso planeta e a estrela é de 150 milhões de km, medida que os astrônomos convencionaram chamar de “Unidade Astronômica”. No periélio, fazemos a maior aproximação no ano e diminuímos essa distância para 147,5 milhões de km. Já no afélio, aumentamos a distância para 152,6 milhões de km.

Fazendo uma regrinha de três, fica claro que a diferença não é tão grande quanto alegada na publicação enganosa: apenas 1,7% para mais ou para menos, e não os 62 milhões de km (mais de 68%) da mensagem.

Talvez você se lembre que o principal mecanismo por trás das estações do ano é a inclinação do eixo da Terra em 23,5 graus. Isso leva o Polo Norte para mais perto do Sol em junho e causa o verão ao norte do equador, enquanto o Polo Sul fica mais afastado da estrela, causando o inverno abaixo do equador.

Continua após a publicidade

Por causa do movimento de precessão da Terra, essa inclinação “inverte” as coisas todos os ano: após seis meses, o Polo Norte se afasta do Sol, enquanto o Polo Sul se aproxima. Essas alterações afetam muito mais a distribuição de calor em nosso planeta do que os afélios ou periélios.

A inclinação do eixo da Terra é muito mais determinante para a temperatura porque ela determina se os raios do Sol atingem as regiões continentais do planeta em um ângulo baixo ou mais diretamente. O afélio e o periélio, por outro lado, representam mudanças na temperatura de apenas 7%, aproximadamente.

Aliás, aqui está outro erro da corrente: o afélio deste ano vai ocorrer no dia 4 de julho, já durante o inverno no hemisfério Sul. O frio por aqui não será pior devido ao afastamento do Sol, pois, se isso acontecesse, os habitantes do hemisfério Norte não sofreriam tanto com o calor do verão nessa mesma época do ano.

Por fim, a mensagem falaciosa afirma que são necessários complementos e vitaminas para fortalecer o sistema imunológico devido ao afélio. Isso também não é verdade: não há motivos para se preocupar com a saúde no dia 4 de julho e também não há relação entre afélio e periélio com os casos de COVID-19.

Continua após a publicidade

Encerramos relembrando aquela regrinha de ouro para uma boa convivência na internet: na dúvida quanto à veracidade de alguma informação, não a compartilhe. Para conferir de que se trata de uma fake news, geralmente basta buscar por um trecho da mensagem no Google para encontrar textos e vídeos desmentindo aqueles dados.

Fonte: NASA (1, 2), Space.comtimeanddate.com