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Nova teoria indica quando e como a roda foi inventada pela primeira vez

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

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Alexandria Archive/Domínio Público
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Uma das invenções únicas mais importantes na história da humanidade é, inquestionavelmente, a roda. Apesar de seu impacto no mundo, não se sabe exatamente quando ela surgiu, embora estimativas apontem em torno de 6.000 anos atrás.

Um novo estudo, publicado na revista científica Royal Society Open Science, pode ter desvendado o surgimento da tecnologia pela primeira vez — isto é, no leste europeu, já que algumas análises apontam que a invenção possa ter surgido simultaneamente em diversas partes do mundo antigo, mesmo sem contato direto.

A roda e sua necessidade

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Evidências de rodas e veículos as usando começam a aparecer bastante na Idade do Cobre, entre 5000 e 3000 a.C., por toda a Europa, Ásia e Norte da África. Sua adoção rápida, embora interessante, dificulta saber onde apareceu pela primeira vez. Há, basicamente, três teorias quanto a isso.

Uma hipótese aponta para a Mesopotâmia babilônica, cerca de 4000 a.C., espalhando a roda pela Europa em seguida. Outra coloca o surgimento na costa Pôntica, norte da Turquia, cerca de 3800 a.C. A última e mais popular teoria diz respeito à Cordilheira dos Cárpatos, no leste europeu, entre 4000 e 3500 a.C.

É em relação à terceira teoria que descobertas foram feitas: aparentemente, mineradores de cobre do leste europeu foram os desenvolvedores da tecnologia da roda. O motivador teria sido a necessidade de viajar cada vez mais fundo nas minas, já que o cobre estava começando a ficar escasso e difícil de encontrar. Era preciso, então, trazer o material das profundezas em grandes recipientes.

Os cientistas responsáveis pelo estudo foram Kai James e Richard Bulliet (historiador este responsável pela terceira teoria, de 2016), que usaram sua expertise em engenharia aeroespacial para modelar a evolução da roda nos carrinhos de transporte das minas cárpatas. Segundo eles, três inovações teriam sido necessárias para chegar à roda “final”.

Como precisavam mover grandes recipientes, os humanos antigos usavam rolos cilíndricos por baixo do item transportado, recolocando os rolos da parte de trás para a frente quando necessário. A primeira inovação, então, foram sulcos para encaixe dos rolos no recipiente, eliminando a necessidade de reposicionar os rolos e permitindo aumentar a largura do recipiente.

Em seguida, os rolos evoluíram para carretéis, com as extremidades mais largas do que o meio (já com a aparência de rodas), gerando um eixo fixo, a diminuição da quantidade de rolos e a habilidade de navegar e evitar obstáculos como pedras com maior eficiência. Por fim chegou a tecnologia das rodas, se movendo independentes do eixo, cerca de 500 anos depois dos “carretéis”.

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A análise dos cientistas, que teve ajuda de modelos computacionais, mostrou que o ambiente onde a roda teria sido criada pela primeira vez foi propício para a invenção — seus desenvolvedores foram incentivados a buscarem soluções para o transporte em um caminho estreito e fechado, revolucionando a humanidade na Era do Bronze.

A roda, no entanto, continuou sendo aperfeiçoada: mesmo em 1869, há pouco tempo, relativamente, foram criados os rolamentos, que avançaram muito a indústria automobilística no século XX e além.

Fonte: Royal Society Open Science

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