Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cobre pode neutralizar coronavírus, mas prata não; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Maio de 2022 às 13h20

Link copiado!

YouraPechkin/Envato
YouraPechkin/Envato

Íons de cobre podem neutralizar o coronavírus em superfície, mas não os de prata. Esta é a afirmação central de um estudo publicado na revista Scientific Reports por pesquisadores da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha.Segundo o artigo, camadas finas de cobre reduzem significativamente a carga viral após apenas uma hora.

Anteriormente, estudos já tinham levantado a questão de que, como resultado da corrosão, o cobre e a prata podem liberar íons prejudiciais às bactérias, impedindo seu crescimento ou matando. Trata-se de um efeito muito explorado em diversos nichos da medicina — como revestimento de implantes e instrumentos médicos, por exemplo — para prevenir a infecção bacteriana.

Com isso em mente, pesquisadores se concentram na descoberta de métodos para liberar ainda mais íons e intensificar esse efeito, aplicando camadas mais finas dos metais a um material transportador. A depender da interação com metais mais preciosos, a corrosão pode ser ainda mais rápida, liberando mais íons antibacterianos.

Continua após a publicidade

Apesar de várias superfícies contarem com uma longa história de propriedades antimicrobianas, há muitos vírus que ainda não foram analisados profundamente. É o caso do coronavírus responsável pela covid-19, por exemplo, relativamente novo na história da medicina.

"Neste estudo, detectamos propriedades antivirais contra o SARS-CoV-2 em superfícies que foram revestidas com cobre. No entanto, nenhum efeito de prata foi observado, em claro contraste com suas propriedades antibacterianas bem conhecidas", diz o estudo.

"Esses resultados demonstram claramente que os sistemas de cobre e prata apresentam diferenças significativas nas propriedades antivirais e antibacterianas que precisam ser consideradas", conclui o artigo. Alguns itens do dia a dia já colocam em prática o efeito do cobre na neutralização do coronavírus, como case para celular, por exemplo.

Continua após a publicidade

Fonte: Scientific Reports