5 motivos para NÃO comprar o Toyota Corolla Cross XRE Flex
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Sucesso de mercado, o Toyota Corolla Cross seguiu a receita do irmão sedan e tem feito um bom papel nas vendas. Somente em março de 2022, foram 4.318 unidades emplacadas, sendo a maioria dos modelos 2.0 flex, que custam menos do que as variantes híbridas e possuem ótimo desempenho — além do mesmo espaço interno.
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Entretanto, quando avaliamos a versão mais equipada com esse propulsor, a XRE, percebemos que há uma boa diferença no nível dos equipamentos e do acabamento interno, detalhes que podem levar o consumidor a comprar esse modelo, que tem, sim, inúmeras qualidades.
O Canaltech passou um período com SUV médio antes de sua atualização recente, que empregou os itens de segurança do Toyota Safety Sense, e hoje lista 5 motivos para não comprar o Toyota Corolla Cross XRE.
5. Rivais com desempenho melhor
Se não deve em desempenho quando analisamos o SUV em si, o Corolla Cross fica atrás de seus principais rivais, o Jeep Compass e o Volkswagen Taos, ambos equipados com motorização turbo. No modelo estadunidense, são 185cv e 27,5 kgf/m de torque, enquanto no alemão temos 150cv e 25,4 kgf/m.
Na comparação direta, o 2.0 Dynamic Force do Corolla Cross é inferior, mesmo sendo extremamente competente.
4. Acabamento
Do mesmo modo que o Corolla Cross Hybrid, o XRE peca no acabamento, sobretudo quando pensamos no comparativo com seu rival Compass e até mesmo com o Corolla sedan. Um carro que beira os R$ 180 mil não pode ter uma "gambiarra" no painel, lotado de plástico duro.
Além disso, os tons escolhidos para a cabine não passam o requinte que esse SUV merecia.
3. Freio de estacionamento
Se esse é um dos motivos para não comprar a versão híbrida, também seria para a XRE. A ausência de um freio de estacionamento eletrônico já era uma crítica pesada em cima do Toyota Corolla sedan, que não oferece o recurso nem mesmo em sua versão topo de gama, a Altis Premium Hybrid.
A montadora japonesa, porém, teve a chance de consertar isso no Corolla Cross — mas acabou piorando. Diferentemente da versão vendida nos Estados Unidos, em que há o sistema de freio de estacionamento eletrônico, a solução dada pela Toyota no modelo vendido no Brasil foi colocar a alavanca próximo ao pé esquerdo.
Algo bem antiquado e, até certo ponto, revoltante para um carro de quase R$ 200 mil.
2. Espaço interno
Mesmo com um entre-eixos de 2,64m, o Toyota Corolla Cross passa a sensação de ser mais acanhado do que seus rivais diretos, casos de Volkswagen Taos (2,68m) e Jeep Compass (2,63m). O carro está longe de ser desconfortável, mas quando pensamos no ótimo espaço do modelo sedan (2,70m) — e que custa menos —, é de se pensar.
1. Preço
Se compararmos com seus rivais diretos, o preço do Toyota Corolla Cross XRE até que está equilibrado, na casa dos R$ 175 mil (sem opcionais), mesmo valor de versões intermediárias do Taos e Compass. Entretanto, com esse valor, é possível investir na aquisição do Corolla Altis 1.8 Hybrid Flex, versão híbrida da variante sedan.
São carros com propostas diferentes, é verdade, mas, colocando tudo na ponta do lápis, a vantagem do sedan é notória, como vimos em nosso comparativo aqui no Canaltech.