Publicidade

Toyota Corolla x Corolla Cross | Qual vale mais a pena: sedan ou SUV?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Março de 2022 às 07h30

Link copiado!

Divulgação/ Toyota - Matheus Argentoni/Canaltech
Divulgação/ Toyota - Matheus Argentoni/Canaltech
Tudo sobre Toyota

Quando foi anunciado em 2021, o Toyota Corolla Cross chegara com a missão de desbancar o Jeep Compass, líder absoluto de vendas entre os SUVs médios. A estratégia da marca japonesa era de levar algumas vantagens do Toyota Corolla sedan para o corpo de um SUV, além de usar o nome do carro mais vendido da história para ganhar clientes.

Em 2022, podemos dizer sem medo que a Toyota acertou com seu SUV médio. Apesar de não ser perfeito e até perder em alguns quesitos para seus rivais, o Corolla Cross, principalmente na versão Hybrid, é um ótimo produto. Prova disso são os números de vendas em fevereiro de 2022, quando o utilitário emplacou 3.732 unidades, contra 2.729 do sedan.

Mas, será que essa vantagem pode ser justificada quando comparamos os produtos diretamente? Muito embora tenham o mesmo nome e muitos componentes parecidos, há diferenças fundamentais entre o Corolla SUV e o Corolla sedan que não podem ser ignoradas.

Continua após a publicidade

Com base em nossas experiências com os carros, decidimos montar um comparativo caseiro entre o Toyota Corolla Hybrid e o Toyota Corolla Cross Hybrid para ver qual deles vale mais a pena.

Para este comparativo, utilizaremos critérios um pouco diferentes de nossos comparativos para chegarmos juntos a uma conclusão. Não aplicaremos pontos, mas sim, apenas vencedores em cada modalidade. Os itens avaliados são:

  • Espaço interno
  • Design
  • Desempenho e dirigibilidade
  • Acabamento
  • Custo-benefício
Continua após a publicidade

5. Espaço interno

Por mais que ambos os carros compartilhem da mesma plataforma, por aqui há uma grande vantagem do Toyota Corolla sedan. Seu entre-eixos de 2,70m torna a vida de pessoas mais altas muito mais fácil na fileira traseira de bancos, mesmo com um leve incômodo na região da cabeça, graças ao teto mais caído.

Apesar de confortável, o Corolla Cross peca nesse aspecto e perdeu espaço quando o comparamos com o irmão sedã. Isso sem falar no porta-malas, onde o três volumes dá um banho, com 470 litros de capacidade contra 440l do SUV.

Continua após a publicidade

Além disso, o acerto de suspensão da suspensão multi-link do Corolla sedã é bem mais confortável do que do Corolla Cross, que por sua vez utiliza apenas eixos de torção. Inadmissível para um carro dessa categoria.

Vencedor: Corolla sedan

4. Design

Muito embora seja uma questão de gosto, dá para dizer que há um empate entre os dois Corollas. Por mais que o sedan tenha um visual bem resolvido, o SUV não ficou atrás e tem personalidade própria, agradando — e muito — seus usuários e potenciais compradores.

Continua após a publicidade

Empate

3. Desempenho e Dirigibilidade

As duas versões topo de gama são equipadas com o competente motor híbrido da Toyota, que despeja 122cv e 16,6 kgf/m, entretanto, ao dirigir ambos os carros, a sensação é um pouco diferente. Apesar de ser mais pesado do que o SUV (1.440kgs contra 1.400kgs), o Corolla sedã se mostrou mais ágil e com números de consumo levemente superiores.

Continua após a publicidade

Isso acontece pela interferência da aerodinâmica, muito mais bem resolvida na carroceria de três volumes quando comparamos com o SUV. Com menos resistência do ar, não apenas o desempenho é melhorado, mas também o consumo.

No etanol, o SUV chegou a fazer médias de 13km/l em algumas situações, enquanto no sedan atingimos 14 km/l.

Vencedor: Corolla sedan

Continua após a publicidade

2. Acabamento

Olhando de fora, o painel e demais regiões presentes em ambos os carros se assemelham muito, mas quando entramos na cabine e tocamos nas superfícies, somos surpreendidos com uma economia nada bem-vinda no Corolla Cross, que apresenta uma região enorme com plástico duro na dianteira, além de outros pormenores.

Outro ponto que merece atenção no SUV é a presença de um famigerado freio de estacionamento nos pés, e não com uma alavanca de mão ou elétrica na região central do console. Se a Toyota já errou em não colocar uma solução automática no sedan, o que dizer do SUV?

Continua após a publicidade

Vale ressaltar, porém, que o acabamento do Toyota Corolla Cross é superior a de modelos como o VW Taos, por exemplo. Nesse quesito, contudo, vantagem absoluta para o Corolla sedan.

Vencedor: Corolla sedan

1. Custo-benefício

Continua após a publicidade

Por aqui, sem mistério. Comparando diretamente as versões topo de gama de Corolla e Corolla Cross, o SUV sai por R$ 200.160,00, enquanto o sedan sai por R$ 183.370,00. Nem mesmo a diferença mínima em equipamentos de segurança pode justificar pagar mais por um produto, em tese, inferior.

A única vantagem do SUV, por assim dizer, é que seu alerta de colisão frontal detecta pedestres e ciclistas — além dos carros e motos. Já no sedan, ele se limita a carros, motos e pedestres.

Vencedor: Corolla sedan

Continua após a publicidade

Corolla x Corolla Cross: qual vale mais a pena?

O Toyota Corolla Cross é um enorme acerto de mercado da Toyota, que aposta na onda dos SUVs para abocanhar mais um pouco das vendas no Brasil. Entretanto, nada justifica pagar a mais para ter um produto que não supera em quase nada o Corolla sedan.

Apesar dessas diferenças, ambos os carros têm muita qualidade e podem te atender de diferentes maneiras. Se você busca um rodar que vence as ruas esburacadas e traz um pouco mais de segurança, talvez o Corolla Cross seja a escolha. Mas se você quer elegância e mais conforto, talvez o sedan seja a pedida.