Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota Safety Sense | Conheça o pacote de segurança semiautônoma do Corolla

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Janeiro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech
Tudo sobre Toyota

A Toyota anunciou que a linha 2023 de Corolla e Corolla Cross terão, de série, o pacote de segurança Toyota Safety Sense (TSS). Esse conjunto de recursos semiautônomos estreou no lançamento da atual geração do SUV RAV4 Hybrid, mas depois passou a integrar outros modelos da marca, como os dois já citados — porém em suas versões topo de gama.

Com o TSS, o Corolla subiu de patamar e passou a ser um dos carros mais seguros e bem-equipados do mercado brasileiro, contendo recursos antes vistos em modelos de categoria superior, como o próprio RAV4 e outros concorrentes de marcas premium.

Os sistemas presentes nesse pacote tecnológico tornam a vida dos passageiros e motoristas mais segura e confortável, já que atuam de modo a facilitar o domínio do automóvel e evitar colisões ativamente.

Continua após a publicidade

A seguir, veja em detalhes quais são os recursos disponíveis no Toyota Safety Sense.

Alerta de colisão frontal

O alerta de colisão frontal, ou sistema de pré-colisão frontal (PCS), usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais.

Continua após a publicidade

No Corolla Cross, esse item também pode identificar pedestres e ciclistas.

Frenagem automática de emergência

A frenagem automática de emergência é o recurso ativo de segurança que será ativado logo após o PCS entrar em ação. Caso o sistema não detecte a ação do motorista, ele fará a frenagem por completo desde que o veículo esteja a uma velocidade de até 60 km/h.

Continua após a publicidade

Para velocidades superiores, o sistema também age, mas de modo mais limitado.

Alerta de mudança de faixa com condução assistida

Um dos mais úteis itens presentes no Toyota Safety Sense é o LDA (Lane Departure Alert System), o sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida. Sempre que as linhas das estradas ou ruas forem visíveis, as câmeras do Corolla e do Corolla Cross vão monitorá-las e, em caso de saída sem indicação de seta, farão a correção automaticamente, posicionando o carro no centro da pista.

Continua após a publicidade

Antes disso, serão emitidos alertas sonoros e visuais no painel de controle para que o motorista se atente ao trajeto e, se necessário for, possa fazer a mudança de faixa sem problemas.

O LDA é ativado somente após os 50 km/h.

Farol alto com comutação automática

Faróis altos automáticos (AHB) é um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros condutores.

Continua após a publicidade

Esse recurso trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.

Piloto Automático Adaptativo

O piloto automático adaptativo, ou controle de cruzeiro adaptativo (ACC), é uma evolução do piloto automático que estamos acostumados. Ao ser ativado, ele se adapta ao carro à frente, acelerando e freando conforme a necessidade.

Continua após a publicidade

O motorista pode escolher a distância operacional e a velocidade máxima que o sistema pode trabalhar, transformando esse recurso em um dos mais confortáveis do pacote TSS, sobretudo no uso em estradas.