/i362018.jpeg)
Toyota Safety Sense | Conheça o pacote de segurança semiautônoma do Corolla
A Toyota anunciou que a linha 2023 de Corolla e Corolla Cross terão, de série, o pacote de segurança Toyota Safety Sense (TSS). Esse conjunto de recursos semiautônomos estreou no lançamento da atual geração do SUV RAV4 Hybrid, mas depois passou a integrar outros modelos da marca, como os dois já citados — porém em suas versões topo de gama.
- Análise | Toyota Corolla 2020 Hybrid dá show em consumo, tecnologia e conforto
- 5 tecnologias semiautônomas do seu carro que você precisa conhecer
Com o TSS, o Corolla subiu de patamar e passou a ser um dos carros mais seguros e bem-equipados do mercado brasileiro, contendo recursos antes vistos em modelos de categoria superior, como o próprio RAV4 e outros concorrentes de marcas premium.
Os sistemas presentes nesse pacote tecnológico tornam a vida dos passageiros e motoristas mais segura e confortável, já que atuam de modo a facilitar o domínio do automóvel e evitar colisões ativamente.
A seguir, veja em detalhes quais são os recursos disponíveis no Toyota Safety Sense.
Alerta de colisão frontal
O alerta de colisão frontal, ou sistema de pré-colisão frontal (PCS), usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista através de avisos sonoros e visuais.

No Corolla Cross, esse item também pode identificar pedestres e ciclistas.
Frenagem automática de emergência
A frenagem automática de emergência é o recurso ativo de segurança que será ativado logo após o PCS entrar em ação. Caso o sistema não detecte a ação do motorista, ele fará a frenagem por completo desde que o veículo esteja a uma velocidade de até 60 km/h.

Para velocidades superiores, o sistema também age, mas de modo mais limitado.
Alerta de mudança de faixa com condução assistida
Um dos mais úteis itens presentes no Toyota Safety Sense é o LDA (Lane Departure Alert System), o sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida. Sempre que as linhas das estradas ou ruas forem visíveis, as câmeras do Corolla e do Corolla Cross vão monitorá-las e, em caso de saída sem indicação de seta, farão a correção automaticamente, posicionando o carro no centro da pista.

Antes disso, serão emitidos alertas sonoros e visuais no painel de controle para que o motorista se atente ao trajeto e, se necessário for, possa fazer a mudança de faixa sem problemas.
O LDA é ativado somente após os 50 km/h.
Farol alto com comutação automática
Faróis altos automáticos (AHB) é um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros condutores.

Esse recurso trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
Piloto Automático Adaptativo
O piloto automático adaptativo, ou controle de cruzeiro adaptativo (ACC), é uma evolução do piloto automático que estamos acostumados. Ao ser ativado, ele se adapta ao carro à frente, acelerando e freando conforme a necessidade.

O motorista pode escolher a distância operacional e a velocidade máxima que o sistema pode trabalhar, transformando esse recurso em um dos mais confortáveis do pacote TSS, sobretudo no uso em estradas.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.