Tesla Model 3 pega fogo durante carregamento e liga sinal de alerta nos EUA
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Mais um caso de incêndio envolvendo um automóvel da Tesla aconteceu no exterior. Um Model 3 pegou fogo enquanto estava sendo recarregado em uma casa na cidade de Maple Glen, no estado da Pensilvânia/EUA. Por sorte e competência do Corpo de Bombeiros local, as chamas não se espalharam muito e ninguém acabou ferido.
- Tesla Model 3 e Model Y estão mais caros e “culpa” é da crise dos chips
- Tesla Model X com metralhadoras e máquina de café viraliza na internet; veja
Mesmo com relativa raridade, alguns automóveis da Tesla já pegaram fogo durante recargas e até espontaneamente em diferentes partes do mundo. Mas, diante das constantes falhas operacionais dos carros elétricos da montadora, o cerco acaba se fechando e as investigações são ainda mais rígidas.
A princípio, não se sabe qual foi o motivo desse incêndio. Há dúvidas, por exemplo, se o usuário estava recarregando o veículo diretamente na corrente elétrica da casa ou por meio de uma wallbox. Além disso, a falha pode ter ocorrido no software de carregamento do veículo ou, até mesmo, na bateria.
Episódios não tão recentes de Teslas pegando fogo aconteceram não apenas nos Estados Unidos, mas também na China, com casos em que o automóvel estava, por exemplo, em movimento e em pleno funcionamento, além de situações em que o veículo estava parado e desligado.
Não é novidade
Carros elétricos em chamas, infelizmente, não são novidade. Recentemente, a General Motors precisou realizar o recall de todos os Chevrolet Bolt produzidos no mundo devido a falhas constantes das baterias do veículo.
O procedimento foi necessário para corrigir uma falha na aba do ânodo e no separador, que ocasionou incêndios em muitas unidades do Bolt pelo mundo. As baterias, no caso da GM, são fabricadas pela LG, enquanto a Tesla utiliza células da Panasonic.
A Tesla ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: CBS, InsideEVs, AutoEvolution