Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

General Motors realiza recall de todos os Chevrolet Bolt; entenda o motivo

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Agosto de 2021 às 18h10

Link copiado!

Divulgação/Chevrolet
Divulgação/Chevrolet

A General Motors informou que realizará o recall de todos os carros elétricos Chevrolet Bolt que já produziu — incluindo os modelos de nova geração. Segundo a montadora, um defeito na fabricação das baterias, feitas pela sul-coreana LG, pode causar incêndios no componente e destruir o veículo completamente. Os custos totais desse procedimento serão na casa dos US$ 2 bilhões.

Segundo a GM, as baterias da LG possuem defeitos na aba do ânodo e no separador, que podem se deteriorar e ocasionar o incêndio. Alguns casos recentes aconteceram nos Estados Unidos e em outras localidades e forçaram a montadora a realizar o recall separado em três fases; atualmente, ele está em seu lote final em todos os países em que a empresa revende seu principal automóvel elétrico.

Para garantir que o trabalho seja bem feito, a General Motors afirma que trabalhará em conjunto com a LG para que a substituição das baterias seja concluída, não adotando a tática de meros reparos. A montadora também vai solicitar junto aos sul-coreanos que todos os gastos e prejuízos sejam ressarcidos, já que as cifras, como citamos acima, são enormes e prejudicariam a divisão de carros elétricos da empresa.

Continua após a publicidade

Enquanto as trocas não são realizadas, a General Motors sugere a todos os proprietários do Chevrolet Bolt que não atuem no limite das baterias, sempre evitando que o carregamento ultrapasse os 90% e que, ao utilizar a carga, não deixe que a autonomia fique abaixo dos 100km.

E no Brasil?

O Chevrolet Bolt é um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil e faz parte dos lotes fabricados pela GM desde o início da vida do automóvel. O Canaltech entrou em contato com a General Motors do Brasil para obter mais informações sobre um possível recall dessas unidades por aqui, mas, até o final da edição desta matéria, não teve resposta. Entretanto, se tudo seguir o padrão internacional, é possível que tenhamos o mesmo procedimento por aqui.

Continua após a publicidade

O Chevrolet Bolt de nova geração chegará ao Brasil em setembro e trará melhorias tecnológicas e de acabamento. O motor e a autonomia seguirão as mesmas. O preço ainda será revelado.

Fonte: ARS Technica