Os 10 sedans mais vendidos do Brasil em junho de 2023
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Chevrolet Onix Plus foi, mais uma vez, o sedan mais vendido do Brasil no mês de junho. Segundo ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o três volumes compacto da montadora norte-americana emplacou 6.419 unidades no período, quase mil a mais do que em maio. Esse foi um dos modelos beneficiados pelo programa de incentivo à compra de carros 0 km criado pelo Governo Federal.
- Honda City x Nissan Versa: Qual é o melhor sedan compacto japonês?
- Firestone lança pneus feitos de sacolas plásticas
O bom desempenho do Onix Plus contrasta um pouco com a fase atual da General Motors, uma das montadoras que tem sofrido com a baixa demanda do mercado automotivo, interrompendo a produção em algumas fábricas. Mesmo com esses percalços, o sedan domina com sobras o mercado.
Ele é vendido em várias versões, que podem ser munidas de dois tipos de motor: um 1.0 aspirado de três cilindros que gera 82cv e 10,6 kgf/m de torque e outro 1.0 turbo se injeção indireta, com 116cv e 16,8 kgf/m. O câmbio também é oferecido em duas opções, como o automático de seis marchas e o manual, também de seis velocidades.
Os diferenciais do Onix Plus, além da extensa gama de versões, está no seu pacote de equipamentos, como sua central multimídia My Link, os seis airbags de série e a possibilidade de instalar o módulo de telemetria avançada OnStar. Isso sem falar no design e boa oferta de espaço.
Cronos também foi bem
O Fiat Cronos foi o segundo colocado no mês de junho e emplacou um bom número de carros no período. Segundo o ranking da Fenabrave, o sedan fabricado na Argentina anotou 4.969 emplacamentos nesse mês, se consolidando como o rival mais competitivo do Onix Plus em termos de mercado.
O Cronos pode ser encontrado em versões 1.0 de 75cv e 10,7 kgf/m de torque ou 1.3 de 107cv e 13,7 kgf/m, sempre com câmbio manual de cinco velocidades ou automático do tipo CVT com simulação de sete marchas.
Na terceira colocação, um velho conhecido: o Toyota Corolla. Sempre dominante entre os sedans médios, o modelo japonês anotou 3.751 emplacamentos, ficando à frente, inclusive, do seu irmão SUV, o Corolla Cross.
Sem novidades no mercado premium
Entre os sedans premium, tudo segue na mesma. O BMW Série 3 liderou com folga esse segmento com 402 unidades vendidas. Mais, até, que modelos de marcas generalistas, como o Honda Civic e:HEV, que teve somente 5.
Os 10 sedans mais vendidos de junho de 2023
- Chevrolet Onix Plus - 6.419
- Fiat Cronos - 4.969
- Toyota Corolla - 3.751
- Volkswagen Virtus - 2.188
- Hyundai HB20S - 1.393
- Toyota Yaris Sedan - 1.294
- Honda City - 1.060
- Nissan Versa - 842
- Renault Logan - 473
- Nissan Sentra - 408