Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 motivos para não comprar carro 0km em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Julho de 2023 às 16h30

Link copiado!

Reprodução/Tumisu/Pixabay
Reprodução/Tumisu/Pixabay

Nem mesmo o incentivo dado pelo Governo Federal para estimular a compra de carros 0km até R$ 120 mil fez com que o mercado se aquecesse como o esperado. O aumento nas vendas foi tímido e, na comparação com o ano passado, os números seguem praticamente os mesmos.

A razão para que esse programa — embora tenha sido considerado bem sucedido pelo Governo — não tenha dado mais resultado, vai um pouco além do que simplesmente abaixar os preços com corte provisório de impostos. O Brasil não vive uma situação econômica favorável e ainda sofremos sequelas da pandemia de covid-19, que aumentou demais os preços de muitas coisas não apenas aqui, mas no mundo todo.

Sendo assim, muitos questionam como está, de fato, o mercado de carros 0km e se vale a pena comprar um em 2023. Motivos para esperar um pouco existem e o Canaltech vai tentar te ajudar.

Continua após a publicidade

5 motivos para não comprar carro 0km em 2023

Veja abaixo alguns motivos para você não comprar um carro 0km em 2023.

5. Alguns carros estão em fim de geração

Alguns dos carros mais vendidos do Brasil e com preços mais acessíveis estão com suas respectivas gerações para acabar e serem renovadas. Os casos mais fáceis de serem identificados são do Fiat Argo, Fiat Mobi, Renault Kwid e até o Volkswagen Polo, que acabou de passar por uma atualização mas pode, em um ou dois anos, ganhar uma nova geração, inclusive com motorização híbrida.

Continua após a publicidade

4. Taxa de juros deve cair ainda este ano

O Banco Central é quem controla a taxa básica de juros, a Selic. Sua porcentagem está em 13,75% e isso, claro, afeta muito os financiamentos de carros 0km ou usados, já que essa faixa é utilizada como base para os cálculos na hora da compra.

A não ser que você consiga uma ótima entrada e taxa zero em concessionários, o financiamento vai ser violento e é capaz de, em vez de você pagar somente o valor de um carro, pagar o equivalente a dois ou três.

Continua após a publicidade

Entretanto, essa alta taxa de juros tem ajudado a segurar a inflação, reduzindo os preços de diversos produtos gradativamente. Caso esse cenário se mantenha, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) pode rever a taxa Selic e abaixar o valor.

3. Dólar pode cair ainda mais

Outro fator que pode contribuir para a queda do preço dos carros no ano que vem é o câmbio, mais precisamente o valor do dólar, a moeda dos Estados Unidos. No dia da edição dessa lista, seu valor é de R$ 4,75, com queda expressiva em 2023, causada pelos impactos da administração de Joe Biden, presidente dos EUA.

Continua após a publicidade

Com a alta da inflação, o Federal Reserve, o Banco Central americano, precisou aumentar a taxa de juros básica a fim de controlar esse aumento. Isso, claro, impacta no valor da moeda.

2. Eletrificados podem aparecer mais em 2024

Os carros eletrificados estão cada vez mais presentes nas ruas e as montadoras devem lançar mais modelos com algum tipo de motor elétrico (ou 100% elétricos) em 2024. Empresas como Stellantis, Volkswagen e Renault, por exemplo, já trabalham com a ideia de carros híbridos-flex.

Continua após a publicidade

Com isso, esperemos modelos mais competentes no desempenho e econômicos para o próximo ano.

1. Carros usados devem cair mais de preço

O preço dos carros usados vêm caindo gradativamente e isso também teve um pouco de influência do movimento recente do Governo Federal. Entretanto, alguns fenômenos ainda podem ocorrer e fazer com que esses valores abaixem mais. O principal: as locadoras vão trocar de frota em breve.

Continua após a publicidade

No segundo semestre, é muito comum que as locadoras façam compras grandes de carros e renovem suas frotas, colocando muitos carros usados no mercado. Isso, claro, faz com que o preço abaixe, tornando a compra de modelos relativamente novos mais atraente do que carros 0Km, consideravelmente mais caros.

Soma-se isso, o fato de que as melhoras na economia também vão afetar carros usados. Ou seja: melhor esperar o final de 2023 ou começo de 2024.