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Review Renault Kwid 2023 | Pouco espaço, mas muita valentia

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Abril de 2022 às 09h30

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Review Renault Kwid 2023 | Pouco espaço, mas muita valentia
Review Renault Kwid 2023 | Pouco espaço, mas muita valentia

Quando lançado em 2017, o Renault Kwid veio para competir com o Fiat Mobi e o Volkswagen UP! em uma categoria recém-criada no Brasil e que já fazia algum sucesso na Europa: a de subcompactos.

São carros pequenos, com motorização 1.0 em sua maioria e equipados com um pacote de itens bem básico. O foco aqui é a mobilidade e não necessariamente o conforto e o luxo — bem longe disso, aliás.

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Essa receita, a princípio, deu algum resultado para todas as marcas, com exceção ao Volkswagen, que foi descontinuado em nosso mercado. O Kwid, por sua vez, segue vendendo bem e atendendo pessoas que não querem pagar tanto por um carro 0km.

Os carros ficaram caros, é verdade, e nem mesmo o Kwid escapou desses aumentos. Ainda assim, ele ainda é a opção mais em conta para quem precisa de um veículo para o dia a dia, sobretudo por sua economia e valentia, já que tem características interessantes.

Conectividade e Segurança

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O Renault Kwid 2023 evoluiu discretamente, mas isso não quer dizer que as mudanças no dia a dia não façam diferença. Logo de cara, é possível perceber a nova central multimídia de 8 polegadas, a mesma que equipa o Sandero e o Logan, munida de Android Auto e Apple CarPlay com fio.

A tela, que tem um bom tamanho para o porte do carro, tem uma resolução apenas OK e seu sistema funciona bem, apesar de que, a essa altura do campeonato, poderia ser melhor, já que tivemos alguns engasgos. A interface é bem intuitiva e há a possibilidade de conferir seu consumo e nota de condução por ali.

Em uma comparação com o seu rival direto, o Fiat Mobi, que tem a central multimídia idêntica à da Fiat Strada, há uma grande desvantagem, já que o equipamento entregue pela montadora italiana traz mais qualidade, além do espelhamento sem fio.

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Entretanto, foi na segurança que o carrinho francês se destacou, já que, na versão 2023, traz de série quatro airbags, controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa, itens interessantes para um modelo dessa categoria.

Por ser um veículo de entrada, não esperaríamos tantos apetrechos tecnológicos, mas é possível considerar o Renault Kwid 2023 bem equipado, já que há além do básico para a vida no trânsito.

Os itens de segurança e tecnologia são complementados pelo sistema ISOFIX, ajustes elétricos dos retrovisores, aviso de cinto de segurança, travamento central das portas e monitoramento da pressão dos pneus.

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Conforto e Experiência de Uso

O Renault Kwid é um carro pequeno e apertado, mas quem vai comprá-lo sabe muito bem disso. Suas medidas não mentem e a proposta de ser um carro essencialmente urbano é confirmada a cada vez que entramos nele. Há, porém, muito o que se falar da vida com esse carrinho.

Ter um Kwid no dia a dia é muito agradável, sobretudo se você quer praticidade, agilidade e economia. Ele é um carro gostoso de guiar, graças à direção elétrica e ao bom motor 1.0 de 71cv e 10 kgf/m de torque. Por ser um veículo leve, pesando apenas 820kgs, a sensação de rapidez é notória.

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O consumo, então, é ainda mais atraente. Em nossos testes, chegamos a bater médias de 10 km/l no etanol no uso urbano. Já na estrada e vias expressas, chegamos a marcar 17 km/l, sempre com um modo de condução padrão, sem muitos esforços para evitar forçar o carro.

Quando precisamos de mais velocidade, o câmbio manual de cinco marchas foi um grande aliado, já que suas trocas são precisas e ajudam a entregar a força necessária para ultrapassagens. Nas subidas, porém, sentimos que falta vigor. Não existe fórmula mágica nesse caso.

Em termos de espaço interno, pense no Kwid como um carro para solteiros, no máximo um casal com filho pequeno. O entre-eixos de 2,42m não é convidativo e faz com que pessoas de mais de um 1,80m tenham uma vida bem apertada por ali.

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O porta-malas, por sua vez, é o que se espera de um carro subcompacto, com 290 litros. Dá para fazer a compra do mês e colocar mais uma ou outra coisa. Ou seja, para o dia a dia, você não vai reclamar. Viajar, porém, é mais complicado.

Outro destaque sobre o Renault Kwid vai para o seu comportamento nas ruas esburacadas de São Paulo. Por ter um bom vão-livre do solo (18,5cm) e ângulos de ataque e saída parecidos com os de um SUV (24,1º e 41,7º), o carrinho francês não faz feio e esbanja valentia. A suspensão também foi muito bem pensada para o uso no Brasil.

Os itens de conforto são contemplados pelo ar-condicionado, câmera de ré, bancos bipartidos, vidros dianteiros elétricos e sistema start-stop.

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Design e Acabamento

O Renault Kwid 2023 ficou mais bonito e moderno quando pensamos em design. A montadora francesa acertou em cheio nessa reestilização, sobretudo na dianteira, local onde ele mais mudou. O grande destaque vai para as luzes diurnas de LED, de série em todas as versões.

As rodas de liga leve da versão Intense também são bem bonitas e casam bem com o conjunto. Na unidade avaliada pelo Canaltech, a carroceria era bi-tom, um dos opcionais dessa versão.

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Já no interior, há o uso de black piano no painel e portas para trazer mais sofisticação, mas a proposta do projeto é ser simples — e ele é. Muito plástico e barulhos que podem incomodar no longo prazo. Novamente, não existe fórmula mágica por aqui.

E por falar em barulhos, o Kwid é um projeto oriundo da Índia, país onde realizou sua estreia. E, como o foco do carro é em mercados emergentes, seria natural que a Renault não caprichasse tanto em alguns aspectos. Percebe-se, dentro ou fora, que tudo parece bem frágil, apesar de não termos tido qualquer problema no uso.

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Mas, pensando no longo prazo, é possível que seus usuários passem a reclamar de barulhos e rangidos vindos da lataria e painel interno.

Concorrentes

O principal concorrente do Renault Kwid no mercado nacional é o Fiat Mobi, tanto em porte quanto em proposta. Seu preço varia de R$ 62 mil a R$ 72 mil. A Renault, porém, afirma que com a versão Outsider, a topo de gama, clientes de segmentos maiores podem se interessar. A ver.

Renault Kwid 2023: Vale a pena?

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Por mais simples que ele seja, o Renault Kwid 2023 vale muito a pena quando pensamos em um meio de transporte com relativa segurança e conforto, mas com muita agilidade e praticidade.

Seu bom desempenho na cidade e excelente consumo de combustível o tornam muito atrativo, sobretudo para pessoas que usam demais o carro no dia a dia. Entretanto, se você precisa de espaço e potência, esqueça o Kwid e pense em modelos de segmentos superiores.

O Renault Kwid 2023 está à venda em todo o Brasil por preços que variam entre R$ 58 mil e R$ 68 mil.

No Canaltech, o Renault Kwid Intense 2023 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Renault do Brasil.