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Stellantis deve anunciar motor híbrido movido a etanol em breve

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

Não é segredo para ninguém que a Stellantis defende o uso do etanol como um dos fatores para expandir a eletrificação dos carros no Brasil. Esse capitulo, porém, deve ganhar sua grande estrela muito em breve, com a chegada de um propulsor híbrido movido somente com o combustível de cana — além da eletricidade.

Em evento realizado na última segunda-feira (24) em Goiania/GO, com o lançamento da segunda RAM House, Antonio Filosa, presidende da Stellantis para a América do Sul, revelou que o projeto segue em desenvolvimento e, ao que tudo indica, pode chegar em breve.

Esse motor deve ser membro da família GSE, a mesma que hoje equipa carros como o Fiat Pulse e o Jeep Compass, seja com a litragem 1.0 ou 1.3, sempre turbinados. Esses propulsores foram desenvolvidos, inicialmente, para serem abastecidos somente com etanol, mas, com a necessidade de mercado, a opção flex veio à vida. Entretanto, a estrutura do conjunto é apta para a eletrificação.

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O Canaltech participou de um evento da Stellantis há alguns meses e o próprio Filosa havia reforçado a ideia de apostar no etanol para ser o combustível (com o perdão do trocadilho) da eletrificação no país. A empresa, inclusive, não descarta utilizar células de combustível com etanol para fazer carros elétricos, como quer fazer a Toyota.

A Stellantis entende que um mercado do tamanho do brasileiro e com a vantagem estratégica de produzir etanol em abundância não pode ser descartada. Outras montadoras como a Volkswagen e a Renault pensam da mesma maneira e devem ter suas próprias soluções em um futuro próximo.

O motor 1.0 turbo da Stellantis rende 130cv e 21,4 kgf/m no etanol, enquanto o 1.3 turbo despeja 185cv e 27,5 kgf/m. Versões menos potentes podem aparecer para serem alocadas aos propulsores elétricos.

Fonte: Quatro Rodas