Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil é o 5º país mais caro do mundo para se manter um carro

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Janeiro de 2022 às 07h00

Link copiado!

Sarah Brown/Unsplash/CC
Sarah Brown/Unsplash/CC

O brasileiro é apaixonado por carros, mas manter essa paixão custa caro. Na verdade, manter um carro no Brasil só não é mais caro do que em quatro países do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Foi isso o que um estudo divulgado pela plataforma CupomValido, com base em dados retirados da Tabela Fipe e do site britânico Scrap Car Comparison, constatou recentemente.

De acordo com os dados enviados à reportagem do Canaltech, os brasileiros precisam gastar 441,89% do rendimento médio anual para comprar e manter um carro zero na garagem.

Continua após a publicidade

Os campeões em gastos com manutenção de um carro são os moradores da Turquia. Por lá, a população tem de dispor de 652,29% para arcar com os custos de um veículo zero quilômetro.

Na sequência aparecem três vizinhos do Brasil na América do Sul:

  1. Argentinos (515,77%);
  2. Colombianos (508,93%);
  3. Uruguaios (443,68%).
Continua após a publicidade

Por que é tão caro manter um carro?

Já abordamos no Canaltech o porquê de os carros serem tão caros no Brasil, mas não entramos a fundo na questão que trata sobre o quanto também é dispendioso manter um veículo, em especial zero quilômetro, hoje em dia.

O estudo da CupomValido fez isso e elencou alguns pontos que certamente deixarão mais claros os cenários envolvendo os números e a quinta posição do Brasil no ranking de países mais caros do mundo para se manter um carro.

Os três principais fatores apontados no levantamento foram os seguintes:

Continua após a publicidade
  1. Paralisação na produção por conta da pandemia;
  2. Escassez de chips (semicondutores) e demais insumos para fabricação;
  3. Desvalorização do real perante o dólar, que aumentou o custo da importação.

Vale lembrar que o calendário para pagamento do IPVA 2022 já começou, e preparamos um material revelando quais são os mais caros do Estado de São Paulo.

Nessa reportagem, mostramos também uma tabela indicando quando cada proprietário terá de começar a abrir a carteira, dependendo do final da placa do carro. Mais um imposto que contribui para o Brasil ser top 5 em gastos para manter um carro, não é?

Continua após a publicidade

Com informações CupomValido.com.br, Tabela Fipe e Scrap Car Comparison