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Carro popular | Programa de incentivo fiscal chega ao fim com bons números

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Julho de 2023 às 14h25

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senivpetro/Freepik/CC
senivpetro/Freepik/CC

O pacote de medidas do Governo Federal para incentivar a volta do carro popular foi oficialmente encerrado na última sexta-feira (7) e, de acordo com os números divulgados pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), conseguiu alcançar o objetivo principal: aquecer as vendas do setor de carros 0km.

Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, junho foi o segundo melhor mês de 2023 em vendas, e o número de carros comercializados, mas ainda não emplacados, também fará com que julho termine com um resultado muito acima da média para o período:

“Foi uma excelente medida de curto prazo para aquecer o mercado, reduzir os estoques e, principalmente, proporcionar que mais consumidores, incluindo pessoas jurídicas na segunda fase, tivessem acesso aos veículos de entrada. Estimamos que dos R$ 800 milhões liberados pelo governo para veículos leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada do mês, resultando em descontos para cerca de 150 mil unidades. Porém, só 54 mil deles tiveram emplacamento efetivado em junho”.
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Leite revelou ainda que um dia em particular (30 de junho) registrou números ainda mais impressionantes, estabelecendo uma marca que não era alcançada em pelo menos uma década: “Houve uma disputa entre as fabricantes para atender os consumidores porque o prazo era curto. Registramos o terceiro melhor emplacamento diário da história e o melhor em dez anos, com 27 mil unidades em apenas um dia”.

Segundo as projeções da Anfavea, o programa de apoio à volta do carrro popular deverá registar 150 mil veículos vendidos no total, incluindo os 54 mil já emplacados, os 79 mil vendidos, mas ainda não registrados, e os cerca de 17 mil que estão nos estoques das fabricantes. Por conta desses números, o governo, por meio do vice-presidente Geraldo Alckmin, afirmou que o programa foi "um sucesso total”.

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Quanto cada montadora recebeu de incentivo?

A Stellantis foi o grupo que melhor aproveitou o programa de incentivos do governo, principalmente por meio das marcas Fiat e Jeep. O levantamento final apontou que a empresa pediu R$ 230 milhões para repassar em descontos aos consumidores somente para as duas marcas citadas.

Logo depois veio a Volkswagen, com R$ 100 milhões em incentivos; e a Renault, com R$ 90 milhões. Confira abaixo quanto cada montadora pediu ao governo.

  1. Fiat/Jeep: R$ 230 milhões
  2. Volkswagen: R$ 100 milhões
  3. Renault: R$ 90 milhões
  4. Hyundai: R$ 60 milhões
  5. Peugeot/Citroën: R$ 40 milhões
  6. Chevrolet: R$ 40 milhões
  7. Nissan: R$ 20 milhões
  8. Honda: R$ 10 milhões
  9. Toyota: R$ 10 milhões