Carro popular | Programa de incentivo fiscal chega ao fim com bons números
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 10 de Julho de 2023 às 14h25
O pacote de medidas do Governo Federal para incentivar a volta do carro popular foi oficialmente encerrado na última sexta-feira (7) e, de acordo com os números divulgados pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), conseguiu alcançar o objetivo principal: aquecer as vendas do setor de carros 0km.
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Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, junho foi o segundo melhor mês de 2023 em vendas, e o número de carros comercializados, mas ainda não emplacados, também fará com que julho termine com um resultado muito acima da média para o período:
“Foi uma excelente medida de curto prazo para aquecer o mercado, reduzir os estoques e, principalmente, proporcionar que mais consumidores, incluindo pessoas jurídicas na segunda fase, tivessem acesso aos veículos de entrada. Estimamos que dos R$ 800 milhões liberados pelo governo para veículos leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada do mês, resultando em descontos para cerca de 150 mil unidades. Porém, só 54 mil deles tiveram emplacamento efetivado em junho”.
Leite revelou ainda que um dia em particular (30 de junho) registrou números ainda mais impressionantes, estabelecendo uma marca que não era alcançada em pelo menos uma década: “Houve uma disputa entre as fabricantes para atender os consumidores porque o prazo era curto. Registramos o terceiro melhor emplacamento diário da história e o melhor em dez anos, com 27 mil unidades em apenas um dia”.
Segundo as projeções da Anfavea, o programa de apoio à volta do carrro popular deverá registar 150 mil veículos vendidos no total, incluindo os 54 mil já emplacados, os 79 mil vendidos, mas ainda não registrados, e os cerca de 17 mil que estão nos estoques das fabricantes. Por conta desses números, o governo, por meio do vice-presidente Geraldo Alckmin, afirmou que o programa foi "um sucesso total”.
Quanto cada montadora recebeu de incentivo?
A Stellantis foi o grupo que melhor aproveitou o programa de incentivos do governo, principalmente por meio das marcas Fiat e Jeep. O levantamento final apontou que a empresa pediu R$ 230 milhões para repassar em descontos aos consumidores somente para as duas marcas citadas.
Logo depois veio a Volkswagen, com R$ 100 milhões em incentivos; e a Renault, com R$ 90 milhões. Confira abaixo quanto cada montadora pediu ao governo.
- Fiat/Jeep: R$ 230 milhões
- Volkswagen: R$ 100 milhões
- Renault: R$ 90 milhões
- Hyundai: R$ 60 milhões
- Peugeot/Citroën: R$ 40 milhões
- Chevrolet: R$ 40 milhões
- Nissan: R$ 20 milhões
- Honda: R$ 10 milhões
- Toyota: R$ 10 milhões