Preview GWM Ora 03 GT | Hatch pronto para ameaçar reinado do BYD Dolphin
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira | •
Lançado no Brasil no fim de agosto, o Ora 03 vem sendo apontado como o principal rival do BYD Dolphin, que dominou as vendas do segmento de entrada desde que chegou ao país.
- Review GWM Haval H6 HEV | Os chineses aprenderam
- Toyota Corolla Cross Hybrid x GWM Haval H6 HEV | Qual o melhor SUV híbrido?
Fui escalado pelo Canaltech para ser o primeiro do time a ter a chance de testar a versão esportiva do hatch 100% elétrico da submarca da GWM. E a variante GT mostrou que tem atributos de sobra para tomar do rival chinês o posto de “fenômeno” em emplacamentos no Brasil.
Dotado de um motor de 171cv de potência e 25,4 kgf/m de torque (o mesmo que equipa a variante de entrada), o Ora 03 GT tem no conjunto de baterias o diferencial em relação à versão Skin — 63 kWh contra 48 kWh.
Segundo a Great Wall Motors, tais especificações fazem o Ora 03 GT ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, além de rodar 319 quilômetros por ciclo de carga, já segundo as exigentes medições do PBEV do Inmetro.
GWM Ora 03 GT: Primeiras impressões
A primeira impressão passada pelo GWM Ora 03 GT é a de déjà vu, aquela sensação de algo que você já tinha experimentado antes. Afinal, o simpático hatchback 100% elétrico tem no design exterior traços que remetem ao Mini Cooper, ao New Beetle (o Fusca remodelado) e, até mesmo, a alguns modelos da Porsche.
A cabine também lembra remotamente o icônico modelo da Volkswagen pela aparência minimalista, mas em uma versão mais moderna e jovial.
Basta ligar o carro, porém, para o Ora 03 GT apresentar suas credenciais e mostrar o porquê pode desafiar o BYD Dolphin pelo posto de elétrico mais vendido do Brasil. E não é preciso girar nenhuma chave ou apertar qualquer botão para isso.
O hatch fica pronto para rodar assim que o condutor pressiona levemente o pedal do freio e pode desligar automaticamente quando o motorista sair do carro e travar as portas. Modernidade e praticidade que impressionam à primeira vista.
O que também chama a atenção é o nível da tecnologia embarcada. O Ora 03 GT conta com sistema ADAS de condução semiautônoma nível 2+ e oferece recursos como piloto automático inteligente com Stop & Go, smart Dodge (Desvio Inteligente de Caminhões), Alerta, Manutenção e Centralização de Faixa, entre outros.
Foi bem legal ver, diretamente no painel de controle, o Ora 03 GT reconhecendo quais os tipos de veículos que estavam em volta dele nas movimentadas ruas de São Paulo, distinguindo perfeitamente entre outros carros, motos e caminhões.
Como anda o GWM Ora 03 GT?
O desempenho do Ora 03 GT também é digno de elogios. Apesar do curto percurso preparado pela GWM, de cerca de 15 km, todo em vias urbanas e bem movimentadas, foi possível ver que o powertrain é perfeito para a proposta do compacto elétrico.
Os 171cv de potência e 25,4 kgf/m imediatos de torque são mais do que suficientes para dar ao carro agilidade em meio ao trânsito pesado e velocidade para deixar os outros para trás se necessário.
O carro-madrinha durante o teste, um Haval H6, também da GWM, proporcionou essa experiência ao se afastar um pouco em uma avenida e sinalizar para que eu pisasse fundo no acelerador. Nesse momento, o torque instantâneo mostrou que o hatch não deixa nada a desejar frente aos rivais mais badalados.
Não foi possível analisar a fundo o comportamento dinâmico do Ora 03 GT em um cenário mais amplo, dadas as restrições do circuito preparado pela organização do test-drive. Em uma nova oportunidade, com mais tempo, a ideia é submetê-lo às mesmas provações que colocamos o BYD Dolphin, para ver, por exemplo, como é o hatch da GWM em rodovias.
Em um teste mais completo também será possível avaliar se, assim como no caso do Dolphin, o GWM Ora 03 GT é fiel à autonomia prometida, de 319 quilômetros por ciclo de carga. No caso do hatch da BYD, a promessa é de 291 quilômetros por carga, mas ele mostrou, na prática, que pode render até mais do que isso.
GWM Ora 03 GT: o que esperar?
Se o dito popular for verdadeiro e a primeira impressão realmente se mostrar capaz de perdurar a longo prazo, o GWM Ora 03 certamente dará muitas dores de cabeça ao BYD Dolphin, seja na versão de entrada, seja na GT, testada pelo Canaltech.
A expectativa da marca chinesa, que já emplacou seguidamente o GWM Haval H6 como o carro híbrido mais vendido do Brasil, é também dominar o mercado de elétricos puros nos segmentos mais acessíveis, e o Ora 03 pode ser capaz de cumprir a missão com maestria.
GWM Ora 03 GT: preço e disponibilidade
O GWM Ora 03 GT está à venda em todo o Brasil pelo preço único de R$ 184 mil. A montadora chinesa informou que as unidades de test-drive já estão disponíveis nas concessionárias, mas as entregas aos clientes começarão somente no mês de dezembro.