5 carros esportivados à venda no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Hyundai estreou no Brasil uma linha de carros esportivados, batizada de N Line. O SUV Creta, um dos campeões em vendas no país, puxou a fila que, em breve, poderá contar com outros modelos da montadora sul-coreana, como o HB20, outro carro que também é sucesso em vendas no Brasil.
Os modelos N Line da Hyundai chegarão ao mercado para fazer companhia a 5 carros esportivados que já estão à venda no Brasil, incluindo um da própria marca, o HB20 Sport. Confira a seguir um pouco mais sobre o HB20 Sport e outros carros esportivados que já são vendidos no país.
5. Hyundai HB20 Sport
Como todo bom carro esportivado, o HB20 Sport atrai olhares pelos adereços diferenciados em relação à versão “comum” do hatch. O modelo da Hyundai tem a cor preta nas saias laterais e nos spoilles, além de filetes cinzas ou vermelhos nas saias dianteira e traseira.
Na parte da frente, o “esportivo para seu dia a dia”, como diz a marca, apresenta como destaque a grade com nichos cromados em formato de cascata. As rodas, aro 16, são diamantadas e exclusivas, no modelo Storm, com o símbolo da Hyundai grafado em preto dentro de um círculo vermelho. Os pneus são 195/55 para “melhorar a performance e a pilotagem em todas as situações”, diz a montadora.
Sob o capô, o motor é o mesmo 1.0 Turbo GDI Flex que equipa versões menos invocadas. Ele oferece ao condutor 120 cavalos de potência e um torque de 17,5 kgfm, além de um câmbio automático de 6 velocidades. O HB20 Sport vai do 0 aos 100 km/h em 10,7 segundos.
Preço: a partir de R$ 102,3 mil
4. Chevrolet Onix RS
O segundo entre os 5 carros esportivados à venda no Brasil é o Chevrolet Onix RS. Assim como no caso do HB20, ele é o “irmão” invocado de um dos hatches mais vendidos no Brasil e tem nas alterações visuais as principais diferenças para atrair a atenção do consumidor.
O Onix RS tem sob o capô o mesmo motor 1.0 turbo de 116 cavalos, com 16,3 kgfm de torque, que equipa outras versões da gama. O desempenho no 0 a 100 km/h é um pouco inferior do aferido no modelo da Hyundai: 11,2 segundos. A “graça”, então, está mesmo nos adereços visuais.
O Onix RS tem teto pintado de preto, grade dianteira no estilo colmeia, emblema RS e símbolo da GM também pretos. Os faróis estilo máscara negra combinam muito bem com as luzes diurnas envoltas e moldura preto brilhante. Na lateral, a opção foi pela pintura dos espelhos em preto metálico e spoilers integrados ao pára-choque e ao porta-malas. Os pneus, aro 16, são acompanhados de rodas de liga-leve exclusivas.
Preço: a partir de R$ 99,3 mil
3. Polo GTS
A Volkswagen tem não apenas um, mas dois representantes na lista de 5 carros esportivados à venda no Brasil. O primeiro deles é o Polo GTS. O que está atualmente nas lojas tem motor 1.4 turbo sob o capô, que dá ao motorista impressionantes 150 cavalos de potência.
O hatch da montadora alemã adotou a cor vermelha como sinônimo de esportividade, tanto que usa e abusa do recurso. A grade frontal dianteira, por exemplo, é cortada ao meio por uma faixa vermelha, que se mistura aos belos faróis em LED quando acesos. Um toque de design que só um bom carro esportivado pode oferecer.
Preço: a partir de R$ 141 mil
2. Virtus GTS
O segundo representante da Volkswagen é o Virtus GTS. O penúltimo entre os 5 carros esportivados à venda no Brasil tem as mesmas características do Polo GTS. Afinal, ele nada mais é do que a versão sedan do “irmão” menor. Assim, sob o capô está o mesmo motor 1.4 turbo, que gera 150 cavalos e 25,4 kgfm de torque.
No exterior, as linhas apresentam grade dianteira em formato de colmeia, faróis em LED, para-choques com visual imponente e rodas diamantadas de 17 polegadas — podem ser de 18, mas compradas como acessórios. As lanternas traseiras são escurecidas, e há ainda um defletor traseiro em preto brilhante sobre a tampa do porta-malas.
Preço: a partir de R$ 148,5 mil
1. Cruze RS
Fechando a lista de 5 carros esportivados à venda no Brasil está o Cruze RS, apelidado por nós aqui do Canaltech de “O Último dos Moicanos”. O hatch ganhou novas cores exclusivas, além de um novo aerofólio traseiro que, segundo a GM, é funcional e afeta o comportamento dinâmico do veículo.
Por dentro, o esportivado tem o motor 1.4 Turbo de 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque, que trabalha alinhado perfeitamente com o câmbio automático de 6 velocidades. Segundo a montadora, a versão 2022 recebeu uma nova calibração do motor, ajuste na suspensão e relação diferenciada do câmbio, com o objetivo de aumentar a esportividade.
Preço: a partir de R$ 155 mil