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Preview Novo Volkswagen Polo | Competitividade é a alma do negócio

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
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O novo Volkswagen Polo foi anunciado há algumas semanas e espantou parte do mercado e dos fãs do hatch com as mudanças que foram mostradas pela montadora alemã. A saída do ótimo motor 1.0 TSI de 128cv e uma aparente "simplificada" do bólido foram notadas — e comprovadas. Mas isso tem motivo e vamos explicar.

Em nosso breve contato com o novo Polo, percebemos que as mudanças foram para melhor, se considerarmos que a intenção da Volkswagen é vender mais seu produto. Além disso, a aposentadoria iminente do Gol forçou a montadora a realizar modificações no hatch compacto premium para torná-lo mais competitivo.

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O resultado? Bem, a princípio ele segue sendo um carro muito bom de guiar, bem equipado, seguro, com espaço interessante dentro do segmento e que vai, sim, dar trabalho aos líderes da categoria, casos específicos de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

Novo Volkswagen Polo: Primeiras Impressões

O Volkswagen Polo agora é vendido em versões com dois tipos de motor: 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgfm e 1.0 turbo TSI de 116cv e 16,8 kgf/m, o mesmo que equipava o VW Up!, mas que recebeu mudanças de calibragem e ajustes para ficar um pouco mais potente e econômico.

Por ocasião do evento de teste da Volkswagen, escolhemos a versão com câmbio manual e motor 1.0 turbo, que deve ser a mais vendida no Brasil, apesar de não ser, nem de longe, a mais equipada. Explicamos: com ela, pudemos sentir a real condição do motor com menos potência. Além disso, no teste completo, a montadora deve nos enviar a versão mais completa, a Highline.

Durante o trajeto, que mesclou ambientes de estrada e cidade, o novo Polo se comportou como esperávamos. Muito ágil, com acelerações bem espertas e retomadas vigorosas, principalmente por causa do uso do câmbio manual. Como é de praxe, a dirigibilidade característica da montadora alemã estava presente em todo o seu esplendor.

Além disso, outras das mudanças reveladas pela Volkswagen foram notadas durante os testes, e de maneira muito presente: os amortecedores e a suspensão. A Volkswagen "vendia" que o Polo era um "mini-Golf" e isso podia ser justificado por seu desempenho e também por seus ajustes mecânicos.

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Desta vez, o hatch está mais comportado e macio, mostrando que a montadora realmente pensa em mudar um pouco o público-alvo desse carro e deixar quem quer algo mais esportivo para a vindoura versão GTS.

Simplificações

A versão TSI do novo VW Polo com câmbio manual é das mais simples do carro, mas vem com bom pacote de equipamentos, como quatro airbags, central multimídia e cluster digital. Porém, o interior, é mais simples: as rodas são de 15 polegadas e sentimos alguns ruídos que, na versão anterior do carro (com motor 1.6), não eram percebidas.

Já na versão Highline, percebemos as simplificações que já revelamos previamente no evento de lançamento. Freios a tambor, bancos um pouco menos confortáveis e os mesmos materiais nos painéis e portas.

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Novo Volkswagen Polo: O que esperar?

O contato com o novo Volkswagen Polo foi breve, mas revelou muitas coisas. A montadora explicou que fez mudanças estruturais e no interior do carro para reduzir peso e cortar alguns custos desnecessários, porém incorporou mudanças importantes na motorização e no conjunto mecânico.

Isso "simplificou" o hatch, antes considerado um modelo "premium" dentro dos carros populares, mas o tornou, certamente, mais competitivo no mercado. Os rivais, certamente, ficarão de olho. Há qualidade para brigar na ponta.

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Novo Polo: Preços e versões

  • Novo Polo MPI: a partir de R$ 82.990
  • Novo Polo TSI: a partir de R$ 92.990
  • Novo Polo TSI Comfortline: a partir de 102.990
  • Novo Polo TSI Highline: a partir de R$ 109.990