Publicidade

Jeep pode demorar tempo absurdo para entregar carros aos clientes; entenda

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Junho de 2022 às 10h52

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Jeep enfrenta problemas para entregar seus SUVs no Brasil. Devido à escassez de semicondutores, a montadora, que pertence o grupo Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën), pode demorar até um ano para concluir a venda de carros como o Jeep Commander, Compass e Renegade, dependendo da versão.

A situação mais dramática dentro da linha é do Jeep Commander. O SUV premium de sete lugares tem versões em que o tempo de espera para faturamento é de 10 meses, sendo concluído, ou seja, entregue, somente em abril de 2023. Já com Compass e Renegade, a situação varia, mas com menos gravidade.

Se você quiser comprar um Jeep Renegade Longitude, a versão intermediária do SUV compacto, a espera pode ser de longos oito meses. Mas para a versão S 4x4, é possível levar o carro para casa em agosto desse ano. Já para o Compass, a espera também é mista, com prazos que podem ir de dois a nove meses.

Continua após a publicidade

Com carros cada vez mais conectados e tecnológicos, a falta de componentes como os semicondutores afeta diretamente a produção. No caso da Jeep, a opção é por atrasar entregas em vez de retirar equipamentos. Para efeito de comparação, a Chevrolet, para manter as vendas em um nível aceitável, retirou recursos como espelhamento de celulares e até Bluetooth.

O grupo Stellantis é um dos que menos teve impacto com a crise dos semicondutores. Prova disso foi seu desempenho no ano passado, quando liderou o mercado brasileiro com a Fiat e teve excelente desempenho com a Jeep, sendo a marca que mais vendeu SUVs no país.

Continua após a publicidade

Para contornar a situação, a empresa precisou tomar atitudes mais drásticas nos últimos dias e semanas. A fábrica de Betim/MG, por exemplo, ficará com operação limitada até o dia 1º de julho. De lá saem carros importantes da Fiat, como Argo e Pulse, além de motores para todo o grupo.

Resta saber se a falta de componentes vai afetar os próximos lançamentos da marca, casos do SUV Fiat Fastback e das versões atualizadas de Argo e Cronos.