Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fiat vai paralisar parcialmente fabricação de automóveis em Betim/MG

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Junho de 2022 às 15h08

Link copiado!

Divulgação/ Stellantis
Divulgação/ Stellantis

A Fiat precisou interromper a fabricação de carros em sua principal fábrica no Brasil, localizada em Betim/MG. Segundo a montadora, essa decisão foi tomada há uma semana e desde o dia 20 de junho metade dos funcionários está em regime de férias coletivas, com data marcada para voltar: 1 de julho.

O motivo para essa paralisação parcial é conhecida: a falta de componentes e insumos para a fabricação dos carros, que tem afetado todas as montadoras no Brasil e no mundo. A Fiat, desde o início da pandemia de covid-19, era uma das empresas que menos tinha sofrido com esse problema. Dessa vez, a parada foi necessária.

Na planta de Betim, a Fiat fabrica modelos como Argo, Mobi, Pulse, Fiorino e Strada, carros de destaque no Brasil com bom desempenho nas vendas até o momento. Além disso, a montadora produz os motores da família Firefly, com variantes 1.0 e 1.3, aspiradas e turbinadas, e que equipam veículos de todo o grupo Stellantis.

Continua após a publicidade

Além da falta de componentes como os semicondutores, a Fiat relata que está com falta de outros materiais, como plástico, borracha e metais. Isso tem a ver não apenas com o aumento de demanda, mas também com a falta de produção, já que, com os embargos econômicos sobre a Rússia, parte desses produtos originários do país ficam restritos.

A Fiat não deu detalhes sobre quais carros e motores deixaram de ser produzidos. Mas é certo que essa paralisação deve atrasar um pouco o lançamento do novo SUV coupé Fiat Fastback, que chegará em breve.