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Hyundai Creta x Chevrolet Tracker: qual é o melhor?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os SUVs dominam o mercado brasileiro há algum tempo e as montadoras perceberam a tempo de lançarem cada vez mais modelos, de diferentes níveis e segmentos. Na categoria de SUVs compactos, oficialmente conhecida como B-SUV, a disputa é muito acirrada, com opções realmente interessantes.

Duas dessas opções são os ótimos Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, que em suas atuais gerações receberam motores turbinados, itens de conectividade e mudanças visuais importantes para seguirem competitivos e brigando entre os mais vendidos do segmento.

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No caso do SUV sul-coreano, a mudança mais drástica foi no visual, que coleciona detratores e adoradores em todo o Brasil. Enquanto isso, no SUV da General Motors houve um decréscimo de potência, mas um incremento em conectividade e segurança para brigar na ponta do segmento.

Para este comparativo, consideraremos as versões mais equipadas de ambos os carros como base, mesmo que, no caso do Hyundai Creta, a variante Ultimate 2.0 seja consideravelmente mais cara do que o Chevrolet Tracker Premier — além de ter um pacote de equipamentos um pouco superior.

Para chegar à conclusão de qual é o melhor SUV entre Creta e Tracker, analisaremos os seguintes itens:

  1. Design
  2. Acabamento
  3. Conforto
  4. Desempenho
  5. Conectividade
  6. Segurança
  7. Custo-Benefício

Já a pontuação será do seguinte modo:

  • Vitória: 3 Pontos
  • 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
  • 2º lugar absoluto: 1 ponto

1. Design

Por aqui, sem surpresas. Entre a nova geração do Hyundai Creta e o Chevrolet Tracker, o modelo da General Motors vence com facilidade. E aqui não vai entrar o gosto pessoal do repórter, mas sim uma questão simples: o SUV asiático divide muito as opiniões, enquanto o estadunidense agrada mais de modo geral.

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  • Vencedor: Chevrolet Tracker - 3 Pontos
  • 2º lugar: Hyundai Creta - 1 Ponto

2. Acabamento

Por aqui, o equilíbrio é absoluto. Tanto Hyundai Creta quanto Chevrolet Tracker abusam do plástico duro, mas brincam bem com as texturas na cabine, sobretudo no painel frontal. Entretanto, o SUV sul-coreano leva uma pequena vantagem por passar um ar de mais requinte, enquanto o carro da GM lembra, e muito, o irmão menor Chevrolet Onix.

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Além disso, o cluster principal do Hyundai Creta é mais agradável e tecnológico, enquanto o Tracker deixa bastante a desejar.

  • Vencedor: Hyundai Creta - 3 Pontos
  • 2º lugar: Chevrolet Tracker - 2 Pontos

3. Conforto

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Para avaliar o conforto dos SUVs deste comparativo levaremos em conta seu espaço interno, porta-malas e ajuste de suspensão, itens que são primordiais para determinar se eles são, de fatos, carros confortáveis. Na soma de todos esses critérios, o Creta leva com alguma facilidade.

O carro da Hyundai tem o maior entre-eixos, com 2,61m contra 2,57m; o maior porta-malas, com 422 litros contra 393 litros; e, na suspensão, por mais que ambos tenham eixo de torção, algo inadmissível pelo preço que cobram, o acerto do sul-coreano traz mais conforto, enquanto o Chevrolet privilegia um comportamento mais dinâmico.

É bom destacar, porém, que ambos são carros bem confortáveis dentro da categoria de SUVs compactos, mas, na comparação entre ambos, a vitória vai para o Hyundai Creta.

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  • Vencedor: Hyundai Creta - 3 Pontos
  • 2º lugar: Chevrolet Tracker - 1 Ponto

4. Desempenho

Por aqui, um duelo de litragens e tipos de aspiração no motor. Enquanto o Hyundai Creta traz o conhecido (e melhorado) 2.0 aspirado de 167cv e 20,6 kgf/m de torque, o Chevrolet Tracker conta com o novo propulsor 1.2 turbo de 133cv e 21,4 kgf/m de torque.

A Hyundai trabalhou muito bem nesse propulsor e o tornou, além de ágil, mais econômico do que na geração anterior. Entretanto, no uso urbano, o motor 1.2 turbo, graças à oferta quase que imediata de torque, torna as coisas mais rápidas e agradáveis. Na estrada, porém, o 2.0 flui melhor e proporciona uma viagem mais tranquila.

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O 0 a 100 km/h de ambos é bem parecido, com 9,3 segundos para o Hyundai e 9,4s para o Chevrolet, com o consumo sendo igual: 7,7 km/l no etanol rodando na cidade.

Em nossa experiência de uso, o Tracker se mostrou mais ágil e leva esse duelo por muito pouco, já que usamos o carro a maior parte do tempo na cidade. Porém, a Hyundai merece todos os elogios por esse motor 2.0. Mesmo mais pesado e com torque tardio, sua tocada é das melhores da categoria.

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  • Vencedor: Chevrolet Tracker - 3 Pontos
  • 2º lugar: Hyundai Creta - 2 Pontos

5. Conectividade

Outro duelo equilibradíssimo. Em sua nova geração, o Hyundai Creta vem munido do pacote Bluelink, que oferece ao usuário uma série de comandos remotos do veículo e toda uma assistência de recuperação em caso de roubo, uma versão evoluída do que a Chevrolet oferece com o OnStar e o My Chevrolet.

O diferencial que chama a atenção nesse caso é que o Tracker conta com a internet 4G nativa, algo que ajuda bastante no uso diário. Por mais que o Creta tenha, por exemplo, um GPS nativo e uma tela maior de multimídia, o modelo da General Motors é mais conectado.

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Além disso, o Chevrolet Tracker já traz o espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, algo que o Creta, mesmo sendo mais novo, não possui. Com base em tudo o que avaliamos dos dois SUVs, vitória do Chevrolet por muito pouco.

  • Vencedor: Chevrolet Tracker - 3 Pontos
  • 2º lugar: Hyundai Creta - 2 Pontos

6. Segurança

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Mais equilíbrio. Ambos os SUVs trazem itens de segurança importantes e extremamente úteis. No caso do Hyundai Creta, essa geração tem o alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego com imagens, além dos seis airbags de série.

Já o Chevrolet Tracker apresenta os mesmos itens, com a diferença que seu alerta de ponto cego e tráfego cruzado seja por meio de alertas visuais no retrovisor, algo que consideramos mais pertinente e funcional no dia a dia, enquanto o alerta de colisão frontal detecta pedestres.

Por outro lado, o Creta Ultimate é equipado com o piloto automático adaptativo e, muito embora seja um item mais voltado ao conforto, sobretudo na estrada, é possível dizer que ele traz mais segurança, já que proporciona alguns momentos de descanso aos pés do motorista.

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Para compensar um pouco, o Tracker é equipado com o Park Assist semiautônomo, que ajuda em balizas e manobras em vagas de shopping. No Hyundai, as manobras têm o auxílio de uma câmera 360º.

Com dois carros tão recheados em equipamentos, é justo um empate.

  • Hyundai Creta e Chevrolet Tracker: 3 pontos

7. Custo-Benefício

Na data de edição deste comparativo, os preços de ambos os SUVs são os seguintes:

  • Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo 2022: R$ 150 mil
  • Hyundai Creta Ultimate 2.0 2022: R$ 160 mil

Sendo assim, diante do equilíbrio apresentado entre os produtos, a diferença de R$ 10 mil não se justifica a favor do Creta, embora ele tenha muita qualidade e vença em alguns aspectos. Talvez nas versões mais em conta, o sul-coreano possa levar mais vantagem, já que dispõe de motor turbo e bom pacote tecnológico.

  • Vencedor: Chevrolet Tracker - 3 pontos
  • 2º lugar: Hyundai Creta - 1 ponto

Hyundai Creta Ultimate x Chevrolet Tracker Premier: Qual vale mais a pena?

  • Chevrolet Tracker - 18 pontos
  • Hyundai Creta - 15 pontos

O Chevrolet Tracker é um SUV muito equilibrado e competitivo, já que reúne bom espaço interno, motor ágil e muita tecnologia. O Hyundai Creta evoluiu absurdamente em sua nova geração, mas, em sua versão topo de gama, o preço já não é tão atrativo, podendo fazer com que os clientes busquem seus modelos mais em conta ou SUVs superiores.

No tira-teima entre ambos, o Tracker vale um pouco mais a pena por custar menos do que o rival em sua versão topo de gama e ser tão equipado quanto. Nos modelos mais em conta, porém, a realidade pode ser diferente.

E aí, qual você escolhe?