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Pulse Abarth x Fiat Pulse: 5 diferenças entre a versão esportiva e a tradicional

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Novembro de 2022 às 13h00

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Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

Lançado no último dia 17 de novembro, o Pulse Abarth é o primeiro SUV que leva a histórica marca da divisão esportiva da Fiat. E talvez pela falta de familiaridade com essa linha, o público deve se perguntar: seria mais um esportivo de adesivo ou estamos, de fato, diante de um carro realmente diferente?

O Canaltech teve a oportunidade de experimentar o Pulse Abarth no evento de lançamento organizado pela montadora italiana e comprovou: o SUV é um verdadeiro esportivo e contou com muita tecnologia e engenharia para ser transformado radicalmente. Não é somente um motor mais potente.

Com isso em mente, listamos cinco diferenças importantes entre o Pulse Abarth e o Fiat Pulse Audace, versão intermediária do SUV compacto, mas que está equipada com o novo motor 1.0 turbo de 130cv e tem comportamento idêntico à antiga variante topo de gama, a Impetus.

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5. Design

Algo que chamou atenção quando o Pulse Abarth foi revelado pela primeira vez, por ocasião do Big Brother Brasil, e depois presencialmente no evento de testes, foi o design. Sua dianteira é a mesma vista no Fiat Fastback, versão coupé do SUV compacto que traz soluções interessantes de aerodinâmica e detalhes que tornam a aparência mais agressiva.

As duas entradas de ar laterais, além de permitirem uma melhor eficiência aerodinâmica, ajudam no resfriamento dos freios dianteiros. Com isso, o desempenho do Pulse Abarth ficou ainda mais interessante. Já as rodas são exclusivas, mesmo sendo de aro 17. Outro ponto: não há logomarcas da Fiat em todo o carro, a não ser a Italian Flag, tradicional na nova identidade visual da montadora.

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Na traseira, para diferenciar o Pulse Abarth do Fiat, basta olhar na saída de escapamento, que é dupla na versão esportiva, além dos apliques de plástico no para-choques, com outro desenho.

4. Interior mais equipado

O Pulse Abarth foi colocado como o modelo topo de gama da linha do SUV. Sendo assim, ele vem com tudo o que a versão Impetus traz em termos de conectividade, segurança e conforto. Porém, alguns ajustes elevaram esse patamar, com itens que também estão presentes no Fiat Fastback.

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A maior mudança está no console central, mais alto e sem o freio de mão convencional. No seu lugar, temos o freio de mão eletrônico e a função auto-hold, muito úteis e que elevam a percepção de valor no produto. Além disso, falando da aparência, propriamente, tudo está com tons mais escuros e detalhes em vermelho, além da presença de insígnias e logotipos da marca Abarth.

3. Câmbio automático de seis marchas

Uma diferença importante do Pulse Abarth para o Fiat Pulse está no câmbio automático. Na versão esportiva, a transmissão escolhida foi a Aisin de seis velocidades, um conversor de torque presente em outros carros do grupo Stellantis, como o Jeep Renegade e a Fiat Toro.

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Já nas versões automáticas das variantes convencionais do SUV, tanto com motor 1.3 quanto com o 1.0 turbo, o câmbio é o CVT que simula sete marchas.

2. Ajustes esportivos estruturais

O Pulse Abarth ganhou em desempenho e não foi apenas pelo motor mais forte, que falaremos adiante. A preparação da divisão Abarth trouxe ao SUV comportamento dinâmico de carro esportivo e isso fica evidente na pista, com muita agressividade e segurança nas curvas, que é onde, de fato, sentimos mais esses ajustes.

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Segundo a Fiat, o Pulse Abarth tem curso de direção mais curto, que tornou os movimentos 7% mais diretos. A barra estabilizadora dianteira tem diâmetro maior e a suspensão conta com molas e amortecedores 13% mais firmes.

Na suspensão traseira, o mesmo trabalho foi feito, gerando 12% a mais de rigidez e aumento de 15% no handling (dirigibilidade). Os pneus também são diferentes e são 11% mais aderentes e 7% mais largos.

1. Motor 1.3 turbo

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O motor 1.3 turbo de 185cv e 27,5 kgf/m de torque está presente em vários carros do grupo Stellantis, como já citamos em matérias e análises aqui no Canaltech. Entretanto, em nenhum outro carro ele se comporta tão bem quando no Pulse Abarth. O propulsor recebeu uma nova calibração para trabalhar de modo mais agressivo com o câmbio automático de seis marchas, também preparado para esportividade.

Além disso, ao acionar o modo Poison, o carro fica ainda mais "envenenado", com trocas de marcha mais curtas, ronco do motor mais proeminente (graças à mudanças no exaustor) e a liberação da vetorização de torque, uma reprogramação de software que dá ao Pulse Abarth mais dinamismo nas curvas.

Veja abaixo um vídeo com a participação da reportagem dp Canaltech. Cortesia do pessoal da Fiat e da Stellantis.