Publicidade

Pulse Abarth | Versão esportiva do SUV chega ao Brasil com preço agressivo

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Novembro de 2022 às 20h43

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A Stellantis finalmente revelou todos os detalhes sobre o Pulse Abarth, versão esportiva do SUV compacto. Desenvolvido em Betim/MG, o bólido chega para ser o topo de gama na linha do Fiat Pulse, mas oferecendo uma experiência completamente diferente de suas versões convencionais. O preço é muito agressivo: R$ 149.990.

A marca já teve dois veículos comercializados no Brasil em outros tempos. Em 2002, foi a vez do Stilo Abarth, versão mais potente do hatch médio e, em 2014, o 500 Abarth. No caso do Pulse Abarth, trata-se do primeiro modelo da divisão a ser desenvolvido no Brasil e também o primeiro SUV.

Continua após a publicidade

E para honrar a tradição do escorpião, a Fiat trabalhou para trazer o Pulse Abarth com o já conhecido motor T270, que equipa outros modelos do grupo Stellantis como o Jeep Renegade e o Fiat Fastback. Esse propulsor, que foi totalmente recalibrado, despeja 185cv e 27,5 kgf/m de torque.

Com esse motor e os ajustes da Abarth, o Pulse Abarth vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, ostentando a marca de SUV compacto mais rápido do Brasil. Sua velocidade máxima é de 215 km/h e a relação peso/potência fica na casa dos 6,9 kg/cv (o ideal para um carro ser ágil é 8 kg/cv).

Modificado para ficar envenenado

Segundo a Fiat, o Pulse Abarth foi desenvolvido na plataforma MLA, a mesma do Pulse convencional, mas com modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes.

Continua após a publicidade

A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.

O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.

Modo Poison

Continua após a publicidade

O modo Poison torna as coisas muito mais divertidas no Pulse Abarth, como pudemos experimentar em Tarumã. Ao apertar o botão, ele muda a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores.

Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais arisco nas manobras. Ele ainda conta com uma calibração super esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

O mais equipado da linha

Continua após a publicidade

O Pulse Abarth é o topo da gama do Fiat Pulse e, como não poderia deixar de ser, está bem munido do ponto de vista tecnológico e de segurança — tudo de série.

A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.

Continua após a publicidade

O Pulse Abarth também traz paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha.

O SUV ainda vem com carregador por indução para smartphones, cluster full digital 7 polegadas específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry'n Go.

Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia.

Design com leves ajustes

Continua após a publicidade

O Pulse Abarth é um Abarth legítimo e, por isso, recebeu esse tratamento também no design. A dianteira tem entradas de ar funcionais, como no Fastback e as rodas são de aro 17, porém com desenho exclusivo. Há, também, muitos escorpiões com a marca da divisão esportiva por todo o carro.

Pulse Abarth: Preço e disponibilidade

O Pulse Abarth está disponível em todo o Brasil pelos seguintes preços:

  • Brasil (exceto São Paulo): R$ 149.990
  • Estado de São Paulo: R$ 154.731
Continua após a publicidade