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O que é um carro mais aerodinâmico?

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Junho de 2021 às 08h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Se você foi um bom aluno ou aluna em Física, certamente deve se lembrar das explicações sobre aerodinâmica e como ela afeta o desempenho de carros de corrida, passeio e, claro, aeronaves. Em nossa mente, sendo leigos ou não, um carro mais "aerodinâmico" é melhor e mais eficiente que os demais, já que oferece menos resistência ao ar e consegue furar essa barreira invisível com mais facilidade.

Segundo estudos, o objeto ou corpo que possui um coeficiente aerodinâmico (Cx) perfeito é a gota d'água, com a medição de 0,05. Isso significa que quanto menor esse número, menos resistência ao ar o veículo terá. Nos automóveis de passeio, esse número fica, em média, nos 0,30, com números melhores, sobretudo, em modelos sedã, como o Volvo S60, já que sua traseira é mais baixa e permite uma melhor passagem do ar quando comparamos com carrocerias hatch ou monovolumes.

E aí fica a pergunta: qual é a vantagem de um carro mais aerodinâmico?

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No dia a dia, de modo bem simples, um carro mais aerodinâmico proporciona um desempenho superior e menos resistência ao ar. Com isso, dependendo do modo como você conduz o veículo, pode gerar maior economia de combustível e menos trepidações em viagens, por exemplo.

Na prática, pense como é percorrer uma estrada com os vidros do seu carro abertos ou fechados. Com mais de 80 km/h percebe-se uma diferença grande no comportamento do veículo, já que, com tudo aberto, mais ar entra na cabine e variações de dinâmica podem fazer com que o automóvel fique mais instável. Para simbolizar ainda mais este cenário, pense que as montadoras, para medir o coeficiente aerodinâmico de seus carros, utilizam túneis de vento com os carros todos fechados, de modo a aferir melhor esses dados.

Além dos vidros fechados ou abertos, outras situações em seu carro podem afetar a aerodinâmica, como peças soltas no assoalho, acessórios no teto e até mesmo o balanceamento das rodas, já que o ar, conforme avançamos com o automóvel, passa por todos os lados do veículo.

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Por que alguns carros de corrida tem menor coeficiente aerodinâmico?

Geralmente, superesportivos de competição precisam de menos aerodinâmica e maior força gravitacional (downforce). Isso acontece porque, devido à alta velocidade e para evitar que eles decolem na pista (literalmente), é necessária mais aderência, sobretudo nas curvas. Um carro de Fórmula 1, por exemplo, pode ter coeficiente aerodinâmico de 0,70, mesmo com seu formato agudo e aerofólios traseiros. Já o Tesla Model S ostenta a marca de 0,24 Cx.

Além disso, para carros de alto desempenho, nem sempre um menor coeficiente aerodinâmico quer dizer maior eficiência. Para isso, outros parâmetros devem ser levados em conta, como a área frontal, vão livre do solo, raio de ataque, raio de saída, pneus mais largos e até mesmo sua altura.

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Um cálculo bom para determinar a real eficiência aerodinâmica de um carro é a multiplicação de sua área frontal pelo Cx. Carros de passeio, por exemplo, têm, em média, 0,30 Cx. Se sua área frontal for de 2m², o número real pode ser de 0,60 dentro da escala.