Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Depois do Google, Apple também quer criar sistema operacional para carros

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Outubro de 2021 às 17h10

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Apple

A Apple quer expandir os limites do Apple CarPlay e integrar ainda mais seus aplicativos e interfaces nos automóveis. Segundo apuração da Bloomberg, a gigante de Cupertino trabalha na criação de um sistema operacional completamente integrado aos carros, capaz de acionar comandos internos do veículo, tal qual o Google já faz em modelos como o recém-lançado Volvo XC40 Pure Electric.

O suposto vindouro iOS Car, hoje chamado internamente na Apple de "IronHeart", substituiria os comandos de voz que normalmente habitam os carros mais avançados da atualidade. Com ele, poderíamos acionar o ar-condicionado, abrir e fechar os vidros, selecionar músicas e baixar aplicativos diretamente da App Store — desde que eles estejam configurados para serem usados em veículos.

Diferentemente do Apple CarPlay, que precisa de um hospedeiro para funcionar (no caso, um iPhone), esse sistema estaria instalado de modo nativo no automóvel, que, claro, dependeria de um desenvolvimento em conjunto com a Apple. Resta saber, porém, se os usuários de Android conseguiriam manter o espelhamento do Android Auto mesmo em uma plataforma de outra desenvolvedora.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que nos primórdios do espelhamento e pareamento de celulares com automóveis, a Apple tinha uma forte relação com a BMW, que instalou um sistema próprio em seus modelos. Portanto, não seria surpresa se a Maçã estreasse esse software em um carro da marca alemã. Resta esperar.

Fonte: Bloomberg