Preview Volvo XC40 Pure Electric | SUV pode ser o melhor elétrico do Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Volvo finalmente mostrou seu primeiro carro elétrico ao mercado brasileiro. O novo XC40 Pure Electric marca o início de uma transformação para a marca sueca, que agora vai lançar somente veículos zero emissão em todos os mercados em que atua. E quando se pensa que não é possível melhorar um produto que já era excelente, como a versão híbrida plug-in do SUV, percebemos que para a Volvo foi, sim, possível.
- Análise | Volvo S60 é supremo ao unir tecnologia, segurança e diversão
- Volvo confirma chegada de mais dois carros elétricos ao Brasil
- Análise | Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid pode tornar sua vida muito melhor
Além do novo motor elétrico extremamente potente e ágil, o XC40 Pure Eletric trouxe algumas novidades para a linha da Volvo que devem aparecer em outros modelos, tornando a experiência com o SUV ainda mais agradável e escancarando que o sucesso da empresa no segmento de utilitários premium não é por acaso. Atualmente, os suecos lideram com folga as vendas desse segmento.
O Canaltech foi até o Parque Eólico de Osório, no Rio Grande do Sul, para ver de perto o primeiro carro elétrico da Volvo e hoje conta para você as primeiras impressões deste que promete ser o melhor produto do Brasil neste segmento.
Primeiras impressões
A Volvo manteve todo o aparato tecnológico que vimos no XC40 Plug-in Hybrid no Pure Electric, mas tudo parece ter sido elevado à outra potência na variante elétrica. Além de todos os sistemas de seguranças estarem mais afiados do que nunca, o SUV trouxe melhorias para o conforto do motorista e passageiros, como a retirada do freio de mão, que tornou a experiência mais ágil dentro do carro. Basta entrar com a chave e colocar o câmbio no D para sair com o veículo, sem a necessidade de dar a partida.
Além disso, a central multimídia trouxe uma importante atualização: agora ela é equipada com Android "puro". Diferentemente do Android Auto, em que há espelhamento da tela do celular, aqui tudo funciona de modo original e mais interligado, independentemente de qual aplicativo é utilizado. Com esse sistema, é possível traçar um percurso no Google Maps e saber se você terá bateria o suficiente para chegar ao seu destino.
No campo da segurança, o XC40 Pure Electric ostenta todo o pacote da Volvo, como o piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, seis airbags, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de mudança e permanência em faixa, cintos de segurança com pré-tensão, alerta de colisão traseiro, câmera de manobras 360º e o Pilot Assist.
Mas a maior evolução do XC40 Pure Electric e grande destaque fica por conta, claro, de seu comportamento. Agora o SUV tem dois motores elétricos, um em cada tracionamento, que juntos despejam 408cv e 67,3 kgf/m de torque, fazendo com que o carro vá de 0 a 100 km/h em incríveis 4,9 segundos, quase o mesmo tempo do sedã esportivo Volvo S60 e bem menos tempo do que a variante híbrida plug-in. Com um motor desses, somado à tração integral, o carro ficou ainda mais divertido de guiar, principalmente na estrada.
Com mais tempo com o carro, poderemos verificar como será seu comportamento na cidade, sobretudo quando pensamos na autonomia. Os números oficiais da Volvo revelam que o SUV tem 418 quilômetros de rodagem, mas, como já demonstramos em outros carros elétricos, isso pode ser melhorado dependendo do tipo de condução adotada. Mas, a princípio, há potencial para que o SUV domine esse segmento.
No interior, o XC40 Pure Electric segue a receita vencedora da montadora sueca e esbanja luxo e conforto, com materiais excelentes no acabamento e sistema de som com 22 alto-falantes Harman/Kardon. O espaço interno também é muito bom, assim como isolamento acústico, que é muito competente.
Avaliação inicial
A Volvo acerta em cheio em trazer uma versão 100% elétrica do seu principal produto, o XC40. Extremamente ágil, confortável e seguro, ele tem tudo para dominar o mercado de carros elétricos assim como já domina o segmento de SUVs premium com a variante híbrida.
Preço e disponibilidade
O Volvo XC40 Pure Electric está em pré-venda no mercado brasileiro por R$ 389.950. Os compradores desse período vão ganhar uma wallbox para carregamento do carro, além da instalação. A Volvo avisa que o primeiro lote já está esgotado e que uma segunda leva com mais unidades está disponível.
O Canaltech foi à Osório/RS a convite da Volvo Cars Brasil.