O que é o Apple CarPlay e como configurar no seu carro

O que é o Apple CarPlay e como configurar no seu carro

Por Lucas Wetten | Editado por Bruno Salutes | 08 de Agosto de 2021 às 12h00
Foto: Sandra Tan (Unsplash)

Apresentado pela Apple em 2014 para rodar a partir do iOS 13, o recurso CarPlay possibilita que o motorista de um carro compatível com o recurso possa conectar um iPhone ao seu carro e utilizar uma série de funcionalidades do iOS sem precisar se desconcentrar da sua rota à frente.

Hoje em dia, segundo a Apple, 80% dos carros novos fabricados em todo o mundo possuem compatibilidade com o recurso, o que resulta algo em torno de 600 modelos das mais variadas marcas de montadoras (você pode conferir a lista completa nesta página do site da Apple).

A conexão do recurso pode ser feita através de um cabo ou via Bluetooth e permite que, além de acionar a Siri, você possa também personalizar a tela touchscreen do computador de bordo — naturalmente, caso haja um no painel do seu carro — com aplicativos úteis para sua navegação, como Waze, Telefone, Spotify, Calendário, WhatsApp, entre muitos outros.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Entenda abaixo como utilizar o recurso Apple CarPlay no seu carro:

Botão de controle de voz do volante

Com o seu iPhone devidamente conectado ao seu carro, pressione o botão de controle de voz que vem ao volante para acionar e falar com a Siri através dos alto-falantes e do microfone integrado do seu veículo.

Pressione o botão de controle de voz do volante para acionar a Siri. Foto: Lucas Wetten (Canaltech)

Computador de bordo

Caso o seu carro possua um monitor touchscreen no painel do carro, o CarPlay pode ser utilizado para exibir a rota da sua viagem em um aplicativo de navegação — como Apple Mapas, Waze ou Google Maps —, ou então, explorar e controlar playlists de apps de músicas — como Spotify, Apple Music, ou outros. Além disso, você pode também verificar suas mensagens no WhatsApp e iMessage, consultar seus compromissos do Calendário, receber e atender chamadas pelo app do Telefone, e muito mais.

Utilize os apps do Apple CarPlay através da tela touchscreen do seu carro. Foto: Reprodução (Apple)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.