Publicidade

Carros da Honda terão Google nativo a partir de 2022; veja o que muda

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Setembro de 2021 às 15h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Honda deu um importante passo para melhorar a conectividade de seus carros. Em acordo com o Google, a gigante japonesa agora vai adotar uma interface automotiva interna nativa com base no Android. Com isso, veículos produzidos a partir de 2022 serão equipados com centrais multimídia completamente integradas com o sistema operacional, além de trazerem benefícios aos usuários.

Na prática, será como se o Android Auto, o programa de espelhamento de smartphones do Google, fosse potencializado e incorporado diretamente ao carro. Com isso, o usuário pode baixar aplicativos e utilizá-los diretamente na central multimídia, sem a necessidade do espelhamento. Além disso, o sistema vai poder realizar ações dentro do funcionamento do carro, como ligar o ar-condicionado, aumentar o volume da música e enviar trajetos para o Google Maps por intermédio do Google Assistente e comandos de voz.

"É um grande prazer poder oferecer um novo valor para a mobilidade e para a vida diária das pessoas, em todo o mundo, combinando os pontos fortes da Honda em tecnologias avançadas no desenvolvimento de automóveis com os pontos fortes do Google em tecnologias de informação inovadoras. A Honda vai continuar assumindo desafios para criar um novo valor e, ao mesmo tempo, abordar rapidamente a transformação da mobilidade sem se limitar ao convencional da indústria automobilística", comenta Satoshi Takami, Diretor Presidente à frente das operações do MaaS (Mobility as a Service, Mobilidade como Serviço em português), em comunicado enviado ao Canaltech.
Continua após a publicidade

No Brasil, já existe um carro que utiliza esse sistema. Trata-se do Volvo XC40 Pure Electric, que foi o primeiro automóvel no mundo a ter equipado em sua interface veicular todo o ecossistema do Google, incluindo a total compatibilidade com o Google Assistente. O diferencial no modelo sueco, porém, é que a internet disponível é nativa, sem a necessidade de roteamento — o que ainda não foi confirmado pela Honda.

A montadora japonesa planeja a integrar essa tecnologia do Google em um novo automóvel, cuja venda será iniciada no segundo semestre de 2022 na América do Norte e, em seguida, expandir globalmente em etapas. A princípio, aqui no Brasil, o primeiro carro da marca que pode aparecer com esse novo sistema pode ser a nova geração do SUV HR-V.