Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça 5 tecnologias que conectam seu celular ao carro

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Setembro de 2021 às 07h30

Link copiado!

Chevrolet
Chevrolet

Você já deve ter ouvido que os smartphones praticamente se tornaram uma extensão dos nossos corpos. São aparelhos que, atualmente, reúnem praticamente tudo o que precisamos no dia a dia, como aplicativos de bancos, música, clima e entretenimento. Com o avanço da tecnologia, porém, outros produtos também podem receber essa alcunha de "extensão de nossos corpos". Um dos principais deles são, certamente, os carros.

Cada vez mais conectados e paramentados de tecnologia, os automóveis também reúnem aplicativos e funções que nos ajudam demais durante o dia, seja para o trabalho, seja para o lazer. Além disso, a compatibilidade com o espelhamento de celulares é uma prova de que ambos os produtos podem conviver em perfeita harmonia. Mas como podemos fazer isso? Quais as ferramentas que conectam esses aparelhos?

Com isso em mente, o Canaltech separou uma lista com cinco tecnologias e programas que ajudam a conectar o celular ao carro.

Continua após a publicidade

5. Mirror Link

O Mirror Link é um dos aplicativos mais populares quando pensamos em espelhamento de tela. Presente na maioria das centrais multimídia atualmente — mas já em desuso devido ao Android Auto e ao Apple CarPlay —, esse programa simplesmente replica o conteúdo do seu celular no seu carro. A diferença é que, devido à legislação, ele não pode aparecer em movimento, o que dificulta o uso de aplicativos de navegação, por exemplo.

O programa era muito usado por donos de celulares Android e Windows Phone e necessitava do uso de um cabo USB para funcionar.

Continua após a publicidade

4. Apple CarPlay

O Apple CarPlay é o aplicativo da Apple que ajuda a conectar um smartphone ao seu automóvel. Assim como acontece no Android Auto, esse programa facilita o uso de programas de música e navegação, já que não bloqueia a tela da central multimídia em movimento.

Além disso, sua interface é bem simples e os programas são executados em versões que não atrapalham a condução do automóvel. Hoje em dia, alguns modelos de carro são compatíveis com a versão sem fio do software, que também pode trabalhar em conjunto com a Siri, a assistente pessoal da Apple.

Continua após a publicidade

3. Android Auto

O Android Auto é o programa utilizado pelo Google para conectar e espelhar funções do celular em um carro. Com ele, podemos acessar aplicativos como o Spotify, Google Maps, Waze e até o Telegram, sempre com sua versões adaptadas para garantir a segurança do usuário.

Continua após a publicidade

Assim como acontece no Apple CarPlay, o Android Auto já pode ser conectado via wireless com alguns automóveis e atua em conjunto com o Google Assistente.

2. Amazon Alexa

Presente em alguns automóveis do mercado brasileiro, como o Jeep Compass, a Fiat Toro e a BMW X1, a assistente pessoal da Amazon pode ser de grande ajuda no cotidiano e na relação com o carro. Com ela, você pode ligar o veículo, acender as luzes e até controlar a temperatura do ar-condicionado.

Continua após a publicidade

Tudo isso, claro, com a ajuda de um smartphone, que será necessário para a conexão e utilização quando você não estiver em casa ou próximo a uma Echo Dot.

1. Bluetooth

O Bluetooth é o meio mais fácil e básico de conexão entre um celular e um carro. Com ele, podemos ouvir nossas músicas diretamente do nosso smartphone e sem a necessidade da utilização de fios ou instalação de programas especiais.

Continua após a publicidade

Além de aplicativos de música, todos os outros programas também podem ter seus sons esparramados pelo carro graças a essa tecnologia de conexão.