Conheça 5 tecnologias que conectam seu celular ao carro

Conheça 5 tecnologias que conectam seu celular ao carro

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 05 de Setembro de 2021 às 07h30
Chevrolet

Você já deve ter ouvido que os smartphones praticamente se tornaram uma extensão dos nossos corpos. São aparelhos que, atualmente, reúnem praticamente tudo o que precisamos no dia a dia, como aplicativos de bancos, música, clima e entretenimento. Com o avanço da tecnologia, porém, outros produtos também podem receber essa alcunha de "extensão de nossos corpos". Um dos principais deles são, certamente, os carros.

Cada vez mais conectados e paramentados de tecnologia, os automóveis também reúnem aplicativos e funções que nos ajudam demais durante o dia, seja para o trabalho, seja para o lazer. Além disso, a compatibilidade com o espelhamento de celulares é uma prova de que ambos os produtos podem conviver em perfeita harmonia. Mas como podemos fazer isso? Quais as ferramentas que conectam esses aparelhos?

Com isso em mente, o Canaltech separou uma lista com cinco tecnologias e programas que ajudam a conectar o celular ao carro.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

5. Mirror Link

O Mirror Link é um dos aplicativos mais populares quando pensamos em espelhamento de tela. Presente na maioria das centrais multimídia atualmente — mas já em desuso devido ao Android Auto e ao Apple CarPlay —, esse programa simplesmente replica o conteúdo do seu celular no seu carro. A diferença é que, devido à legislação, ele não pode aparecer em movimento, o que dificulta o uso de aplicativos de navegação, por exemplo.

O Volkswagen Gol é compatível com o MirrorLink (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O programa era muito usado por donos de celulares Android e Windows Phone e necessitava do uso de um cabo USB para funcionar.

4. Apple CarPlay

O Apple CarPlay é o aplicativo da Apple que ajuda a conectar um smartphone ao seu automóvel. Assim como acontece no Android Auto, esse programa facilita o uso de programas de música e navegação, já que não bloqueia a tela da central multimídia em movimento.

O Apple CarPlay é a melhor maneira de conectar seu iPhone a um carro (Imagem: Divulgação/Mini)

Além disso, sua interface é bem simples e os programas são executados em versões que não atrapalham a condução do automóvel. Hoje em dia, alguns modelos de carro são compatíveis com a versão sem fio do software, que também pode trabalhar em conjunto com a Siri, a assistente pessoal da Apple.

3. Android Auto

O Android Auto é o programa utilizado pelo Google para conectar e espelhar funções do celular em um carro. Com ele, podemos acessar aplicativos como o Spotify, Google Maps, Waze e até o Telegram, sempre com sua versões adaptadas para garantir a segurança do usuário.

O Android Auto possui interface rápida e intuitiva (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Assim como acontece no Apple CarPlay, o Android Auto já pode ser conectado via wireless com alguns automóveis e atua em conjunto com o Google Assistente.

2. Amazon Alexa

Presente em alguns automóveis do mercado brasileiro, como o Jeep Compass, a Fiat Toro e a BMW X1, a assistente pessoal da Amazon pode ser de grande ajuda no cotidiano e na relação com o carro. Com ela, você pode ligar o veículo, acender as luzes e até controlar a temperatura do ar-condicionado.

Com simples comandos é possível ligar seu carro pela Echo Dot (Imagem: Ivo/Canaltech)

Tudo isso, claro, com a ajuda de um smartphone, que será necessário para a conexão e utilização quando você não estiver em casa ou próximo a uma Echo Dot.

1. Bluetooth

O Bluetooth é o meio mais fácil e básico de conexão entre um celular e um carro. Com ele, podemos ouvir nossas músicas diretamente do nosso smartphone e sem a necessidade da utilização de fios ou instalação de programas especiais.

A central multimídia do Toyota RAV4 2019 ainda era sem Android Auto e Apple Car Play (Imagem: Matheus Argentoni/Canaltech)

Além de aplicativos de música, todos os outros programas também podem ter seus sons esparramados pelo carro graças a essa tecnologia de conexão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.