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Chevrolet Tracker RS x Hyundai Creta N-Line | Qual o melhor SUV esportivado?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Recentemente, a indústria automotiva tem adotado algumas estratégias para ampliar as linhas de carros e oferecer versões diferentes de um mesmo produto. Aqui no Brasil isso se tornou bem comum e, quase sempre, o caminho é apostar no visual mais esportivo, porém sem alterações importantes em motor ou dinâmica. Chamamos esse tipo de veículo carinhosamente de "esportivado".

Entre os SUVs, dois modelos se destacam e chegaram há pouco tempo no mercado: Chevrolet Tracker RS e Hyundai Creta N-Line. As propostas são parecidas, mas as estratégias das montadoras para os produtos são bem diferentes. Enquanto a Hyundai posiciona seu carro em uma prateleira maior, a General Motors tenta visar o custo-benefício.

Entretanto, é inevitável comparar esses dois modelos, assim como já acontece com suas versões convencionais. Como é de praxe aqui no Canaltech, consideraremos os mesmos requisitos para esse embate, com acréscimo do item "esportividade", já que estamos falando de carros que tentam atrair esse tipo de olhar.

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Assim, para definir qual o melhor SUV esportivado entre o Chevrolet Tracker RS e o Hyundai Creta N-Line, os aspectos avaliados foram estes:

  • Design
  • Acabamento
  • Conforto
  • Desempenho e Consumo
  • Conectividade
  • Segurança
  • Custo-Benefício
  • Esportividade

Para pontuar, adotamos os seguintes critérios:

  • Vitória: 3 pontos
  • 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
  • 2º lugar absoluto: 1 ponto

8. Design

Por melhor que tenha ficado o design do Creta na versão N-Line, o Tracker segue sendo um SUV com visual mais bem resolvido, ainda mais na variante RS, a mais bonita de toda a linha.

Assim como acontece no rival sul-coreano, o SUV da GM apela para detalhes escurecidos, mas já contava com um belo desenho dessa geração do modelo.

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  1. Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
  2. Hyundai Creta N-Line: 1 ponto

7. Acabamento

Os dois SUVs têm acabamentos que deixam a desejar, mesmo considerando a média da categoria. Entretanto, a cabine do Hyundai Creta N-Line passa um pouco mais de sofisticação do que a do Chevrolet Tracker RS. No modelo da GM, a semelhança com o Onix, por exemplo, desagrada.

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Já o Creta, ainda mais na versão N-Line, passa um ar mais elegante e cumpre o que promete na ideia de ser um carro com apelo esportivo. O interior é todo escuro, enquanto no Tracker apenas os bancos e o painel adotam esse tom.

  1. Hyundai Creta N-Line: 3 pontos
  2. Chevrolet Tracker RS: 1 ponto

6. Conforto

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No quesito conforto, não há muito mistério. Não que o Tracker faça feio, mas o Hyundai Creta tem medidas muito mais convidativas do que o rival da GM. O carro da Hyundai tem o maior entre-eixos, com 2,61m contra 2,57m; o maior porta-malas, com 422 litros contra 393 litros; e a suspensão foi reajustada para privilegiar a dirigibilidade — porém sem abrir mão do conforto.

  1. Hyunda Creta N-Line: 3 pontos
  2. Chevrolet Tracker RS: 1 ponto

5. Desempenho e Consumo

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Há uma versão do Hyundai Creta N-Line com o motor 2.0 e, posteriormente, também a colocaremos no duelo contra o Chevrolet Tracker RS. Mas, para este comparativo, a unidade utilizada estava munida do propulsor 1.0 turbo de 120cv de potência e 17,5 kgf/m torque. Nesse caso, as coisas ficam bem difíceis para o SUV sul-coreano.

É que, por mais que o Tracker RS não tenha tido nenhuma modificação mecânica e de construção em sua versão esportivada, ele está equipado com um motor muito mais forte e que lhe proporciona um comportamento mais agressivo do que o Creta N-Line.

O Tracker está com o bom 1.2 turbo de 133cv e 21,4 kgf/m. O 0 a 100 km/l é feito em 9,3s, enquanto no Creta esse percurso é feito em 11s. Na prática, porém, essa diferença é bem maior. O convívio com o Tracker passou mais segurança nas acelerações e retomadas, principalmente na estrada. O uso urbano também foi bem convidativo.

O consumo foi outro ponto em que o Chevrolet se sai melhor. O teste com ele foi na gasolina e, batendo com os dados oficiais do Creta N-Line (o testamos no etanol), a vantagem segue. A média mista cidade/estrada foi de 11,7 km/l. No circuito rodoviário, chegamos a marcar 17 km/l, enquanto no urbano, anotamos pouco mais de 10 km/l. Segundo a Hyundai, o Creta N-Line faz médias de 12 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com gasolina.

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  1. Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
  2. Hyunday Creta: 1 ponto

4. Conectividade

Assim como aconteceu com o duelo entre as versões topo de gama de Tracker e Creta, a vantagem vai por muito pouco para o SUV da GM. Por mais que a central multimídia do Creta N-Line seja maior e até mais rápida, fica devendo com a ausência do 4G nativo e do espelhamento sem fio para celulares.

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Os módulos Hyundai Bluelink e Chevrolet OnStar são equivalentes e deixam a coisa equilibrada, assim como a qualidade de som.

  1. Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
  2. Hyundai Creta N-Line: 2 pontos

3. Segurança

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Outro item de bastante equilíbrio entre o Creta N-Line e o Tracker RS. Diferente do que aconteceu nas versões topo de gama dos SUVs, desta vez não há empate e o Hyundai se sai melhor por muito pouco. Ambos estão munidos do alerta de colisão frontal e da frenagem automática de emergência, porém o SUV sul-coreano agrega mais itens que ajudam na condução e evitam acidentes. São eles:

  • Alerta de colisão traseiro com frenagem/
  • Câmeras de ponto cego com alerta de tráfego cruzado;
  • Câmera 360º para manobras;
  • Alerta de saída de faixa com correção ativa;
  • Centralizador de faixa

O Tracker RS é feito com base no Tracker LTZ, ou seja, mantêm itens como os já citados, além dos seis airbags (também presentes no Creta) e do alerta de ponto cego. Mas perde, por exemplo, o assistente de estacionamento semiautônomo.

  1. Hyundai Creta N-Line: 3 pontos
  2. Chevrolet Tracker RS: 2 pontos
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2. Custo-Benefício

Há um certo equilíbrio entre o Hyundai Creta N-Line e o Chevrolet Tracker RS quando pensamos em equipamentos e em todos os outros requisitos, mas a diferença de preço entre eles pode ser determinante para a escolha. Na data de edição desse comparativo, o modelo sul-coreano é encontrado por R$ 171.590, enquanto o modelo da GM custa bem menos: R$ 159.750. Será que é para tanto?

  1. Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
  2. Hyundai Creta N-Line: 2 pontos
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1. Esportividade

Nenhum dos dois SUVs são esportivos, de fato, mas o Chevrolet Tracker RS consegue passar mais esportividade do que o Hyundai Creta N-Line. Explicamos.

Por mais que o Creta tenha ajustes um pouco mais sutis para melhorar a dirigibilidade, tornando-a um pouco mais firme, o Tracker já tem isso por natureza, mesmo sem modificações especiais para a essa versão. Isso sem falar no desempenho, muito melhor no SUV da GM.

Em termos de design, ambos conseguem chamar atenção pelo apelo esportivo. O que determina esse feeling aqui é mesmo o uso.

  1. Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
  2. Hyundai Creta N-Line: 2 pontos

Chevrolet Tracker RS x Hyundai Creta N-Line: Qual o melhor SUV esportivado?

  1. Chevrolet Tracker RS: 19 pontos
  2. Hyundai Creta N-Line: 17 pontos

A pontuação sugere que o Chevrolet Tracker RS venceu o Hyundai Creta N-Line no comparativo, mas precisamos fazer ponderações. Questões como design, que foi o que, basicamente, desempatou a disputa, são muito pessoais e, para o gosto de outras pessoas, o Creta pode ser mais atraente do que o Tracker.

Entretanto, temos que ressaltar a qualidade dos dois produtos e como eles podem te conquistar cada um a seu modo. O Creta, com mais espaço e equipamentos, e o Tracker com mais desempenho e conectividade.