Chevrolet Tracker RS x Hyundai Creta N-Line | Qual o melhor SUV esportivado?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Recentemente, a indústria automotiva tem adotado algumas estratégias para ampliar as linhas de carros e oferecer versões diferentes de um mesmo produto. Aqui no Brasil isso se tornou bem comum e, quase sempre, o caminho é apostar no visual mais esportivo, porém sem alterações importantes em motor ou dinâmica. Chamamos esse tipo de veículo carinhosamente de "esportivado".
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Entre os SUVs, dois modelos se destacam e chegaram há pouco tempo no mercado: Chevrolet Tracker RS e Hyundai Creta N-Line. As propostas são parecidas, mas as estratégias das montadoras para os produtos são bem diferentes. Enquanto a Hyundai posiciona seu carro em uma prateleira maior, a General Motors tenta visar o custo-benefício.
Entretanto, é inevitável comparar esses dois modelos, assim como já acontece com suas versões convencionais. Como é de praxe aqui no Canaltech, consideraremos os mesmos requisitos para esse embate, com acréscimo do item "esportividade", já que estamos falando de carros que tentam atrair esse tipo de olhar.
Assim, para definir qual o melhor SUV esportivado entre o Chevrolet Tracker RS e o Hyundai Creta N-Line, os aspectos avaliados foram estes:
- Design
- Acabamento
- Conforto
- Desempenho e Consumo
- Conectividade
- Segurança
- Custo-Benefício
- Esportividade
Para pontuar, adotamos os seguintes critérios:
- Vitória: 3 pontos
- 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
- 2º lugar absoluto: 1 ponto
8. Design
Por melhor que tenha ficado o design do Creta na versão N-Line, o Tracker segue sendo um SUV com visual mais bem resolvido, ainda mais na variante RS, a mais bonita de toda a linha.
Assim como acontece no rival sul-coreano, o SUV da GM apela para detalhes escurecidos, mas já contava com um belo desenho dessa geração do modelo.
- Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
- Hyundai Creta N-Line: 1 ponto
7. Acabamento
Os dois SUVs têm acabamentos que deixam a desejar, mesmo considerando a média da categoria. Entretanto, a cabine do Hyundai Creta N-Line passa um pouco mais de sofisticação do que a do Chevrolet Tracker RS. No modelo da GM, a semelhança com o Onix, por exemplo, desagrada.
Já o Creta, ainda mais na versão N-Line, passa um ar mais elegante e cumpre o que promete na ideia de ser um carro com apelo esportivo. O interior é todo escuro, enquanto no Tracker apenas os bancos e o painel adotam esse tom.
- Hyundai Creta N-Line: 3 pontos
- Chevrolet Tracker RS: 1 ponto
6. Conforto
No quesito conforto, não há muito mistério. Não que o Tracker faça feio, mas o Hyundai Creta tem medidas muito mais convidativas do que o rival da GM. O carro da Hyundai tem o maior entre-eixos, com 2,61m contra 2,57m; o maior porta-malas, com 422 litros contra 393 litros; e a suspensão foi reajustada para privilegiar a dirigibilidade — porém sem abrir mão do conforto.
- Hyunda Creta N-Line: 3 pontos
- Chevrolet Tracker RS: 1 ponto
5. Desempenho e Consumo
Há uma versão do Hyundai Creta N-Line com o motor 2.0 e, posteriormente, também a colocaremos no duelo contra o Chevrolet Tracker RS. Mas, para este comparativo, a unidade utilizada estava munida do propulsor 1.0 turbo de 120cv de potência e 17,5 kgf/m torque. Nesse caso, as coisas ficam bem difíceis para o SUV sul-coreano.
É que, por mais que o Tracker RS não tenha tido nenhuma modificação mecânica e de construção em sua versão esportivada, ele está equipado com um motor muito mais forte e que lhe proporciona um comportamento mais agressivo do que o Creta N-Line.
O Tracker está com o bom 1.2 turbo de 133cv e 21,4 kgf/m. O 0 a 100 km/l é feito em 9,3s, enquanto no Creta esse percurso é feito em 11s. Na prática, porém, essa diferença é bem maior. O convívio com o Tracker passou mais segurança nas acelerações e retomadas, principalmente na estrada. O uso urbano também foi bem convidativo.
O consumo foi outro ponto em que o Chevrolet se sai melhor. O teste com ele foi na gasolina e, batendo com os dados oficiais do Creta N-Line (o testamos no etanol), a vantagem segue. A média mista cidade/estrada foi de 11,7 km/l. No circuito rodoviário, chegamos a marcar 17 km/l, enquanto no urbano, anotamos pouco mais de 10 km/l. Segundo a Hyundai, o Creta N-Line faz médias de 12 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com gasolina.
- Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
- Hyunday Creta: 1 ponto
4. Conectividade
Assim como aconteceu com o duelo entre as versões topo de gama de Tracker e Creta, a vantagem vai por muito pouco para o SUV da GM. Por mais que a central multimídia do Creta N-Line seja maior e até mais rápida, fica devendo com a ausência do 4G nativo e do espelhamento sem fio para celulares.
Os módulos Hyundai Bluelink e Chevrolet OnStar são equivalentes e deixam a coisa equilibrada, assim como a qualidade de som.
- Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
- Hyundai Creta N-Line: 2 pontos
3. Segurança
Outro item de bastante equilíbrio entre o Creta N-Line e o Tracker RS. Diferente do que aconteceu nas versões topo de gama dos SUVs, desta vez não há empate e o Hyundai se sai melhor por muito pouco. Ambos estão munidos do alerta de colisão frontal e da frenagem automática de emergência, porém o SUV sul-coreano agrega mais itens que ajudam na condução e evitam acidentes. São eles:
- Alerta de colisão traseiro com frenagem/
- Câmeras de ponto cego com alerta de tráfego cruzado;
- Câmera 360º para manobras;
- Alerta de saída de faixa com correção ativa;
- Centralizador de faixa
O Tracker RS é feito com base no Tracker LTZ, ou seja, mantêm itens como os já citados, além dos seis airbags (também presentes no Creta) e do alerta de ponto cego. Mas perde, por exemplo, o assistente de estacionamento semiautônomo.
- Hyundai Creta N-Line: 3 pontos
- Chevrolet Tracker RS: 2 pontos
2. Custo-Benefício
Há um certo equilíbrio entre o Hyundai Creta N-Line e o Chevrolet Tracker RS quando pensamos em equipamentos e em todos os outros requisitos, mas a diferença de preço entre eles pode ser determinante para a escolha. Na data de edição desse comparativo, o modelo sul-coreano é encontrado por R$ 171.590, enquanto o modelo da GM custa bem menos: R$ 159.750. Será que é para tanto?
- Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
- Hyundai Creta N-Line: 2 pontos
1. Esportividade
Nenhum dos dois SUVs são esportivos, de fato, mas o Chevrolet Tracker RS consegue passar mais esportividade do que o Hyundai Creta N-Line. Explicamos.
Por mais que o Creta tenha ajustes um pouco mais sutis para melhorar a dirigibilidade, tornando-a um pouco mais firme, o Tracker já tem isso por natureza, mesmo sem modificações especiais para a essa versão. Isso sem falar no desempenho, muito melhor no SUV da GM.
Em termos de design, ambos conseguem chamar atenção pelo apelo esportivo. O que determina esse feeling aqui é mesmo o uso.
- Chevrolet Tracker RS: 3 pontos
- Hyundai Creta N-Line: 2 pontos
Chevrolet Tracker RS x Hyundai Creta N-Line: Qual o melhor SUV esportivado?
- Chevrolet Tracker RS: 19 pontos
- Hyundai Creta N-Line: 17 pontos
A pontuação sugere que o Chevrolet Tracker RS venceu o Hyundai Creta N-Line no comparativo, mas precisamos fazer ponderações. Questões como design, que foi o que, basicamente, desempatou a disputa, são muito pessoais e, para o gosto de outras pessoas, o Creta pode ser mais atraente do que o Tracker.
Entretanto, temos que ressaltar a qualidade dos dois produtos e como eles podem te conquistar cada um a seu modo. O Creta, com mais espaço e equipamentos, e o Tracker com mais desempenho e conectividade.