Review Mitsubishi Eclipse Cross 2023 | Um estranho no ninho
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Desde 2018 no mercado brasileiro, o Mitsubishi Eclipse Cross é um SUV médio dos mais completos à disposição, porém que passa quase que despercebido neste que é um dos segmentos mais disputados do país. Apesar de seus predicados, foram apenas 426 emplacamentos no último mês de setembro, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
- 5 motivos para NÃO comprar o Mitsubishi Eclipse Cross 2023
- 5 motivos para COMPRAR o Mitsubishi Eclipse Cross 2023
O que se explica esse baixo número de vendas de um carro tão bom? Bem, no começo, um dos motivos era o design, que foi completamente modificado na linha 2023. Mas a estratégia da própria montadora, que não tem tanta capilaridade e prefere diversificar seu line up e atingir um público com maior poder aquisitivo e de fidelidade da marca pode explicar um pouco isso.
O Mitsubishi Eclipse Cross 2023 está longe de ser perfeito, é verdade, mas é uma ótima alternativa para quem quer fugir um pouco do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, líderes absolutos entre os SUVs médios. Com bom porte, desempenho e pacote tecnológico, ele tem diferenciais importantes que podem te conquistar, mas também alguns detalhes que explicam a preferência por outros modelos mais convencionais.
O Canaltech passou um tempinho com a versão HPE-S S-AWC, ano/modelo 2023, e vai te contar como foi a experiência.
Conectividade e Segurança
A Mitsubishi chama o Eclipse Cross 2023 de “o SUV tecnológico”. Pois bem, isso não é exagero. A menos na versão topo de gama, o carro pode, sim, ser chamado de um carro com apelo tecnológico, já que é muito bem equipado, principalmente quando consideramos seus itens de segurança e assistentes de condução.
Mas, antes de falarmos disso, vamos diretamente para a polêmica dessa seção: a central multimídia. Seria errado dizer que a central multimídia da JBL instalada no Eclipse Cross 2023 é ruim. Ela tem uma boa resolução e tudo o que precisamos para o uso diário, com espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay, além de um sistema de som de alto nível, como era de se esperar de uma JBL. O problema, porém, está no que se espera de um carro desse nível e o que ele entrega nesse aspecto.
A tela tem apenas 7 polegadas, não há espelhamento sem fio e os conectores USB estão posicionados em uma região muito próxima ao câmbio, extremamente desconfortável. A interface, por sua vez, é pouco intuitiva e chegou a travar durante o nosso uso.
Uma feature interessante que ela proporciona é o roteamento de internet com o celular, para utilizarmos aplicativos nativamente por sua tela, como o Waze. Mas não há uma loja de apps bem estruturada, então, essa função ficou meio sem propósito. A Mitsubishi precisa modificar isso urgentemente.
Já no campo da segurança e das assistências ao motorista, tudo é bem melhor. Na versão HPE-S S-AWC, o Eclipse Cross 2023 vem, de série, com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e farol alto automático.
Além disso, outros mimos chamaram atenção durante o uso do carro, como o head up display, que compensou um pouco o fato do cluster principal ter aparência mais antiga, e o extremamente útil “break assist”, que se mostrou eficaz em nossos testes. Esse recurso ajuda o motorista em algumas frenagens, com uma forcinha a mais no pedal.
Na versão topo de gama, o Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é dos mais completos SUVs médios. Ele ainda conta com controles de estabilidade e tração, distribuição eletrônica de frenagem, seis airbags, sistema rise para absorção de impactos e sistema de prevenção de aceleração involuntária.
Conforto e Experiência de Uso
Além de tecnológico, o Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é um SUV muito confortável, seja por seu espaço interno, seja por seu acerto de suspensão. Esses, aliás, são seus grandes méritos, indiscutivelmente.
Apesar de ser um SUV médio, suas medidas são bem maiores do que a referência nessa categoria, o Jeep Compass. São 4,54m de comprimento e distância entre-eixos de 2,67m, contra 4,40m e 2,63m do líder do mercado. Isso se reflete em um ótimo espaço interno e um excelente porta-malas de 473 litros, embora, na prática, até pareça ter mais.
Já a suspensão é independente nas quatro rodas e funciona muito bem em conformidade com o sistema de tração integral S-AWC. A Mitsubishi é conhecida por seus carros com enorme capacidade off-road, mas o Eclipse Cross tem essência urbana. Mesmo assim, a tecnologia se faz presente e ajuda a superar a buraqueira de nossas ruas sem problemas.
Para levar tudo isso em um SUV de 1.603kg, a Mitsubishi usou um velho conhecido. O motor 1.6 turbo a gasolina de 165cv e 25,5 kgf/m de torque, acoplado a um câmbio do tipo CVT que simula oito marchas. O desempenho não é emocionante, mas é mais do que suficiente, sobretudo na cidade, onde ele se mostrou mais eficiente. Na estrada, sentimos falta de vigor, principalmente em retomadas.
O consumo não é dos melhores, ainda mais por ser um SUV abastecido somente com gasolina. Nossas médias foram de 8,5 km/l na cidade, enquanto na estrada beiramos os 10 km/l. Não que uma versão flex fosse melhorar essas médias, mas um motor mais moderno, talvez, ajudasse — ou quem sabe uma variante híbrida para bater de frente com o Corolla Cross.
Bem equipado para o conforto
Em sua versão topo de gama, o Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é bem equipado com itens de conforto e conveniência. Ele vem com ar-condicionado digital e dual zone, chave presencial, retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento dos retrovisores, aquecimento dos bancos dianteiros, ajuste elétrico do banco do motorista, sensor crepuscular, sensor de chuva, freio de mão eletrônico e sistema auto-hold.
Design e Acabamento
Na versão 2023, o Mitsubishi Eclipse Cross mudou para melhor quando pensamos em design, mas o acabamento segue abaixo dos concorrentes e da categoria dos SUVs médios de modo geral.
A alteração mais proeminente no SUV ficou na traseira, que agora não tem mais aquele desenho repartido que lembrava modelos como o Toyota Prius. Agora há uma certa harmonia no conjunto e a dianteira foi mais alinhada com o que a montadora pratica em alguns modelos de sua linha atual. O conjunto óptico é inteiramente em LED.
O interior, apesar de bem construído, não há o requinte esperado para um carro que ultrapassa os R$ 240 mil. Por mais que haja bancos de couro e material emborrachado no painel, tudo parece rústico demais. A proposta do carro exigiria um pouco mais de capricho.
Concorrentes
Os principais concorrentes do Mitsubishi Eclipse Cross são as versões topo de linha de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, que custam na faixa dos R$ 220 mil. Podemos incluir nessa, modelos como Peugeot 3008, Caoa Chery Tiggo 7 Pro e até Hyundai New Tucson, que saem por cerca de R$ 200 mil.
Mitsubishi Eclipse Cross 2023: Vale a pena?
A Mitsubishi sabe fazer SUVs e a proposta do Mitsubushi Eclipse Cross 2023, de ser uma opção mais urbana do que off-road dentro da marca, foi bem atendida e é um carro que, sim, vale a pena. Ele tem um bom porte, é extremamente confortável, robusto e atende perfeitamente no dia a dia, principalmente por ser, também, bem equipado do ponto de vista tecnológico.
O alto preço, a baixa capilaridade da rede Mitsubishi e rivais com mais poderio mercadológico tornam sua compra algo realmente para quem aprecia a montadora
O Mitsubushi Eclipse Cross 2023 HPE-S S-AWC pode ser encontrado em todo o Brasil por R$ 245.861, mas existem versões do SUV a partir de R$ 197.307.