Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Felipe Ribeiro/Canaltech
Lançado em 2016, a segunda geração do Jeep Compass é um sucesso absoluto no Brasil. Na esteira do que fez o irmão Jeep Renegade, o SUV médio é um produto bem equilibrado, dotado de muita tecnologia e extremamente competitivo, muito em função de sua vasta gama de versões e preços.
Em 2021, a Stellantis fez uma grande atualização no modelo e deu ao Jeep Compass o que ele precisava para seguir liderando sem ser tão incomodado por Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross: novo motor, melhorias no acabamento e incremento do pacote tecnológico.
Mesmo sem ser perfeito, o SUV médio da Jeep tem qualidades suficientes para seguir liderando o mercado por muito tempo, mesmo com rivais bem pensados e até com algumas vantagens em uma comparação direta.
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
O Jeep Compass 2022 é o SUV médio mais completo em termos de tecnologia e segurança. O automóvel traz o que há de melhor no segmento quando pensamos em assistentes de condução ao motorista e infotenimento, além de ser o único a ter internet 4G a bordo de maneira nativa.
Para começar, precisamos destacar a excelente central multimídia uConnect de 10,25 polegadas, com alta resolução, interface intuitiva e muita velocidade nos comandos. Além disso, há GPS nativo da TomTom com atualização em tempo real e sistema de som assinado pela Beats, que é um show à parte.
Tudo isso é complementado pela ótima internet 4G nativa fornecida pela TIM, que proporciona economia dos dados do celular quando conectamos o Android Auto ou o Apple CarPlay. O espelhamento, no Compass, é sem fio.
Já no campo da segurança e assistência ao motorista, o Jeep Compass 2022 também se destaca, sobretudo nas versões Limited e S. Ambas são equipadas com os seguintes itens:
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres
Sensor de ponto cego
Alerta de saída de faixa com correção ativa
Alerta de tráfego cruzado em manobras
Park assist com auxílio de baliza e vagas de shopping
Leitor de placa de trânsito
Sensor de fadiga
Além disso, também há o pacote Adventure Intelligence, que fornece ao motorista uma gama de serviços e comodidades remotas por meio do celular, como partida do motor, climatização, delimitação de perímetro, modo vallet, diário de bordo e monitoramento do carro em tempo real — além do serviço de concierge 24 horas.
Completam os itens de segurança seis airbags, controles de estabilidade e tração, função auto-hold, freio de estacionamento eletrônico, retrovisor interno eletrocrômico, vetorização de torque, assistente de partida em rampa, sistema ISOFIX, frenagem automática pós-colisão e distribuição eletrônica da frenagem.
Continua após a publicidade
Conforto e experiência de uso
O ponto em que o Jeep Compass mais melhorou foi no desempenho e na experiência de uso. Isso foi possível graças ao novo motor do grupo Stellantis, o 1.3 GSE Turbo, que entrega 185cv e 27,5 kgf/m de torque no etanol. Quando equipado com esse propulsor, o SUV se torna muito ágil e extremamente agradável de guiar.
O powertrain é sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas, que tem trocas imperceptíveis e ajuda no desempenho do carro. No consumo, por sua vez, mesmo sem ser extremamente econômico, os números são superiores ao modelo antigo com o motor 2.0, rendendo 6,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol.
Continua após a publicidade
A suspensão, independente nas quatro rodas, foi ajustada para privilegiar o conforto e não uma condução mais dinâmica. Mesmo assim, o Compass é extremamente agradável de guiar e passa para a cabine muito pouco dos impactos provocados por nossas ruas esburacadas.
A sensação de conforto é reforçada pelo bom espaço interno, digno de um SUV médio. São 2,63m de entre-eixos e, mesmo sendo o que tem as menores medidas em comparação aos rivais diretos, não faz feio e abriga bem quatro adultos e uma criança.
De modo geral, o Compass manteve a receita de sucesso da versão anterior e ficou ainda melhor com o motor turbo, que deu ao carro muito mais agilidade e diversão. O 0 a 100 km/h foi feito em apenas 9,2 segundos em nossos testes, sempre com o modo “Sport” ativado. Na cidade, a irritação com o desempenho “fraco” do 2.0 ficou no passado e, na estrada, contamos com mais vigor para ultrapassagens e uma viagem mais tranquila e sem sustos.
Continua após a publicidade
Os itens de conforto do Jeep Compass 2022 trazem o sensor crepuscular, sensor de chuva, ar-condicionado digital e dual zone, rebatimento elétrico dos retrovisores, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas com sensor de presença, conjunto óptico full LED, carregamento de celular por indução e teto solar panorâmico.
E a versão Diesel?
O Jeep Compass Trailhawk 2022 mantém as valências da versão anterior, como o ótimo motor 2.0 turbodiesel de 170cv e 35,8 kgf/m de torque, somado às tecnologias e conforto da versão flex. Seu diferencial, porém, é ter mais força em baixas rotações e uma maior aptidão para o off-road.
O Jeep Compass melhorou muito com o novo motor 1.3 turbo. Ficou muito ágil e divertido de guiar!
— Felipe Ribeiro
Continua após a publicidade
Design e acabamento
Parte do sucesso do Jeep Compass 2022 se dá por conta do design. É um carro realmente muito bonito e que traz a sofisticação de um SUV Jeep verdadeiro, mesmo que sem o apelo do off-road como faz o Renegade, fazendo com que ele se aproxime mais do Grand Cherokee.
Na versão 2022, as mudanças foram bem sutis e todas na parte dianteira, com um novo conjunto óptico, que agora é em LED, e um afilamento maior da grade frontal, que deixou o carro mais agressivo.
Continua após a publicidade
No interior, o painel, que já era bem acabado, ficou ainda mais luxuoso e com ar mais premium, graças ao uso de material sensível ao toque e detalhes cromados que dão sofisticação ao modelo. O console central também foi modificado e está mais útil, com maior oferta de porta-copos.
O Jeep Compass 2022 é um dos carros mais equilibrados e completos do Brasil — não apenas entre os SUVs médios. Com bom porte, motor competente, muita tecnologia, acabamento refinado e design atraente, ele tem tudo para seguir dominando seu segmento.
O Jeep Compass 2022 pode ser encontrado em todo o Brasil por preços que variam de R$ 162 mil a R$ 234 mil.
Continua após a publicidade
No Canaltech, o Jeep Compass 2022, em suas versões Limited, S e Trailhawk foi avaliado graças às unidades gentilmente cedidas pelo grupo Stellantis