Conheça a história do Prêmio Canaltech e os destaques de edições anteriores
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller | •

O Prêmio Canaltech é um dos eventos mais prestigiados do cenário de tecnologia no Brasil, e chega em sua 8ª edição com muitas histórias para contar. A premiação já existe desde o ano de 2017 e, por isso, já serve como referência sobre a evolução do mercado tech no país.
- Prêmio Canaltech 8ª edição | Conheça as indicadas a Marcas Mais Desejadas
- Prêmio Canaltech 8ª edição | Conheça os concorrentes em Produtos
Confira abaixo o breve histórico e curiosidades sobre as edições do Prêmio Canaltech:
1ª edição aconteceu em 2017
A primeira edição do Prêmio Canaltech ocorreu em 2017, com a intenção de mostrar os maiores destaques e dar voz ao consumidor. Para isso, foi feita votação online pelos internautas, consolidando o objetivo de colocar o público no centro da premiação, desde o início.
Contudo, também foi realizada a votação por parte do júri técnico, composto por especialistas do mercado de tecnologia. A princípio, o prêmio era mais voltado para a parte de produtos, especificamente entre celulares e dispositivos vestíveis.
Destaques do Prêmio Canaltech 2017
- A Samsung teve domínio e ganhou grande parte dos prêmios, incluindo de Smartphone do Ano com o Galaxy Note 8;
- A Apple levou o prêmio de melhor UI móvel pelo júri técnico, com o iOS. Na votação popular, a empresa ganhou como Marca de Smartphone Mais Desejada, e Marca de Laptop Mais Desejada;
- A ASUS levou na categoria de Smartphone com Melhor Autonomia, com o Zenfone 3 Zoom.
2ª edição teve 35 categorias
No ano seguinte, o Canaltech reuniu 35 categorias diferentes para a premiação. Elas incluíram votações de marcas mais desejadas, além de reunir segmentos como o de Games e TI, entre outras.
Foram 21 pessoas selecionadas para participar do júri técnico, incluindo analistas que acompanham o mercado. Colaboradores e jornalistas do Canaltech também fizeram parte do Prêmio, que teve mais de 648 mil votos contabilizados, considerando todo o público.
Destaques do Prêmio Canaltech 2018
- Foi o primeiro com a categoria de Melhor Smartwatch, e sagrou o Apple Watch Series 4 como campeão;
- A Samsung permaneceu com o Smartphone do Ano, com o Galaxy Note 9, que ganhou tanto na votação técnica quanto popular;
- A Motorola venceu na categoria de Smartphone com Melhor Custo Benefício, com o Moto G6 Plus.
3º Prêmio Canaltech foi o primeiro com evento presencial
Consolidando a expansão do Prêmio Canaltech, a terceira edição foi a primeira a ter entrega das premiações de forma presencial. O evento foi feito no Cubo Itaú, em São Paulo, e teve participação de mais de 1.450 pessoas, incluindo jurados, imprensa e concorrentes.
O evento teve atrações como o grupo de humor Embrulha para Viagem para deixar a premiação mais leve, além de ativações e até mesmo um salão de exposição para os smartphones top de linha.
Destaques do Prêmio Canaltech 2019
- Teve a primeira premiação da Xiaomi, já que o Redmi Note 7 ganhou como Melhor Celular Custo Benefício em votação técnica e popular;
- Foi também a primeira aparição dos celulares dobráveis, com a vitória do Motorola Razr como Smartphone Mais Inovador para o júri técnico;
- A edição marcou a inauguração da categoria de Melhor Assistente de Voz, com vitórias da Alexa (votação técnica) e Google Assistente (votação popular).
4º Prêmio Canaltech sagrou Apple com Melhor Smartphone
Em 2020, o evento voltou para o ambiente virtual, por conta da pandemia de COVID-19. Mesmo assim, isso não abalou a expansão do Prêmio Canaltech, com a participação de mais de 150 mil pessoas na votação.
O ano também marcou a primeira ação de gamificação para o público: quem acertasse o maior número de concorrentes vencedores levaria um PlayStation 5 para casa.
Destaques do Prêmio Canaltech 2020
- Pela primeira vez, a Samsung foi destronada na votação de Melhor Smartphone. Dessa vez, quem ganhou foi a Apple, com o iPhone 12 Pro;
- A empresa também levou com o Melhor Smartwatch, já que o Apple Watch Series 6 venceu no júri técnico e popular;
- Por outro lado, a Samsung levou ambos os prêmios (técnico e popular) com a linha Galaxy Z Fold 2, como smartphone mais inovador.
5º Prêmio Canaltech marcou a chegada das categorias de Hardware
Em 2021, a premiação continuou sendo feita de forma online por conta da pandemia. Por isso, foi feita uma grande live em parceria com o TikTok e o espaço de eventos Floripa Square, para divulgar concorrentes e vencedores das 64 categorias.
Mais uma vez, houve a gamificação do público, com prêmios como uma TV e um console para quem acertasse o maior número de vencedores em menos tempo. No total, foram mais de 146 mil votantes únicos, e 4,5 milhões de votos.
Destaques do Prêmio Canaltech 2021
- Foi o primeiro com diversas novas categorias de Hardware, incluindo Melhor Plataforma Mobile, Melhor CPU (Para Games e Custo Benefício) e Melhor GPU (Para Games e Custo Benefício);
- O prêmio de Smartphone do Ano foi vencido por dois celulares diferentes: o iPhone 13 Pro ganhou entre os jurados técnicos, enquanto o Galaxy S21 Ultra venceu na votação popular;
- A Samsung retomou o título de Smartphone com Melhor Custo Benefício, em que o Galaxy S20 FE ganhou no júri especializado e popular.
6ª edição marcou retorno à premiação presencial
Com uma temática de viagem ao espaço, o 6º Prêmio Canaltech voltou a entregar os prêmios em um evento presencial. O evento ocorreu na sede do Magazine Luiza, incluindo espaços instagramáveis para convidados.
No total, a premiação teve 148 mil votantes, e 4,2 milhões de votos contabilizados para eleger os melhores em 58 categorias. Quem participou ainda concorreu a prêmios como um PlayStation 5 e uma Smart TV de 60 polegadas
Destaques do Prêmio Canaltech 2022
- A Samsung voltou a ganhar os dois prêmios (técnico e popular) de Smartphone do Ano, com o Galaxy S22 Ultra;
- O Apple Watch Ultra, relógio com vocação resistente, foi o Melhor Wearable;
- A Alexa venceu o título de Melhor Assistente de Voz em ambas as categorias pelo terceiro ano seguido.
7ª edição teve quase 90 marcas participantes
A sétima edição do Prêmio teve a participação de quase 90 marcas diferentes, concorrendo em 40 categorias distintas. No total, o júri técnico contou com 90 pessoas, entre especialistas do mercado, e membros da redação do Canaltech.
Entre as novidades para a edição estavam a chegada de três novas categorias: Marca Mais Admirada de Tecnologia, Melhor Influenciador Gamer e Laptop Gamer mais Vendido. Pela segunda vez seguida, a entrega dos prêmios ocorreu na Arena Magalu.
Destaques do Prêmio Canaltech 2023
- A Claro levou o prêmio de Melhor Operadora Móvel pelo quinto ano seguido;
- O Galaxy A54 ganhou como Smartphone com Melhor Custo Benefício;
- Genshin Impact ganhou como Melhor Jogo para Smartphone pelo segundo ano consecutivo, no júri técnico.
Novas histórias estão prestes a ser escritas com a 8ª edição do Prêmio Canaltech. A votação popular já se encerrou, e agora resta aguardar os resultados, que serão divulgados em evento no dia 20 de fevereiro, em São Paulo (SP).
Leia mais
- Prêmio Canaltech | Saiba tudo sobre a 8ª edição
- Prêmio Canaltech 8ª edição | Conheça as indicadas em Serviços
- Quais são os critérios do júri técnico no Prêmio Canaltech?