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Spotify apresenta biblioteca remodelada para facilitar localização de conteúdos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2021 às 13h25

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Haithem Ferdi/Unsplash
Haithem Ferdi/Unsplash
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Maior serviço de streaming de música do mundo, o Spotify deve mexer novamente na sua guia de biblioteca para torná-la mais fácil de navegar. O serviço trará filtros dinâmicos, nova visualização em grade e a capacidade de fixar conteúdos preferidos.

Os novos filtros permitem visualizar o conteúdo por álbum, artista, lista de reprodução ou podcast. Os usuários Premium poderão optar por exibir apenas o conteúdo baixado, o que não tinha destaque até então — a única forma era procurando um a um pelo ícone ao lado do nome das músicas ou playlists. Essa é uma novidade bacana para quem gosta de se programar com antecedência para ouvir seus conteúdos favoritos em locais onde não pega sinal de internet.

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Será possível fixar até quatro itens para serem destacados no começo da biblioteca: listas de reprodução, álbuns ou programas de podcasts para aparecer no topo do app. Para isso, basta arrastar o dedo para a direita e o ícone verde do alfinete vai surgir para confirmar a ação. Hoje esses "destaques" já aparecem, mas apenas na home e são definidos pelo próprio Spotify com base nas suas últimas reproduções.

Por fim, outra adição é a exibição no formato de grade, com os ícones maiores e destacados, ou em lista organizada por ordem alfabética, reproduzido ou adicionado recentemente ou pelo nome dos criadores. Fica a seu critério selecionar a forma mais agradável para navegar pelo seu conteúdo.

A última grande atualização da biblioteca do Spotify ocorreu em 2019 e afetou apenas os assinantes do serviço pago. A nova reformulação tornará a experiência mais fácil para todos, o que é muito bem vindo neste atual momento em que os serviços de streaming estão em alta.

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A expectativa é que as novidades cheguem para todos usuários do app no Android e iOS na próxima semana. Alguns usuários Premium, contudo, já estão tendo acesso aos recursos.

Mudanças para não ficar para trás

Líder no segmento, o Spotify tem investido em aprimoramentos para não ser superado pelos concorrentes. Com o avanço dos chat de voz, impulsionado pelo Clubhouse, muitas empresas voltaram a atenção para o streaming de áudio. A companhia anunciou o lançamento de um serviço de assinatura de podcasts para competir com a novidade da Apple. Também foi criada uma área específica de destaques para os principais podcasts do mundo.

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No fim do mês passado, a plataforma reformulou a página inicial e começou a trazer novos recursos, como sugestões personalizadas de conteúdo e ênfase no histórico de reprodução. Um dos principais aprimoramentos foi a melhoria da opção “Tocados recentemente”, na qual, a partir de um ícone, os usuários podem acessar um histórico do que ouviram nos últimos três meses, incluindo listas de reprodução, álbuns e podcasts.

No começo da semana, foi anunciado aumento de até 30% no preço do serviço em várias partes do mundo, o que inclui o Brasil. A partir do dia 30 de abril, novos assinantes do plano individual, duo, universitário e familiar deverão arcar com o novo valor, enquanto clientes antigos serão afetados somente na cobrança de julho.

Hoje, o serviço divulgou números impressionantes: já são 356 milhões de usuários ativos. Em balanço publicado com os resultados financeiros, a empresa anunciou ter alcançado a receita de US$ 2,5 bilhões no trimestre, em aumento de 16% no comparativo anual. Mesmo assim, o Spotify está no centro ed uma polêmica após ser acusado de repassar valores ínfimos para artistas e produtores de conteúdo, menos da metade do que o concorrente da Apple.

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O que você achou das novidades na biblioteca do Spotify? Foram boas adições ou algo que não vai mudar sua experiência de curtir suas músicas e podcasts favoritos? Deixe a sua opinião no campo de comentários.