Spotify apresenta biblioteca remodelada para facilitar localização de conteúdos
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2021 às 13h25
Maior serviço de streaming de música do mundo, o Spotify deve mexer novamente na sua guia de biblioteca para torná-la mais fácil de navegar. O serviço trará filtros dinâmicos, nova visualização em grade e a capacidade de fixar conteúdos preferidos.
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Os novos filtros permitem visualizar o conteúdo por álbum, artista, lista de reprodução ou podcast. Os usuários Premium poderão optar por exibir apenas o conteúdo baixado, o que não tinha destaque até então — a única forma era procurando um a um pelo ícone ao lado do nome das músicas ou playlists. Essa é uma novidade bacana para quem gosta de se programar com antecedência para ouvir seus conteúdos favoritos em locais onde não pega sinal de internet.
Será possível fixar até quatro itens para serem destacados no começo da biblioteca: listas de reprodução, álbuns ou programas de podcasts para aparecer no topo do app. Para isso, basta arrastar o dedo para a direita e o ícone verde do alfinete vai surgir para confirmar a ação. Hoje esses "destaques" já aparecem, mas apenas na home e são definidos pelo próprio Spotify com base nas suas últimas reproduções.
Por fim, outra adição é a exibição no formato de grade, com os ícones maiores e destacados, ou em lista organizada por ordem alfabética, reproduzido ou adicionado recentemente ou pelo nome dos criadores. Fica a seu critério selecionar a forma mais agradável para navegar pelo seu conteúdo.
A última grande atualização da biblioteca do Spotify ocorreu em 2019 e afetou apenas os assinantes do serviço pago. A nova reformulação tornará a experiência mais fácil para todos, o que é muito bem vindo neste atual momento em que os serviços de streaming estão em alta.
A expectativa é que as novidades cheguem para todos usuários do app no Android e iOS na próxima semana. Alguns usuários Premium, contudo, já estão tendo acesso aos recursos.
Mudanças para não ficar para trás
Líder no segmento, o Spotify tem investido em aprimoramentos para não ser superado pelos concorrentes. Com o avanço dos chat de voz, impulsionado pelo Clubhouse, muitas empresas voltaram a atenção para o streaming de áudio. A companhia anunciou o lançamento de um serviço de assinatura de podcasts para competir com a novidade da Apple. Também foi criada uma área específica de destaques para os principais podcasts do mundo.
No fim do mês passado, a plataforma reformulou a página inicial e começou a trazer novos recursos, como sugestões personalizadas de conteúdo e ênfase no histórico de reprodução. Um dos principais aprimoramentos foi a melhoria da opção “Tocados recentemente”, na qual, a partir de um ícone, os usuários podem acessar um histórico do que ouviram nos últimos três meses, incluindo listas de reprodução, álbuns e podcasts.
No começo da semana, foi anunciado aumento de até 30% no preço do serviço em várias partes do mundo, o que inclui o Brasil. A partir do dia 30 de abril, novos assinantes do plano individual, duo, universitário e familiar deverão arcar com o novo valor, enquanto clientes antigos serão afetados somente na cobrança de julho.
Hoje, o serviço divulgou números impressionantes: já são 356 milhões de usuários ativos. Em balanço publicado com os resultados financeiros, a empresa anunciou ter alcançado a receita de US$ 2,5 bilhões no trimestre, em aumento de 16% no comparativo anual. Mesmo assim, o Spotify está no centro ed uma polêmica após ser acusado de repassar valores ínfimos para artistas e produtores de conteúdo, menos da metade do que o concorrente da Apple.
O que você achou das novidades na biblioteca do Spotify? Foram boas adições ou algo que não vai mudar sua experiência de curtir suas músicas e podcasts favoritos? Deixe a sua opinião no campo de comentários.