LineageOS: o que é e quais celulares têm suporte para esse "Android alternativo"
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Devido à sua disposição em código aberto, o Android pode ser concebido em inúmeras distribuições personalizadas — e muitas delas são gratuitas para quem quiser baixar e instalar. O Canaltech mostrou que há alternativas além do Android e iOS que vêm instalado nos aparelhos direto da caixa, sendo o LineageOS um dos mais famosos. Porém, o que ele é exatamente?
- Indo além de Android e iOS: conheça 10 sistemas operacionais mobile alternativos
- Windows, Linux ou macOS? Qual o melhor sistema operacional para você?
- 10 sistemas operacionais esquecidos pelo tempo
“Um sistema operacional de código aberto gratuito para vários dispositivos, baseados na plataforma Android”, descreve a página oficial. Os mais ligados em tecnologia devem conhecer essa Custom ROM como uma opção viável para dar uma sobrevida a aparelhos abandonados pelas próprias fabricantes, mas ele não está restrito a esse único uso.
O LineageOS é, assim como a One UI (Samsung) e a MIUI (Xiaomi) uma distribuição Android, mas construído sob a colaboração de programadores. A ROM é sucessora espiritual do clássico CyanogenMod, sistema alternativo também baseado no robozinho. O projeto anterior, abandonado por problemas de gestão na antiga equipe, foi reformulado em 2016 para ser majoritariamente composto pela contribuição da comunidade e até hoje o LineageOS continua firme e fornece frequentemente atualizações para celulares compatíveis.
Em 2021, pot exemplo, a distribuição alcançou a versão 18.1. A atualização levou o Android 11, lançado em 2020, para mais de 60 modelos de celulares e tablets.
LineageOS: um Android puro com vantagens
Celulares com LineageOS aproveitam os serviços do Google Play Services como qualquer outro aparelho, portanto as plataformas e aplicativos da Gigante das Pesquisas são compatíveis ele. Por outro lado, não há nenhum vestígio de fabricantes ou operadoras telefônicas no SO alternativo, então pode-se dizer que ele é mais limpo que as soluções mais populares.
As aplicações nativas dele se restringem ao básico, como o AudioFX (equalizador de som), calculadora, calendário, relógio;, contatos; discador e gerenciador de arquivos. Em personalização, o LineageOS não fica muito para trás de outros sistemas: há o modo escuro e as cores de destaque podem ser escolhidas tanto manualmente quanto extraídas automaticamente a partir do papel de parede (o que pode lembrar um pouco o Android 12).
Em termos de segurança e privacidade, o LineageOS se destaca. A distância entre o projeto colaborativo e a gigante Google permite que ele tenha seus os próprios métodos de proteção para o usuário. Pacotes de correção de segurança são enviados mensalmente para os dispositivos compatíveis, o que já é melhor que várias grandes fabricantes de smartphones.
Nesse sentido, a longevidade também é um dos pontos mais importantes. Como citado anteriormente, o LineageOS pode dar uma sobrevida para modelos antigos e fornecer atualizações que as próprias fabricantes não estão interessadas em desenvolver. Aparelhos deixados somente com a promessa de uma ou duas atualizações têm acesso a recursos mais recentes do Android e pacotes de segurança por vários anos com a ROM customizada.
Como baixar o LineageOS
Embora pareça vantajoso para casos de uso específicos, instalar o LineageOS não é tarefa fácil. É preciso ter um bom nível de conhecimento em informática, um computador para acompanhar o processo e conhecer fundamentos de como o celular se comporta diante da instalação de um sistema operacional. Por isso, não é recomendado que você faça isso em seu celular principal sem estudar o assunto profundamente.
Pela página oficial do LineageOS dá para baixar tanto o sistema operacional quanto os pacotes adicionais necessários para implementar um recurso ou outro no aparelho. Não é necessário qualquer cadastro, inclusive.
Todos os downloads são totalmente gratuitos e é de bom tom estar com o celular carregado independente de estar recebendo carga via cabo USB. Além disso, o processo deve demorar e, se você não se atentar, arquivos pessoais podem acabar ficando para trás. Por isso, é bom fazer um backup de tudo que for importante antes de iniciar o processo.
Outro aviso fundamental é que esse processo pode violar os termos da garantia da loja e da fabricante. A instalação de uma ROM customizada pode resultar em danos permanentes ou na total inutilização do aparelho. É bom ter isso em mente antes de decidir migrar para o LineageOS.
Quais celulares são compatíveis com o LineageOS?
A lista de aparelhos compatíveis com o LineageOS é extensa e inclui modelos de fabricantes não conhecidas no Brasil e unidades oficialmente descontinuadas. Pensando nisso, o CT filtrou a lista com as marcas mais populares no país. Se você tem interesse em experimentar o sistema, confira se o seu celular/tablet aparece na seleção:
Asus
- ROG Phone 2
- Zenfone 2
- Zenfone 3
- Zenfone 5z
- Zenfone 6
- Zenfone Max M2
- Zenfone Max Pro M1
- Zenfone Max Pro M2
- ZenPad 8.0
Motorola
- Edge
- Moto E5 Plus
- Moto G5/G5S
- Moto G6
- Moto G7 e Moto G7 Play/Plus/Power
- Moto One Power
- Moto X
- Moto Z2 e Moto Z2 Play/Power
- Moto Z3 Play
LG
- G Pad 7.0
- G Pad 8.0/8.3
- G5
- K10
- V20
- Optimus L70
Nokia
Samsung
- Galaxy A3
- Galaxy A5
- Galaxy A7
- Galaxy J7
- Galaxy Note 8
- Galaxy Note 9
- Galaxy S7/S7 Edge
- Galaxy S9/S9+
- Galaxy Tab S
- Galaxy Tab S2
- Galaxy Tab S5e
- Galaxy Tab S6 Lite
Sony
- Xperia 10/10 Plus
- Xperia Tablet Z2
- Xperia XA2 e XA2 Plus/Ultra
- Xperia XZ2/XZ2 Compact
- Xperia XZ3
- Xperia Z3/Z3 Compact
Xiaomi
Redmi
A lista de compatibilidade completa e atualizada pode ser acessada na página oficial do LineageOS.
Você deve instalar o LineageOS no seu celular?
Na imensa maioria dos cenários, não. Aprofundar-se na personalização de um aparelho não é uma tarefa simples como a instalação de um aplicativo. Demanda tempo, conhecimento e muita atenção, portanto está longe de ser acessível.
Entretanto, se a tarefa está ao seu alcance, é bom pensar bem antes de partir para a instalação. Se for para fins de pura curiosidade e em um aparelho esquecido em casa, tudo bem, pouco mal fará experimentar coisas novas e entender como acontece o processo de customização de ROM. No entanto, essa pura vontade não deve ser levada em consideração se a integridade do seu smartphone principal estiver em jogo.
Neste caso, se você tiver conhecimento técnico suficiente e um aparelho sem atualizações por parte da fabricante, considerar a instalação pode ser uma boa ideia. Lembrei: faça senhor por sua conta e risco.