Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TCL exibe nova TV Mini LED em 1º quiosque com futuros produtos para o Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Outubro de 2021 às 06h30

Divulgação/TCL
Divulgação/TCL
TCL
Tudo sobre TCL
Continua após a publicidade

A TCL anunciou em evento realizado na última sexta-feira (1) diversas novidades para o mercado brasileiro. Além de sua primeira TV QLED com iluminação em Mini LED a chegar por aqui, a companhia foi a primeira a anunciar produtos no país com o novo Google TV, e pretende expandir sua linha de smartphones de maneira significativa, trazendo, por exemplo, o recente TCL 20 Pro 5G, atual flagship da marca.

Para celebrar os lançamentos e mostrar ao público algumas das novidades que pretende lançar no Brasil, a gigante inaugurou nesta semana um quiosque no Morumbi Shopping, na cidade de São Paulo. O Canaltech foi convidado a conferir a atração, e traz para você os principais destaques.

Televisores com Google TV e expansão do Roku

As novas TVs da TCL são o principal destaque do quiosque, com uma área especial dedicada à C825, modelo mais premium da marca no país e primeira com tecnologia Mini LED a ser trazida para cá. O dispositivo chama a atenção não apenas pela qualidade de imagem, como também pelos recursos adicionais que oferece.

A tela mescla duas tecnologias de peso entre as TVs LCD do mercado: o QLED, que utiliza nanocristais para filtrar a luz de maneira mais eficiente e tornar as cores mais intensas, e o já citado Mini LED, uma das novidades mais recentes do mercado de televisores. O recurso substitui a iluminação LED tradicional, requerida para que as imagens sejam exibidas, pelos Mini LEDs, lâmpadas 4 vezes menores que permitem melhor controle da luz.

A TCL C825 é a primeira TV Mini LED da marca a chegar ao Brasil (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)
A TCL C825 é a primeira TV Mini LED da marca a chegar ao Brasil (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

Como resultado, esse tipo de display promete entregar pretos mais profundos, já que há um número maior de zonas de iluminação sendo controlados. Complementam a qualidade de imagem a resolução 4K e recursos como HDR no protocolo Dolby Vision IQ, que ajusta o brilho de acordo com o ambiente, bem como taxa de atualização de 120 Hz com quatro portas HDMI 2.1.

Continua após a publicidade

Outras novidades da C825 incluem o sistema Google TV, soundbar integrada de 60 W com Dolby Atmos e 2.1 canais desenvolvida em parceria com a Onkyo, que incorpora um subwoofer para graves na traseira do aparelho, conectividade Wi-Fi 6, comandos de voz à distância com microfones inseridos na própria TV e uma webcam removível com mecanismo físico de desativação para videochamadas com o Google Duo.

A empresa também exibiu os modelos C725 e P725, com Google TV, Dolby Vision e Dolby Atmos (Imagem: Divulgação/TCL)
A empresa também exibiu os modelos C725 e P725, com Google TV, Dolby Vision e Dolby Atmos (Imagem: Divulgação/TCL)

A empresa exibiu ainda os modelos C725 e P725, também equipados com painéis QLED, mas sem o sistema de iluminação avançada em Mini LED. A C725 é a mais robusta entre as duas, e visa oferecer alguns dos recursos premium da C825 a preços mais acessíveis. Há por aqui resolução 4K, HDR em Dolby Vision e HDR10+, além dos microfones para comandos de voz à distância.

O modelo oferece videochamadas com Google Duo, apesar de ser necessário adquirir uma webcam à parte, e há som assinado pela Onkyo, mas com apenas dois canais e 20 W de potência.

Continua após a publicidade

Mais modesta entre as novidades, a P725 compartilha algumas das características das irmãs mais encorpadas, incluindo tela QLED 4K com Dolby Vision e videochamadas com Google Duo, sem webcam integrada, enquanto elimina funções mais avançadas como a taxa de atualização de 120 Hz.

As TVs Semp retornam com Roku TV e preços mais acessíveis (Imagem: Divulgação/TCL)
As TVs Semp retornam com Roku TV e preços mais acessíveis (Imagem: Divulgação/TCL)

Por fim, a empresa exibe as novas TVs da marca Semp, todas equipadas com Roku TV. Segundo a TCL, a ideia é expandir o alcance do sistema operacional junto ao Google TV — modelos Semp sempre chegarão ao mercado com Roku TV, enquanto televisores TCL adotarão preferencialmente o sistema do Google. Ainda assim, há planos de lançar aparelhos com o selo TCL munidos do Roku TV.

Outro ponto interessante confirmado pela fabricante é que o Google TV chegará a aparelhos antigos, ainda que não haja uma data específica. A gigante destaca, no entanto, que não pretende forçar usuários dos modelos lançados no passado a comprarem os lançamentos para receberem as últimas novidades.

Continua após a publicidade

A TCL C825 chega ao mercado brasileiro no final de outubro, com preços convidativos que partem dos R$ 5.999. Os outros modelos da família QLED e a linha Semp com Roku TV também estreiam neste mês, com preços que partem dos R$ 1.849.

Estreia do TCL 20 Pro 5G e planos para acessórios e notebooks

Além das TVs, a TCL exibe no quiosque sua linha de smartphones para o público brasileiro. Entre os modelos exibidos, o destaque vai para o TCL 20 Pro 5G e o inédito TCL 20B, ambos previstos para estrear em novembro no Brasil. Mais potente dos dois, o TCL 20 Pro 5G é considerado o flagship da marca, celular mais importante da linha, ainda que não tenha processamento de topo de linha.

Flagship da marca, o TCL 20 Pro 5G chega ao Brasil com tela AMOLED, visual premium e câmera quádrupla de 48 MP (Imagem: Divulgação/TCL)
Flagship da marca, o TCL 20 Pro 5G chega ao Brasil com tela AMOLED, visual premium e câmera quádrupla de 48 MP (Imagem: Divulgação/TCL)
Continua após a publicidade

O dispositivo é equipado com chipset Snapdragon 750G, 6 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, junto a uma bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido de 18 W e sem fio de 15 W. Seus maiores destaques são a tela AMOLED de 6,67 polegadas Full HD+, que a empresa reforça superar rivais mais caros, o design em vidro curvado sem protuberância nas câmeras, além das próprias lentes, com conjunto quádruplo de 48 MP.

Inédito no mundo, o TCL 20B é uma das opções mais acessíveis da fabricante, e ainda teve poucos detalhes das especificações revelados. Sabe-se que o aparelho conta com chip octa-core, tela de 6,52 polegadas, câmeras com sensor principal de 50 MP e bateria de 4.000 mAh com carregamento rápido de 18 W. O modelo chega primeiro ao Brasil e mais alguns mercados.

Inédito, o básico TCL 20B estreia primeiro no Brasil (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)
Inédito, o básico TCL 20B estreia primeiro no Brasil (Imagem: Renan da Silva Dores/Canaltech)

A companhia revelou que também trará tablets de 7 e 8 polegadas ao país, e pretende divulgar mais detalhes no final deste mês. Além disso, a TCL deve entrar no mercado de notebooks ainda em 2021, e há planos de trazer os laptops ao Brasil em 2022, mas detalhes mais específicos sobre os aparelhos e datas de lançamento não foram revelados.

Continua após a publicidade

Fora isso, novos celulares 5G não revelados serão anunciados por aqui no início de 2022, tendo como foco o smartphone como a central da casa inteligente e conectada.

Futuro da linha branca e novidades para casa conectada

O último destaque exposto no quiosque é o novo ar-condicionado Elite Series A1 com 32.000 BTUs. Medindo 1,10 m de largura, o dispositivo é recomendado para cômodos de até 55 m² de área e traz recursos focados na economia e na qualidade do ar.

Além de ser equipado com um motor inverter, que otimiza o consumo de energia ao gerenciar o fluxo de ar de acordo com a temperatura do ambiente, o modelo integra Modo Eco, que equilibra a refrigeração e a temperatura ambiente para atingir o menor consumo possível, prometendo assim reduzir o gasto energético em até 75%, quando comparado a modelos tradicionais.

Continua após a publicidade
A TCL irá expandir sua linha branca e de itens de cada conectada no Brasil em 2022 (Imagem: Divulgação/TCL)
A TCL irá expandir sua linha branca e de itens de cada conectada no Brasil em 2022 (Imagem: Divulgação/TCL)

Outros destaques incluem filtro de íons de prata e carvão, que retém odores e reduz a presença de vírus e bactérias do ar, bem como esterilização do filtro com procedimento de lavagem e aquecimento.

A tecnologia de inverter será parte integrante dos novos produtos da linha branca da TCL, cuja estreia no Brasil está prevista para o segundo trimestre de 2022, entre maio e junho. A companhia focará primeiro nos dispositivos premium, lançando uma geladeira side by side, de portas duplas, e uma lavadora com função de secagem de 11 kg e consumo de água de 60 L, que a companhia alega ser metade do volume consumido por concorrentes.

A linha Elite Series A1 conta com processo de esterilização do filtro (Imagem: Divulgação/TCL)
A linha Elite Series A1 conta com processo de esterilização do filtro (Imagem: Divulgação/TCL)
Continua após a publicidade

Há ainda mais duas novidades — a primeira é um purificador de ar com design pensado para "interferir o mínimo possível" no ambiente, que inclui filtro similar ao de salas de cirurgia e promete eliminar 70% de poluentes, vírus e bactéria em uma hora de funcionamento através do processo de ionização. O aparelho reduz odores, traz sensores para detectar a qualidade do ar e é 100% conectado, sendo compatível com Google Assistente e Amazon Alexa.

A segunda é um aspirador robô configurável através do app TCL Home, que integra sensores de queda e obstáculos, além de também ser 100% conectado e integrado a Google Assistente e Amazon Alexa. Um recurso interessante é a inclusão de uma fita magnética na caixa, para que o usuário delimite o espaço pelo qual o dispositivo deve circular. Ambos, integrantes da linha de IoT da empresa, chegam no início de 2022, entre janeiro e fevereiro.

Quiosque foca na experiência do usuário

O quiosque da TCL foi aberto junto ao anúncio dos novos produtos, em 1º de outubro, e estará aberto à visitação até a próxima sexta-feira, 15 de outubro. Segundo a companhia, esse é o primeiro estande dedicado a exibir toda a linha de produtos da marca, tendo o objetivo de oferecer uma experiência completa dos dispositivos exibidos, destacando detalhes únicos que unidades físicas de varejistas por vezes acabam deixando de lado.

Continua após a publicidade
Visitantes que se cadastrarem no site da TCL recebem de brinde um ingresso para a Roda Gigante Brasil (Imagem: Divulgação/TCL)
Visitantes que se cadastrarem no site da TCL recebem de brinde um ingresso para a Roda Gigante Brasil (Imagem: Divulgação/TCL)

Além disso, aos visitantes que se cadastrarem no site da empresa, será oferecido um ingresso gratuito para a Roda Gigante Brasil, atração sediada no shopping que normalmente cobra R$ 40 pelo ingresso individual.