Google TV chega oficialmente ao Brasil

Google TV chega oficialmente ao Brasil

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2021 às 15h20
Divulgação/Google

O Google TV é o sistema operacional para televisores inteligentes que veio para entregar uma experiência aprimorada a ponto de rivalizar com o Tizen, da Samsung, e com o Web OS, da LG. Apontado como o sucessor da Android TV, o novo software chega ao Brasil integrado em modelos de televisores da TCL, previstos para desembarcar no mercado nacional em outubro.

Apesar de ter sido lançado no ano passado, o Google TV ainda dá os primeiros passos por essas bandas. O sistema oferece uma experiência bem simples para quem consome conteúdo digital, com uma pegada bem voltada para o streaming de filmes, séries, shows, podcasts e outros serviços de terceiros — há compatibilidade com Netflix, Amazon Prime e Spotify, por exemplo.

Tenha as melhores escolhas para você logo de cara, sem precisar abrir os aplicativos (Imagem: Divulgação/Google)

Um recurso bacana é a pesquisa integrada do Google, que permite localizar o conteúdo de sua preferência sem precisar procurar em cada app. O sistema separa automaticamente em categorias (comédia, drama, musical) e lista tudo lado a lado. A plataforma dá acesso a mais de 6.500 aplicativos, mais de 700 mil filmes e episódios de séries, tudo agrupado em tópicos baseados em seu interesse.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Mais do que uma mera interface, o sistema permite integrar a casa inteligente e comandar tudo direto pelo televisor ou pelo smartphone. Aliás, usar o teclado do telefone para digitar o nome do seu filme favorito é muito mais fácil e rápido do que usar os antiquados controles remotos de TVs. Se você achar melhor, basta dizer "Ok, Google" e comandar o aparelho com a sua voz, graças à integração com o Google Assistente.

Múltiplos perfis e integração

O Google TV oferece a oportunidade de cada pessoa da casa ter um perfil exclusivo para que as recomendações sejam direcionadas ao gosto individual. Assim, você poderá entrar na sua conta Google e desfrutar de tudo sob medida, enquanto sem interferir no que os demais familiares assistem — como é tudo integrado, o conteúdo consumido no celular ou em caixas de som inteligentes serão considerados.

Isso significa que você poderá começar a assistir um episódio de série no seu celular, continuar a vê-lo no desktop e finalizá-lo na TV. O aplicativo conta com integração à loja do Google para comprar ou alugar filmes e colocá-los em uma watchlist para ver depois.

Televisores da TCL são os primeiros com Google TV no Brasil (Imagem: Reprodução/TCL)

Segundo a companhia, as recomendações também consideram tendências locais de conteúdos em alta para oferecer sugestões de descobertas. Há filtros de conteúdos para crianças e a possibilidade de adicionar horários de uso: se o seu filho tentar ver fora do prazo estipulado, o sistema não carregará o conteúdo. 

Vale lembrar que a chegada do Google TV não marca o fim da Android TV: segundo o Google, quem já tem um aparelho nesse sistema continuará a usá-lo normalmente, inclusive com atualizações periódicas. A empresa promete uma atualização automática da interface antiga para a nova em alguns modelos de televisores, embora ainda sem data definida.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.