Publicidade

Google TV chega oficialmente ao Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Setembro de 2021 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google TV é o sistema operacional para televisores inteligentes que veio para entregar uma experiência aprimorada a ponto de rivalizar com o Tizen, da Samsung, e com o Web OS, da LG. Apontado como o sucessor da Android TV, o novo software chega ao Brasil integrado em modelos de televisores da TCL, previstos para desembarcar no mercado nacional em outubro.

Apesar de ter sido lançado no ano passado, o Google TV ainda dá os primeiros passos por essas bandas. O sistema oferece uma experiência bem simples para quem consome conteúdo digital, com uma pegada bem voltada para o streaming de filmes, séries, shows, podcasts e outros serviços de terceiros — há compatibilidade com Netflix, Amazon Prime e Spotify, por exemplo.

Continua após a publicidade

Um recurso bacana é a pesquisa integrada do Google, que permite localizar o conteúdo de sua preferência sem precisar procurar em cada app. O sistema separa automaticamente em categorias (comédia, drama, musical) e lista tudo lado a lado. A plataforma dá acesso a mais de 6.500 aplicativos, mais de 700 mil filmes e episódios de séries, tudo agrupado em tópicos baseados em seu interesse.

Mais do que uma mera interface, o sistema permite integrar a casa inteligente e comandar tudo direto pelo televisor ou pelo smartphone. Aliás, usar o teclado do telefone para digitar o nome do seu filme favorito é muito mais fácil e rápido do que usar os antiquados controles remotos de TVs. Se você achar melhor, basta dizer "Ok, Google" e comandar o aparelho com a sua voz, graças à integração com o Google Assistente.

Múltiplos perfis e integração

O Google TV oferece a oportunidade de cada pessoa da casa ter um perfil exclusivo para que as recomendações sejam direcionadas ao gosto individual. Assim, você poderá entrar na sua conta Google e desfrutar de tudo sob medida, enquanto sem interferir no que os demais familiares assistem — como é tudo integrado, o conteúdo consumido no celular ou em caixas de som inteligentes serão considerados.

Continua após a publicidade

Isso significa que você poderá começar a assistir um episódio de série no seu celular, continuar a vê-lo no desktop e finalizá-lo na TV. O aplicativo conta com integração à loja do Google para comprar ou alugar filmes e colocá-los em uma watchlist para ver depois.

Segundo a companhia, as recomendações também consideram tendências locais de conteúdos em alta para oferecer sugestões de descobertas. Há filtros de conteúdos para crianças e a possibilidade de adicionar horários de uso: se o seu filho tentar ver fora do prazo estipulado, o sistema não carregará o conteúdo. 

Vale lembrar que a chegada do Google TV não marca o fim da Android TV: segundo o Google, quem já tem um aparelho nesse sistema continuará a usá-lo normalmente, inclusive com atualizações periódicas. A empresa promete uma atualização automática da interface antiga para a nova em alguns modelos de televisores, embora ainda sem data definida.