SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade
Roku

Roku

Fundação

22 de outubro de 2002 em Los Gatos, Califórnia, Estados Unidos

A Roku é uma empresa fundada em 2002 nos Estados Unidos. Inicialmente, a companhia apostava nos reprodutores de mídia. No entanto, a sorte mudou a partir de 2007, quando seu fundador, Anthony Wood, se tornou vice-presidente da Netflix.

Devido à relação entre as empresas, a Roku assumiu o projeto de lançar um dispositivo dedicado ao streaming, que facilitava a reprodução da Netflix. A caixa, chamada de DVP N1000, poderia se conectar à televisão para facilitar a conexão em um momento em que a ideia de smart TV ainda não era tão popular.

Com o passar dos anos, a empresa se estabeleceu como um nome importante do mercado de streaming. Os dispositivos Roku se tornaram bastante populares nos Estados Unidos, e se tornaram internacionais.

Além das set top boxes, a empresa também tem o Roku Express, um pequeno dispositivo que se conecta diretamente à porta HDMI de uma TV e pode ser operado por controle remoto. A companhia também desenvolve o Roku OS, um sistema operacional para smart TVs, dispensando a necessidade de acessórios adicionais.

A empresa chegou ao Brasil em 2020, quando lançou a primeira Roku TV, produzida pela AOC com seu sistema operacional. Desde então, lançou mais televisores, em parcerias com mais fabricantes como a Philco, e aparelhos para streaming no país.

Apesar do nome, a empresa não tem nenhum vínculo com o Japão. O nome, que significa “seis” em japonês, foi escolhido para representar o fato de que esta foi a sexta empresa fundada por Anthony Wood.