Toyota prepara lançamento de picape para competir com a Fiat Toro
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 01 de Julho de 2022 às 11h42
A Toyota pode lançar uma picape monobloco para competir diretamente com modelos como Fiat Toro e Ford Maverick. Segundo o pessoal do Automotive News, que conversou com importantes executivos da montadora, a tendência é que isso aconteça em um ou dois anos, aproveitando a chegada da nova geração do RAV4, o SUV de maior sucesso da marca.
Para os japoneses, o fato de modelos como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz estarem fazendo um relativo sucesso nos Estados Unidos é motivo de alerta e os executivos começaram a aventar a possibilidade de desenvolver uma picape monobloco, ou seja, um SUV com caçamba, justamente como é a Fiat Toro, modelo mais vendido desse segmento por aqui.
Caso seja lançada, essa picape seria posicionada logo abaixo da Toyota Hilux e teria potencial para chegar em mercados como México e Brasil. A própria Hyundai cogita trazer a Santa Cruz para o nosso mercado, para também tentar competir com a Fiat Toro, missão que nem mesmo a Renault Oroch renovada tem conseguido.
Quando a nova picape da Toyota pode ser lançada?
Segundo Cooper Ericksen, vice-presidente de planejamento e estratégia de produtos da Toyota, a vindoura picape monobloco poderia ser lançada em dois anos, período que coincide com a chegada da nova geração do Toyota RAV4, SUV de maior sucesso da montadora e que tem porte semelhante a de uma caminhonete desse tipo.
A plataforma utilizada seria a TNGA-K, exatamente a mesma do SUV e apta a receber tecnologias de direção semiautônoma e eletrificação do motor. Vale lembrar que o RAV4 tem versões híbridas plug-in e convencionais, além de ser muito bem equipado em termos tecnológicos.
Aqui no Brasil, caso essa picape da Toyota também seja lançada, pode chegar em um mercado onde já poderemos ter várias opções. Por enquanto, a Fiat Toro lidera com folga o segmento que hoje é chamado de "intermediário", no duelo particular com a Renault Oroch e a recém-chegada (e muito mais cara) Ford Maverick.
Fonte: Automotive News