Publicidade

Preview Renault Oroch 2023 | Será que ele está pronto para encarar a Fiat Toro?

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Renault revelou oficialmente a Renault Oroch 2023, versão atualizada da sua picape intermediária. Além do novo nome, que agora perde o "Duster" (apesar de ainda ser derivada do SUV), a caminhonete recebeu um ótimo motor turboflex, um novo interior e mais equipamentos de conectividade.

Mas com tais mudanças e melhorias, será que a Oroch 2023 está em pé de igualdade com a Fiat Toro, ou será que seu foco será em tomar clientes das versões mais caras da Fiat Strada?

O Canaltech teve a oportunidade passar algumas horas com a Renault Oroch 2023 em sua versão topo de gama, a Outsider, única equipada com o propulsor turboflex de 170cv, e teve um gostinho do que está vindo aí.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Renault Oroch Outsider 2023: Primeiras Impressões

Antes de falarmos sobre as mudanças mecânicas e internas, é necessário ressaltar que a Oroch também teve melhorias sutis em seu design, todas elas inspiradas no Duster, que também ganhou um facelift recentemente — além do motor turbo.

Sua grade frontal tem mais elementos cromados e o pára-choque recebeu as luzes de neblina mais salientes, passando um ar mais off-road. A picape da Renault, porém, tem pneus de uso misto e não conta com tração nas quatro rodas, a primeira das desvantagens para a Fiat Toro se pensarmos em um comparativo direto entre os modelos mais completos de ambas.

Mesmo assim, segundo a montadora francesa, seus acertos de suspensão e rigidez torcional proporcionam aventuras comedidas em ambientes com terrenos mais complicados. Nos testes na região metropolitana de São Paulo, contudo, não chegamos nesses limites.

Mas, se quisermos mesmo ressaltar o que há de bom na Oroch, obviamente precisaremos falar de seu motor 1.3 turbo TCe de 170cv e 27,5 kgf/m de torque, que deu vida nova à picape e a colocou em um patamar próximo da rival italiana, que possui motor de litragem equivalente, mas com mais potência.

Continua após a publicidade

Por ser leve, a Oroch é ágil e bem agradável de ser guiada. Algo que impressionou foi o ótimo isolamento acústico da cabine, algo pouco comum em carros da Renault/Dacia. A direção, porém, é eletro-hidráulica, uma das maiores mancadas do carro nesse primeiro contato.

O interior, completamente reformado e mais parecido com o do SUV Duster, melhorou, mas segue simples demais quando pensamos em um carro de quase R$ 140 mil. Há, no entanto, itens que merecem destaque, como a central multimídia de 8 polegadas e espelhamento de celulares sem fio — além do carregador por indução.

Com testes mais completos, teremos uma maior noção de quem a Renault pretende atingir com a Oroch. A princípio, seriam clientes da Fiat Toro, sobretudo dos modelos de entrada, mas a diferença de requinte e porte são evidentes.

Continua após a publicidade

Renault Oroch Outsider 2023: O que esperar?

A Renault Oroch 2023 evoluiu, com certeza. Mas ainda não é possível dizer qual público ela pretende atingir: se o da Strada ou da Toro. Fato é que, com o motor turbo de 170cv, a vida com ela é mais ágil e divertida. Resta saber se isso vai bastar.

A Renault Oroch Outsider já pode ser comprada em todo o Brasil por R$ 137.100. Há, porém, versões com o motor 1.6 que custam R$ 105.800 (Pro) e R$ 111.300 (Intense).