Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota pode sofrer boicote nos Estados Unidos por ser contra a eletrificação

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Setembro de 2021 às 09h20

Matheus Argentoni/Canaltech
Matheus Argentoni/Canaltech
Toyota
Tudo sobre Toyota
Continua após a publicidade

A Toyota é conhecida por ser uma das montadoras pioneiras quando o assunto é automóveis eletrificados. O Prius, que já passou por testes aqui no Canaltech, foi o embrião do que hoje conhecemos como carros híbridos, pois consegue aliar perfeitamente os motores elétricos e a combustão em um produto extremamente competente e pouco poluente. Mas a gigante japonesa não enxerga que o caminho da indústria automotiva seja a eletrificação total.

Segundo o Electrek, a Toyota trabalha nos bastidores para impedir o avanço de leis de incentivo aos carros elétricos nos Estados Unidos. Ao saber disso, ambientalistas já iniciaram um processo de divulgação para um eventual boicote à montadora, que prefere trabalhar com modelos híbridos, sejam eles leves ou plug-in, ou até mesmo carros movidos a células de combustível — no caso, o hidrogênio, que também é zero emissão.

"O relógio climático está correndo e temos que começar a atingir os poluidores onde é importante — no dinheiro. Trabalhei em uma concessionária de veículos elétricos e posso dizer que esta é nossa melhor chance de mudança, ao lado da legislação federal. Os vendedores de carros detestam perder uma única venda e odeiam publicidade negativa. A Toyota merece [o boicote] tudo porque eles estão nos mantendo viciados em gasolina", disse Paul Scott, fundador do grupo de defesa de EVs Plug In America, ao Electrek.

Além do EVs Plug In America, outros 14 grupos assinaram um manifesto contra a Toyota. A montadora alega internamente que os esforços dos Estados Unidos estão mais em direção do agrado aos sindicatos do que propriamente à preocupação com a redução de emissões de poluentes. Se levarmos em conta que a empresa tem carros elétricos, híbridos e a hidrogênio em seu portfólio, faz sentido, mas atuar contra uma regulamentação de veículos 100% eletrificados pode soar mal no mercado.

O Prius foi o pioneiro da eletrificação automotiva (Imagem: Matheus Argentoni/Canaltech)
O Prius foi o pioneiro da eletrificação automotiva (Imagem: Matheus Argentoni/Canaltech)

Aqui no Brasil, a empresa adota uma estratégia diferente de outras montadoras. Atualmente, ela conta com quatro veículos eletrificados à venda, todos híbridos. São eles: Corolla Hybrid, Corolla Cross Hybrid, RAV4 Hybrid e o Prius, que está com sua comercialização suspensa até que a nova geração chegue. O detalhe desses automóveis é que, além de eletrificados, dois deles contam com a possibilidade de rodar com etanol, o que torna seu ciclo poluente o mais baixo da indústria.

De fato a Toyota não parece tão empolgada com a eletrificação quanto outras marcas, mas, com as sanções e ordens emitidas por governos nos Estados Unidos e Europa, a montadora não terá muita escolha. Vamos observar.

Continua após a publicidade

Fonte: Electrek