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5 motivos para comprar e 3 para fugir do GWM Ora 03 Skin

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O Ora 03 é o primeiro carro 100% elétrico da GWM lançado no Brasil. Ele chegou por aqui em duas versões — Skin e GT —, ambas dotadas do mesmo motor de 171 cv de potência, mas com baterias diferentes, refletindo diretamente na autonomia de cada um.

Depois de ter um rápido contato com a variante topo de linha do modelo, a reportagem do Canaltech passou um tempo mais longo de posse da Skin, versão de entrada do principal rival do BYD Dolphin.

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O Ora 03 Skin se mostrou um carro extremamente agradável, tanto em termos de design quanto no uso diário. Após uns dias ao volante do elétrico chinês, percebemos pontos altamente positivos, mas também pequenos detalhes que podem incomodar o consumidor mais exigente, o popular "cri-cri".

Dessa forma, listamos 5 motivos que podem te fazer comprar o GWM Ora 03 Skin e 3 que podem te fazer fugir do eficiente carro elétrico da montadora chinesa.

Vale ressaltar, claro, que os motivos para “fugir” não são defeitos propriamente ditos, mas pontos que poderiam ter sido mais bem trabalhados em um carro que custa R$ 150 mil.

5 motivos para comprar o GWM Ora 03 Skin

O GWM Ora 03 Skin tem vários motivos que podem chamar a atenção de quem está querendo comprar um carro elétrico. Separamos uma pequena lista com 5 deles para dar uma ideia do quanto o modelo é legal.

5. Design

O primeiro motivo para comprar o GWM Ora 03 Skin é, sem dúvida, o design. O visual do elétrico chinês mistura elementos de modelos da Porsche, do Mini Cooper e até do New Beetle (o Fusca da última geração) e, por mais estranho que isso possa soar, a combinação deu muito certo. Ah, e aqui vai uma curiosidade. Apesar de ser rotulado como hatch, o modelo tem o mesmo entre-eixos de um dos SUVs mais vendidos do Brasil: o Volkswagen T-Cross (2.650 mm).

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Mesmo quem torce o nariz em uma primeira olhada acaba se convencendo, momentos depois, de que o Ora 03 Skin é um belo carro. Os “olhos de gato” na dianteira (não à toa é chamado de Funky Cat na Europa) e as lanternas traseiras acopladas ao vidro dão a ele um estilo praticamente exclusivo, que chama a atenção, para o bem ou para o mal.

4. Eficiência e desempenho

Quem está no mercado em busca de um carro elétrico certamente se preocupa com a eficiência dele. Afinal, enquanto o Brasil não possuir uma infraestrutura adequada para recarga, quanto melhor for a eficiência, menores serão as preocupações do motorista, certo?

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O GWM Ora 03 Skin não é o carro elétrico mais eficiente do Brasil, segundo os dados mais recentes do Inmetro, mas está entre os 10 mais econômicos do segmento. O alcance do modelo equipado com baterias de 47,8 kWh, segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), é de 232 km por ciclo de carga.

Isso significa que o modelo chinês pode rodar o equivalente a 36,5 km/l na estrada e alcançar até impressionantes 42,4 km/l em perímetro urbano. A eficiência energética, medida em megajoules por quilômetro, é a 7ª melhor do mercado brasileiro: 0,51 MJ/km.

3. Desempenho

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A eficiência energética, porém, não faz com que o GWM Ora 03 Skin fique devendo em desempenho, outro ponto bastante importante na visão de quem procura por um carro elétrico. A versão de entrada conta com o mesmo motor de 171cv de potência e 25,4 kgf/m de torque da GT, topo de linha.

A combinação é boa o suficiente para fazer o carro chegar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos. Não é um número tão impressionante quanto o de um esportivo, mas, pela proposta do modelo chinês, está mais do que suficiente.

2. Para ligar, basta entrar

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Uma das coisas mais legais do GWM Ora 03, seja na versão Skin, seja na GT, está nos itens de tecnologia embarcados. Assim como no Haval H6, um dos que mais chamam a atenção é o recurso que identifica, diferencia, e mostra, em tempo real no painel de instrumentos, qual o tipo de veículo que está à sua frente ou ao seu lado — carros, motos, caminhões.

Além disso, há também um recurso muito bacana que é um avanço em relação aos carros que contam com partida sem chave. No elétrico chinês, não há botão “on-off” para ligar ou desligar o motor. Para ligar, basta destravar o carro pelo controle e, para desligar, o processo é inverso. Ao sair e trancar a porta, o motor para de funcionar.

1. Pós-venda premiada

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O quinto e último motivo que pode te fazer comprar o GWM Ora 03 Skin não está ligado ao carro em si, mas à marca chinesa, que é nova no Brasil. Mesmo com a confirmação de que terá fábrica própria por aqui em breve, um ponto ainda causa receio em alguns clientes: o pós-venda.

No entanto, se a vontade de comprar o carro estiver dependendo do feedback do Reclame Aqui, órgão especializado em compilar reclamações sobre todos os tipos de marcas e empresas, o cliente pode ficar tranquilo. A GWM Brasil conquistou, em 2023, o selo RA1000, oferecido pelo Reclame Aqui como reconhecimento pela excelência do atendimento e do relacionamento com os clientes da marca.

3 motivos para fugir do GWM Ora 03 Skin

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Se você ficou convencido com a lista de 5 motivos para comprar o GWM Ora 03 Skin e já consultou o saldo bancário para ver se banca os R$ 150 mil à vista ou faz um financiamento para levar o elétrico chinês para casa, é melhor esperar um pouquinho, pois, como tudo na vida, nem tudo são flores.

O modelo, como dissemos acima, tem alguns pontos que poderiam ser mais bem trabalhados e, em casos extremos, até por conta da variedade de ofertas do segmento no Brasil, podem te fazer fugir e desistir da compra.

3. Setas “chatas”

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O primeiro motivo para “fugir” do GWM Ora 03 Skin que detectei durante a minha experiência com o carro a serviço do Canaltech está ligado ao funcionamento da alavanca das setas sinalizadoras de direção.

Apesar de muita gente no trânsito ignorar a existência delas quando vai mudar de faixa ou fazer uma conversão — à direita ou à esquerda — (atitude passível de multa, aliás), a seta está lá para isso, mas, no GWM Ora 03 Skin, seu funcionamento chega a irritar.

A alavanca do elétrico chinês não conta com a posição central, útil quando o motorista precisa sinalizar uma mudança rápida de faixa. Por conta disso, ao dar um toque nela, para cima ou para baixo, ela ficará acionada até que um movimento completo do volante seja realizado (como ocorre em curvas ou conversões).

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E já vou avisando que não adianta nada dar um toquinho para o outro lado, pois ela acionará o pisca do lado oposto e também só irá parar se o volante for totalmente distorcido. Chato demais.

2. Luzes direcionais mal posicionadas

O segundo motivo que pode te fazer fugir do GWM Ora 03 Skin também está ligado de alguma forma às luzes sinalizadoras do carro. Apesar de o design com as lanternas traseiras acopladas ao vidro ter ficado muito interessante, faltou um detalhe para merecer a nota máxima.

As luzes direcionais, que indicam se o carro vai virar para a direita ou para a esquerda, ficam separadas, em uma posição inferior no para-choque. O local escolhido para abrigar as luzes não é o ideal, principalmente se o carro que estiver atrás não mantiver uma certa distância.

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Nesse caso, qualquer sinalização de mudança de faixa ou conversão simplesmente ficará “invisível” para o motorista desse carro e, em caso de desatenção, poderá acabar provocando uma colisão.

1. Ausência de estepe

O terceiro motivo que pode te levar a fugir do GWM Ora 03 Skin é algo que muitas outras marcas, até mesmo premium, já adotaram em certos modelos, mas, nem por isso, deixou de me incomodar: a ausência de um pneu estepe.

A montadora chinesa oferece, no lugar do quinto pneu, um kit reparo, que promete agilizar e facilitar a vida de quem, porventura, encontrar um prego ou uma pedra pelo caminho e acabar com o pneu furado.

O kit, porém, não resolverá o problema caso o estrago seja maior, algo bem comum por conta das ruas esburacadas que grande parte das cidades brasileiras apresenta, apesar de todo o dinheiro arrecadado com o IPVA.

Menos mal que, no caso do GWM Ora 03 Skin, encontrar um modelo de reposição não é uma tarefa difícil. Em contato com o Canaltech, a empresa informou, por meio de sua assessoria, que os pneus da linha ORA 03 estão disponíveis na rede de concessionárias da GWM no Brasil para qualquer cliente que necessitar da troca.

Além disso, de acordo com a marca, “pensando já no mercado de reposição independente, a GWM está em fase de desenvolvimento com pelo menos três grandes fabricantes locais, que também serão os fornecedores de pneus para os veículos que serão produzidos na fábrica de Iracemápolis”.

E aí: depois de ler nossas listas, você ficou mais decidido a comprar ou a fugir do GWM Ora 03 Skin? Comente conosco em nossas redes sociais.