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GWM Ora 03 Skin x BYD Dolphin | Qual é o melhor hatch elétrico chinês?

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Março de 2024 às 11h30

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

GWM Ora 03 Skin e BYD Dolphin costumam figurar entre os carros elétricos mais vendidos do mercado brasileiro desde que foram lançados. Os dois modelos têm em comum, além da origem chinesa, muitos outros pontos, além do fato de que, em breve, passarão a ter sua produção nacionalizada.

Enquanto não começam a ser fabricados em Iracemápolis, interior de São Paulo, e Camaçari, na Bahia, os carros da GWM e da BYD são constantemente comparados por quem está procurando entrar no segmento dos elétricos. Afinal, também fazem parte da lista dos mais baratos do Brasil.

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Tive a oportunidade de testar as versões de entrada dos modelos da GWM e da BYD e, a partir de agora, vou dar a resposta a uma pergunta que muitas pessoas têm feito: qual deles é o melhor hatch elétrico chinês?

Ora 03 Skin ou BYD Dolphin: qual é o melhor?

Para determinar qual o melhor hatch elétrico chinês, vamos analisar o GWM Ora 03 Skin e o BYD Dolphin em 5 aspectos diferentes: design/acabamento, desempenho/dirigibilidade, eficiência energética, pacote de equipamentos e custo-benefício.

O vencedor de cada quesito somará três pontos, e o perdedor somará dois. Em caso de empate, será somado um ponto para cada carro. Quem tiver o maior número de pontos ao final dos 5 “rounds” será considerado o melhor hatch elétrico chinês. Combinado?

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5. Design/Acabamento

O primeiro item da briga entre GWM Ora 03 Skin e BYD Dolphin para definir qual dos dois é o melhor hatch elétrico chinês está subdividido em dois que “falam” entre si: design e acabamento.

A briga é bem interessante e, como tudo na vida, depende, literalmente, do gosto de cada um. Pelo menos no que diz respeito ao visual externo dos dois concorrentes, que conseguem agradar a alguns e desagradar a outros.

O Dolphin tem um estilo bem diferente de qualquer outro modelo à venda no Brasil. O carro apresenta linhas robustas e, na versão testada por mim, detalhes em laranja tanto na dianteira quanto na traseira, empregando um ar esportivo ao modelo.

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O conjunto óptico, composto por LEDs tanto nos faróis dianteiros quanto nas luzes diurnas (DRLs), é ainda mais chamativo na parte traseira do Dolphin. As lanternas são unidas por uma faixa luminosa que forma uma espécie de onda e torna o visual do “golfinho elétrico” inconfundível.

Por dentro, o acabamento do Dolphin é de primeira qualidade, com textura agradável nos painéis e nas portas e um toque elegante nos bancos, que têm visual esportivo e tons em cinza, bege e laranja.

As saídas de ar, também com detalhes em laranja, combinam com o visual arrojado e jovem do Dolphin, e vão de encontro à principal proposta do hatch, que mira justamente nessa parcela de consumidores.

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E o Ora 03 Skin?

O Ora 03 Skin, por sua vez, tem no design externo uma de suas principais atrações. O visual do elétrico chinês mistura elementos de modelos da Porsche, do Mini Cooper e até do New Beetle (o Fusca da última geração) e, por mais estranho que isso possa soar, a combinação deu muito certo.

Mesmo quem torce o nariz em uma primeira olhada acaba se convencendo, momentos depois, de que o Ora 03 Skin é um belo carro. Os “olhos de gato” na dianteira (não à toa é chamado de Funky Cat na Europa) e as lanternas traseiras acopladas ao vidro dão a ele um estilo praticamente exclusivo, que chama a atenção, para o bem ou para o mal.

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Por dentro, o acabamento é nota 10, tanto pela excelente qualidade quanto pelo encaixe perfeito dos materiais, que são macios ao toque na parte superior do painel e das portas, e feitos de plástico rígido na parte inferior.

O que mais chamou a atenção, positivamente no meu caso, foi a opção da GWM de combinar a cor do interior dos acabamentos com a pintura da carroceria. Isso só vai incomodar os clientes que, porventura, gostem de tons mais sóbrios na cabine. Para ter um carro com bancos ou acabamentos pretos nas portas, a cor do carro também terá que ser a preta.

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  • Vencedor: GWM Ora 03 Skin (3 pontos)
  • 2º lugar: BYD Dolphin (2 pontos)

4. Desempenho/Dirigibilidade

O segundo quesito analisado na briga entre as versões de entrada do BYD Dolphin e do GWM Ora 03 para decidir qual o melhor hatch elétrico chinês também é dividido em dois que são interligados: desempenho e dirigibilidade.

Vamos começar pelo desempenho, pois bastam números para mostrar quem é o incontestável vencedor do round. O BYD Dolphin entrega, na versão mais básica, 95 cv de potência e 18,3 kgf/m de torque ao condutor. O Ora 03 Skin, por sua vez, oferece 171 cv e 25,4 kgf/m de torque.

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Embora ambos tenham mostrado que atendem bem à proposta para o qual foram projetados, o desempenho do modelo da GWM, com potência e torque superiores, é indiscutivelmente melhor que o representante da BYD.

A dirigibilidade é bastante agradável nos dois hatches elétricos. O Dolphin é bastante ágil e tem um comportamento dinâmico que surpreende. A suspensão é bem trabalhada para as ruas brasileiras, apesar de ter sido projetada para a China. O hatch é estável nas curvas e responde aos comandos do volante com extrema precisão e rapidez, tornando a condução sempre segura.

O Ora 03 Skin, por sua vez, está um degrau acima. A experiência a bordo do modelo da GWM foi ainda mais agradável do que a vivenciada no Dolphin, talvez pela estabilidade gerada pelas rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/50, incomuns para um hatch.

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A suspensão não é tão dura quanto a de um carro esportivo, mas é justamente esse ponto que torna o uso do Ora 03 Skin no dia-a-dia algo bastante confortável, independentemente das condições da via.

  • Vencedor: GWM Ora 03 Skin (3 pontos)
  • 2º lugar: BYD Dolphin (2 pontos)

3. Eficiência energética

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O terceiro item analisado no duelo entre o Ora 03 Skin e a versão de entrada do Dolphin para determinar, de uma vez por todas, qual o melhor hatch elétrico chinês, pode ser vista por dois prismas: pelos números oficiais aferidos pelo PBEV do Inmetro e, também, pelo que os carros mostraram na prática ao Canaltech.

Vamos começar pelas impressões colhidas ao volante dos modelos da GWM e da BYD. Apesar de ambos terem sido projetados para um uso majoritariamente urbano, tanto o Ora 03 Skin quanto o Dolphin se mostraram eficientes também quando precisaram encarar a estrada.

Os sistemas de frenagem regenerativa cumpriram muito bem suas funções, e deixaram em um nível mínimo a chamada “ansiedade de recarga”, muito comum em quem tem carros elétricos, independentemente da autonomia declarada pelo fabricante e do percentual de bateria exibido no painel de informações.

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Ao final da experiência com os concorrentes, posso cravar, sem medo, que tanto o BYD Dolphin quanto o GWM Ora 03 Skin são capazes de rodar além do número oficial estabelecido pelo Inmetro. Por conta disso, é justamente a aferição do órgão que determinará o vencedor desse round.

Segundo o PBEV, o GWM Ora 03 Skin tem 232 quilômetros de autonomia por carga, graças às baterias de 48 kWh. Ele é o 7º mais eficiente do Brasil, com consumo energético de 0,51 MJ/km. Isso significa que o hatch pode rodar, em média, 36,5 km/l na estrada e 42,4 km/l na cidade sem precisar recarregar.

O BYD Dolphin, por sua vez, é o carro elétrico mais eficiente do Brasil. O Inmetro apontou que ele oferece 291 quilômetros por ciclo de carga (apesar da bateria menor, de 44,9 kWh), com consumo energético de 0,42 MJ/km (quanto menor, melhor). Isso equivale a uma média de 43,5 km/l na estrada e absurdos 51,9 km/l na cidade.

  • Vencedor: BYD Dolphin (3 pontos)
  • 2º lugar: GWM Ora 03 Skin (2 pontos)

2. Pacote de equipamentos

Chegamos ao penúltimo quesito para definir quem leva a melhor entre o Ora 03 e o Dolphin em suas versões de entrada. O pacote de equipamentos engloba desde acessórios até assistentes à condução, e o modelo da GWM dá um baile no rival da BYD em ambos.

O Ora 03 Skin conta com 7 airbags, pacote de condução semiautônoma (ADAS) nível 2+, sistema que identifica o tipo de veículo que está à frente ou ao lado do carro e mostra em tempo real no painel de controle, alerta de ponto cego e muito mais.

A versão mais básica do BYD Dolphin, por sua vez, tem 6 airbags e alguns itens tecnológicos interessantes, como a central que gira ao toque de um botão, a assistente digital que responde a comandos básicos de voz, faz alertas de falta de cinto de segurança, mas peca em não oferecer itens comuns nos rivais, como assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego ou frenagem automática de emergência.

  • Vencedor: GWM Ora 03 Skin (3 pontos)
  • 2º lugar: BYD Dolphin (2 pontos)

1. Custo-benefício

Apesar de os preços do Ora 03 Skin e do Dolphin de entrada estarem separados por apenas R$ 200 — R$ 150 mil x R$ 149,8 mil —, o modelo da GWM, um pouco mais caro, tem um custo-benefício muito superior ao da BYD.

Enquanto o Ora 03 oferece recursos avançados de auxílio à condução, o Dolphin de entrada não conta sequer com alerta de ponto cego, algo que em breve poderá se tornar obrigatório por lei no Brasil.

Se levarmos em conta também o entre-eixos mais generoso (10 cm a mais) e a maior potência do motor, a vitória do hatch elétrico da GWM no round final se torna incontestável, mesmo com a autonomia por carga inferior em relação ao rival da BYD.

  • Vencedor: GWM Ora 03 Skin (3 pontos)
  • 2º lugar: BYD Dolphin (2 pontos)

Qual é o melhor elétrico chinês?

  • Vencedor: GWM Ora 03 Skin (14 pontos)
  • 2º lugar: BYD Dolphin (11 pontos)

Após analisar os 5 quesitos, alguns deles subdivididos, a conclusão é bastante clara: tanto o BYD Dolphin quanto o GWM Ora 03 Skin são excelentes opções para quem busca por um carro elétrico eficiente, confortável, com bom desempenho e ótima dirigibilidade.

As diferenças em motorização e, principalmente, no pacote de equipamentos e recursos voltados para segurança e auxíliio à condução, porém, colocam o Ora 03 Skin um degrau acima do rival.

A diferença de R$ 200 é irrisória, principalmente se o consumidor considerar que para ter o Dolphin com mais recursos precisará desembolsar R$ 30 mil — preço cobrado pela versão Plus —, que tem 204 cv de potência e pacote completo de acessórios e auxílio à condução. 

A decisão final, porém, é sua. Pese na balança tudo o que mostramos nesse comparativo e compartilhe com a gente quem ganhou: Ora 03 Skin ou Dolphin?