Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 ganha mais usuários que Windows 11 por motivo curioso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Março de 2023 às 17h05

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

O Windows 10 teve um grande aumento no total de usuários em fevereiro de 2023. O crescimento repentino chamou a atenção do mercado, principalmente porque a Microsoft incentiva constantemente a migração para o Windows 11.

Segundo a consultoria StatCounter, a versão ultrapassada do software está em mais de 70% das máquinas do mercado, bem à frente do Windows 11, lançado em 2021, que não chega a 20%. A fatia do Win 10 saltou de 68,86% para 73,25% entre janeiro e fevereiro deste ano, pico que deixa o sistema operacional no maior patamar já registrado desde junho de 2022.

Continua após a publicidade

O dado curioso está relacionado a uma ação recente da Microsoft: o fim do suporte aos Windows 7 e 8.1. Em vez de trocar o software antigo pela versão mais recente, muita gente preferiu ir para o Windows 10, talvez com medo de bugs ou incompatibilidades.

O Windows 7 caiu de 9,55% para apenas 5,39% em fevereiro, praticamente reduzindo pela metade o total de usuários. Já o Windows 8.1 teve uma queda de 2,28% para apenas 1,15% dos PCs.

Queda no Windows 7 e 8 eram esperadas

Este era um movimento esperado com o fim do suporte estendido oficial da Microsoft, em janeiro de 2023, o que obrigou muita gente a se atualizar. Mas não dá para negar o quão mal recebido foi o Windows 11, com o desconhecimento de parte da população e o temor de instalar o software, principalmente nas máquinas mais antigas.

Continua após a publicidade

O Windows 11 teve um singelo aumento na participação de mercado no mês passado: saiu de 18,12% e foi para 19,13%. O ganho foi muito menor que o Windows 10, o que certamente deve acender uma luz de alerta nos estrategistas da Microsoft.

Um dos maiores problemas durante o lançamento do SO mais novo da empresa foram os requisitos de hardware. No começo, somente conseguia rodar o Windows 11 quem tivesse PCs com suporte ao TMP 2.0. Depois, a companhia até aliviou nas exigências, mas ainda lembra as pessoas da falta de compatibilidade com uma mensagem na tela.

Computadores com o Windows 7 nativo foram provavelmente comprados entre 2009 e 2012, quando os requisitos de hardware eram muito menores. É difícil imaginar que empresas e até usuários comuns se arriscariam na execução de um software tão exigente em máquinas modestas.

O Windows 10 terá suporte garantido até outubro de 2025, logo quem migrou ainda deve permanecer por mais de dois anos estacionado. A situação pode se agravar se a Gigante de Redmond elevar as especificações para o Windows 12 para garantir a correta execução dos recursos de inteligência artificial.