Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 terá marca d'água permanente para PCs não compatíveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2022 às 17h26

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash

O Windows 11 alertará quando o computador não for compatível com o sistema operacional (SO) usando um alerta em forma de marca d’água no canto inferior direito da tela. Usuários de prévias do SO encontraram o novo aviso, acompanhado por uma notificação incluída no app Configurações.

Mesmo com o aviso, nenhuma função do sistema operacional é afetada e, diferente do alerta de falha na ativação do Windows, a marca d’água da vez só aparece na Área de Trabalho (não sobrepõe nenhuma janela, portanto). No menu de Configurações, o alerta aponta que “os requisitos mínimos do sistema não foram atendidos”.

Continua após a publicidade

Essa é a segunda vez em que são encontrados avisos no Windows 11 para informar a incompatibilidade. Na semana passada, outro alerta semelhante foi encontrado nas Configurações, mas o recado informava que atualizações poderiam não mais chegar ao computador.

Por não interferir no funcionamento do PC, o alerta é somente um empecilho visual — pode incomodar, mas não é lá um grande obstáculo. Contudo, por se tratar de uma versão de testes, talvez a Microsoft esteja construindo mecanismos mais incisivos e que convençam o usuário a trocar de sistema operacional.

Gambiarra resolve (por enquanto)

Continua após a publicidade

Se trocar de SO ou ignorar o alerta não forem opções, dá para tirar a marca d’água completamente por meio truques no registro. Para isso, o usuário precisa:

  1. Abrir o Editor de Registro
  2. Navegar até a seção HKEY_CURRENT_USERControl PanelUnsupportedHardwareNotificationCache
  3. Alterar o valor do SV2 para “0”
  4. Reiniciar o computador

Por se tratar de uma gambiarra, porém, a solução pode não ser duradoura — e vale sempre o alerta de que aplicar essa dica fica por sua conta e risco. Assim como fez com o truque que permitia instalar o Windows 11 Home sem precisar de internet, a Microsoft pode implementar uma solução que impossibilite as soluções alternativas.

Não dá para cravar quando o alerta será liberado para mais usuários, mas ele faz parte da Build 22557 — a mesma que introduz melhorias para o app Seu Telefone e incrementa a experiência geral com o SO.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest