Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barra de Tarefas do Windows 11 terá atalho para finalizar tarefas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Fevereiro de 2023 às 18h05

Link copiado!

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06

A Build 25300 do Windows 11 foi lançada na última quarta-feira (15) e teve como destaque um atalho na Barra de Tarefas para finalizar processos em execução no sistema. A atualização também trouxe novos modelos de layouts de encaixe da Área de Trabalho e suporte a mais idiomas nas legendas ao vivo do sistema operacional.

A opção introduzida fica no menu de contexto dos aplicativos, aquele aberto com o clique do botão direito do mouse. Basta escolher o app em execução, clicar e escolher a opção "Finalizar tarefa". Na versão antiga do Windows, só haviam as opções de fechar a janela ou desafixar o ícone da barra.

Continua após a publicidade

O recurso vale tanto para apps em execução quanto para aqueles travados. É certamente um caminho mais curto que usar a velha combinação de teclas Ctrl + Alt + Del, acessar o Gerenciador de Tarefas e localizar o processo desejado.

O Windows 11 já tinha um "miniatalho" que permitia abrir o gerenciador de tarefas especificamente para um programa, mas ainda não pulava a etapa de procurar pelo processo a ser fechado. Agora, tudo deve ficar muito mais rápido e objetivo, liberando espaço na memória e processamento imediato para o computador.

Outras novidades do Windows 11

Como já mencionado, a versão atualizada do Windows 11 adicionou mais idiomas no recurso de legendas ao vivo, lançado no pacotão do ano passado. Essa novidade permite a conversão automática de sons em texto, ideal para pessoas com deficiência auditiva ou para quem não tem uma caixa de som/fone de ouvido disponível.

Continua após a publicidade

As legendas do Windows 11 só tinham suporte ao inglês dos Estados Unidos. Agora é possível usá-la também para o português (Brasil), espanhol, inglês (de outros países), chinês (simplificado e tradicional), francês, alemão, italiano e japonês.

A Microsoft também está testando designs diferentes para layouts de encaixe, como novas maneiras de abrir o recurso e otimizações visuais. Um teste recente exibe o ícone da janela do aplicativo e um título descritivo no respectivo layout.

As sugestões de layout de encaixe também começaram a aparecer mais rapidamente quando o usuário passa o mouse no local por alguns segundos. O layout de encaixe possibilita organizar melhor a tela de trabalho para quem precisa lidar com múltiplos programas abertos em simultâneo. Dá para visualizar tudo de maneira simplificada, assim você consegue deixar o navegador, o WhatsApp e um editor de texto rodando em uma tela única.

Continua após a publicidade

Quando chegam as novidades do Win 11?

A Build 25300 do Windows 11 ainda está em fase de testes no programa Insiders. Não há previsão de quando as novidades chegarão na versão estável do sistema operacional.

Nesta semana, um desenvolvedor visualizou um recurso para permitir o controle de luzes RGB diretamente pelo Windows 11. A ferramenta integrada possibilitaria a gestão otimizada da iluminação colorida presente na maioria dos PCs gamers da atualidade.